WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
O Jalapão em setembro é a oportunidade perfeita para conhecer o local ainda na alta estação e aproveitar a região com mais exclusividade, já que setembro não é um mês tipicamente de férias escolares.
Apesar de o Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, ser um destino bastante procurado pelos visitantes do Brasil e do mundo durante o ano inteiro, a verdade é que a depender da época você pode ter uma experiência totalmente diferente lá.
Nos meses de maio e agosto, por exemplo, há uma grande possibilidade de testemunhar uma chuva de meteoros. Já no mês de janeiro, as chuvas de trovoada é que se fazem presentes.
Por isso, na hora de planejar a sua viagem é importante conhecer quais são as condições climáticas, a fim de saber o que esperar durante a viagem.
Assim, fica mais fácil escolher as atrações de forma estratégica, para evitar transtornos.
Então, vamos descobrir tudo sobre o clima do Jalapão no mês de setembro, bem como as melhores atrações para esse período do ano!
Resumo das Atrações
Serra do Espírito Santo
Consultar PreçoCachoeira da Velha
Consultar PreçoFervedouro do Rio Sono
Consultar Preço
Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão
- Todos os passeios
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Como é o clima do Jalapão em setembro?
No Jalapão, você pode esperar calor durante o ano inteiro. Afinal, estamos falando do Tocantins, não é mesmo?
No entanto, existem dois períodos que dividem a estadia na região: a estação chuvosa, de outubro a abril, e a estação seca, de maio a setembro.
Cada um desses períodos possui características diferentes, que podem interferir diretamente na sua viagem.
Mas não é só isso: apesar de serem divididos em duas estações de seis meses, a cada mês também é possível encontrar algumas diferenças na temperatura ou na sensação térmica, por exemplo.
Então, vamos entender um pouco como são as condições climáticas no Jalapão para descobrir se setembro é a melhor época para você.
Estação Chuvosa
Como já havíamos adiantado, o período de chuvas no Jalapão vai de outubro a abril, e corresponde à baixa estação na região.
Aqui, o índice pluviométrico pode chegar até aos 250 mm por mês, com o auge em janeiro, mas as temperaturas continuam por volta dos 30 °C.
Apesar dos preços mais baixos, a maioria dos viajantes evita visitar o Jalapão durante essa época, já que as chuvas podem acabar atrapalhando algumas atrações.
Estação Seca
A época de seca, por outro lado, vai de maio a setembro e corresponde ao período de alta estação no Jalapão.
Durante a seca, a procura pela região é maior, já que os fervedouros e cachoeiras tendem a ficar com águas mais cristalinas e os riscos de a chuva aparecer são menores.
Com isso, os pacotes oferecidos pelas agências de viagens também ficam mais caros, então, se você estiver precisando economizar, a melhor época para você é a época de chuva.
Durante a seca, as temperaturas costumam ficar mais altas durante o dia, mas as noites são mais frias. Por isso, às vezes é preciso até colocar um casaco na mala.
Uma desvantagem de ir ao Jalapão nessa época é que as estradas, que já são ruins, podem ficar piores. Isso acontece porque, diante da ausência de chuva, a areia fica mais seca e fofa, aumentando o risco de atolar.
Para evitar esse tipo de situação, a melhor opção é contratar uma agência de viagens para fazer os passeios.
Além disso, em setembro, com o fim da época de seca e a proximidade do período de chuvas, a umidade já começa a aumentar um pouco e o índice pluviométrico pode chegar até os 30 mm.
Mas, não se preocupe: isso não vai atrapalhar a sua viagem, pois mesmo que acabe chovendo, costuma passar bem rápido. Além disso, o sol nunca deixa de marcar presença, então você pode acabar até vendo um arco-íris!
Então, agora é hora de conferir os melhores passeios para fazer no Jalapão no mês de setembro.
3 passeios para Fazer no Jalapão em setembro
Como já havíamos adiantado, os fervedouros e as cachoeiras são um ponto alto de ir ao Jalapão no mês de setembro, pois a água estará ainda mais cristalina.
Além disso, a chegada da primavera traz consigo um calor ainda mais intenso para o Jalapão, que faz com que os banhos se tornem ainda mais gostosos e refrescantes.
O aumento da umidade em relação aos meses anteriores contribui para a prática de atividades físicas, já que o ato de respirar se torna mais confortável, então você conseguirá fazer trilhas sem se cansar muito, por exemplo.
Por isso, o que não vai faltar são oportunidades de entrar em contato com a natureza, seja nas cachoeiras, nos fervedouros ou nas trilhas.
Agora, vamos conferir a lista com as atrações que você pode incluir no seu roteiro!
Serra do Espírito Santo
A trilha Serra do Espírito Santo é o programa perfeito para fazer em setembro. Isso porque o ar não está mais tão seco e as chances de chuva são mínimas.
De lá do alto, você ainda poderá apreciar paisagens belíssimas, desde as dunas do Jalapão até áreas de vegetação do Cerrado e a Lagoa dos Jacarés. Por isso, é um lugar que vale super a pena conhecer.
Cachoeira da Velha
A cachoeira da Velha é um verdadeiro espetáculo natural. Ela fica próxima à cidade de São Félix do Tocantins, no curso do Rio Novo.
Lá, apesar de não ser possível tomar banho em razão da força das águas, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um rafting na cachoeira, aumentando os níveis de aventura na sua viagem.
E, quando acabar o passeio, é só ir na prainha do Rio Novo para se refrescar e relaxar um pouco.
Fervedouro do Rio Sono
Está com calor? Então, o Fervedouro do Rio Sono é tudo o que você precisa!
Conhecido por ser um dos fervedouros com a água mais gelada do Jalapão, ele é perfeito para aliviar os efeitos do sol do Tocantins.
Sem falar que você não pode ir ao Jalapão sem incluir pelo menos um fervedouro no seu roteiro, não é mesmo?
Em setembro, você ainda encontrará o fervedouro com a água bem transparente e, no caso do Fervedouro do Rio Sono, a cor esverdeada ganha um tom ainda mais bonito.
E é claro que beleza não vai faltar nesse destino, afinal, estamos falando de uma piscina natural cercada por vegetação nativa, que muda de cor de acordo com o sol e ainda conta com um céu azul para completar o cenário. Ou seja: é um verdadeiro paraíso!
Ainda quer conhecer outros lugares? Então, confira o pôr do sol na Pedra Furada em Ponte Alta do Tocantins, o Campo de Colheita Capim Dourado na Comunidade Mumbuca e o Fervedouro Bela Vista.
Conclusão
Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?
Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.
Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.