Serra do Espírito Santo

Jalapão em Janeiro: Clima e 5 Atrações Para Curtir No Mês

Se você está pensando em conhecer o Jalapão em janeiro, precisa conferir este post!

Apesar de não ser considerada a melhor época para quem vai conhecer a região, é fato que o mês de janeiro é o típico mês de férias escolares, então a maioria das pessoas acaba programando a viagem para o período de folga.

Por isso, nós vamos contar um pouco sobre como é o clima do Jalapão no mês de janeiro e ainda indicar os principais passeios para incluir no seu roteiro.

Afinal, o clima pode impactar diretamente na experiência da sua viagem, seja tornando os passeios melhores, seja causando alguns transtornos.

Então, venha descobrir como é o Jalapão no mês de janeiro e as principais atrações para curtir nesse período.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Como é o Clima no Jalapão em Janeiro?

Assim como acontece em outras localidades, a exemplo da África do Sul e das Ilhas Virgens Britânicas, no geral, o clima do Jalapão é dividido em dois períodos, quais sejam: seco e chuvoso.

Estação Seca

Normalmente, a estação seca é considerada a melhor época para conhecer a região, e compreende os meses de maio a setembro.

Isso acontece porque, além de a época de seca ter a menor incidência de chuvas, a sensação térmica também é mais agradável, já que o calor diminui um pouco.

Estação Chuvosa

A estação chuvosa, por sua vez, vai de outubro a abril. Isso significa, basicamente, que em janeiro você estará visitando o Jalapão durante a estação de chuvas.

Nesse sentido, apesar de as temperaturas no Jalapão não variarem muito (mínima de 20 °C e máxima de 30 °C) em relação ao restante do ano, as chuvas são bastante frequentes e fortes em janeiro.

Durante esse mês, o índice pluviométrico pode chegar até a 225 mm, tamanha a intensidade das chuvas.

No entanto, como toda chuva de verão, as tempestades costumam passar rápido, então normalmente os passeios não ficam prejudicados.

Além disso, ir ao Jalapão no período de chuva pode ser um ponto positivo, pois o maior índice de umidade no ar torna a respiração mais confortável, o que será de grande ajuda na hora de fazer passeios que exijam mais preparo físico, como as trilhas, por exemplo.

Outro traço bastante característico do clima do Jalapão no mês de janeiro é que a água dos fervedouros e das cachoeiras tende a ficar mais quente, em razão da maior incidência do sol.

Por outro lado, as cachoeiras ficam mais cheias e com a queda de água mais forte, então nem sempre será possível tomar banho com segurança.

A vegetação tende a ficar mais verde e exuberante do que na época de seca, e as estradas são melhores para circular, pois o solo tende a ficar mais compacto.

No entanto, é preciso aguardar um pouco depois que parar de chover para pegar as estradas, pois também há o risco de ficar atolado, se as poças ainda estiverem formadas.

Por isso, a verdade é que existem vantagens e desvantagens em ir ao Jalapão no mês de janeiro, assim como qualquer outro destino turístico com características peculiares, tais como a Coreia do Sul, os Estados Federados da Micronésia, a Costa do Marfim ou as Ilhas Cocos, por exemplo.

Mas, ainda assim é possível aproveitar o Parque Estadual do Jalapão e tudo o que ele tem a oferecer.

Então, se você está planejando a sua viagem para ir ao Jalapão em janeiro, venha conferir as melhores atrações para esse período!

5 Passeios para Fazer no Jalapão em Janeiro

Agora que você já conhece as condições climáticas do Jalapão em janeiro, fica mais fácil escolher os passeios para incluir no seu roteiro de viagem, não é mesmo?

No geral, os fervedouros acabam se tornando uma boa opção em janeiro, pois é uma ótima forma de aliviar o calor do Jalapão e aproveitar os momentos de sol durante o dia.

Além disso, as cachoeiras podem não ser uma boa ideia, já que o curso de água fica mais forte nessa época, tornando o banho mais perigoso.

Nos fervedouros, você encontrará as piscinas naturais de sempre, com temperaturas ainda mais quentes, perfeitos para um banho relaxante.

A única desvantagem é que as águas não costumam ficar tão cristalinas quanto na época de seca, pois a chuva promove uma movimentação na piscina que acaba trazendo a areia para a superfície.

Além disso, como já havíamos adiantado, fazer trilhas pode ser uma boa ideia, desde que você tome os cuidados necessários. Então, vamos às nossas dicas!

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Já que estamos falando em fervedouros, o Fervedouro do Ceiça é um dos principais do Jalapão e com certeza não poderia ficar de fora do seu roteiro.

Isso porque, além de aproveitar o banho e a flutuação, você também verá a vegetação no local ainda mais bonita, com os pés de bananeira e buritis bastante vistosos.

Ele fica próximo à São Félix do Tocantins e você ainda pode aproveitar para conhecer a Comunidade Mumbuca, que é o próximo destino da nossa lista.

Comunidade Mumbuca

Comunidade Quilombola Mumbuca
Fonte: Raoni (Flickr)

A Comunidade Mumbuca é uma comunidade quilombola que vive do artesanato com o capim dourado.

A visita à comunidade é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da região, além de comprar algumas peças de artesanato para levar para casa.

E o melhor é que, se chover, você terá onde se proteger para esperar a chuva passar.

Fervedouro Encontro das Águas

Fervedouro Encontro das Águas
Fonte: Cristina Kazumi Teranishi (Flickr))

Lembra que havíamos mencionado que as chuvas podem deixar os fervedouros mais turvos? Pois bem, o Fervedouro Encontro das Águas tem a água turva em qualquer época do ano.

Isso se dá, basicamente, por conta da pressão do lençol freático no local, que é muito forte, o que faz com que a areia fique na superfície.

Por outro lado, é um ótimo fervedouro para flutuação, então é uma das atrações do Jalapão que você poderá aproveitar bastante em janeiro.

Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Outra atração que você pode incluir no seu roteiro é a trilha na Serra, principalmente para ver o nascer do sol.

Como já havíamos mencionado, fazer atividades físicas em janeiro é mais confortável.

Isso porque, apesar de fazer calor em qualquer época do ano, a umidade faz com que seja mais fácil respirar, ajudando muito na hora das trilhas.

No entanto, é importante ter um plano B para incluir no seu roteiro, pois, se estiver chovendo, não é seguro fazer a trilha. Afinal, você pode acabar escorregando em alguma pedra e sofrer um acidente.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

A Pedra Furada, em Ponte Alta do Tocantins, também é uma boa opção. Isso porque, se não estiver chovendo, você poderá apreciar um pôr do sol belíssimo.

Por outro lado, se o pôr do sol não vier, você pode observar outro fenômeno da natureza do alto: a chuva.

Além disso, é um local onde você pode ver de pertinho diversas espécies de animais, como as araras canindés.

Conclusão

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!