Cachoeira do Formiga

Jalapão em Fevereiro: Clima e 5 Atrações Para Curtir No Mês

Com o término das férias escolares, em janeiro, conhecer o Jalapão em fevereiro pode ser uma ótima ideia para quem quer fugir das atrações turísticas lotadas.

Afinal, mesmo que o mês de fevereiro não seja considerado a melhor época para conhecer o Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, existem algumas vantagens em aproveitar o Jalapão no período de baixa estação.

E a verdade é que cada período do ano no Jalapão possui suas particularidades, sendo possível testemunhar até uma chuva de meteoros, a depender da data da sua viagem.

Por isso, se você tem uma folga em fevereiro e está pensando em ir ao Jalapão, venha descobrir como é o clima nesse período, bem como as principais atrações da região para incluir no seu roteiro.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Como é o Clima no Jalapão em Fevereiro?

Apesar de não possuir muitas oscilações de temperatura, o Jalapão possui duas principais estações com características bem definidas: seca e chuvosa.

Estação Seca

A estação seca, que é também o período de alta estação, vai de maio a setembro.

Nesse período, as chuvas são menos frequentes e a sensação térmica mais agradável, já que estamos falando do outono e do inverno.

Por isso, o período seco é considerado a melhor época para conhecer o Jalapão, mas, em razão disso, os preços das agências de viagens também ficam mais altos, e a “densidade demográfica de turistas” é maior.

Estação Chuvosa

Já o período chuvoso alcança os meses de outubro a abril, e coincide com o período de baixa estação.

Por isso, se você está se planejando para ir ao Jalapão no mês de fevereiro, certamente vai enfrentar algumas chuvas.

Nesse sentido, apesar de o auge do período chuvoso no Jalapão ser em janeiro, fevereiro também conta com vários períodos de sol e chuva em um mesmo dia.

Isso significa, basicamente, que você pode sair do hotel com um dia ensolarado e o tempo mudar a qualquer momento.

Mas não se preocupe: as chuvas costumam passar rápido, então é só aguardar um pouco e continuar seu passeio.

Além disso, escolher de forma estratégica os pontos turísticos do Jalapão para visitar também é uma boa alternativa para que as chuvas não atrapalhem a sua viagem.

5 Passeios para Fazer no Jalapão em Fevereiro

Entre as principais vantagens de ir ao Jalapão no mês de fevereiro, podemos mencionar, principalmente, os custos mais baixos da viagem e a menor quantidade de viajantes, já que não é um mês típico de férias.

Já imaginou ter a experiência de conhecer um paraíso como o Jalapão só para você? E o melhor: com valores bem mais em conta! Sem dúvidas, seria uma viagem única, não é mesmo?

Além disso, as chuvas não são tão frequentes como em janeiro, então a chance de atrapalhar um passeio é menor.

As estradas, que são um dos principais problemas do Jalapão, também ficam em condições melhores, pois a chuva tende a compactar a terra. Mas, se chover, você precisará esperar a chuva passar, certo?

Nessa época, as cachoeiras são uma boa ideia, pois apesar de estarem mais cheias em decorrência da chuva de janeiro, as águas já não estarão mais com tanta força.

Além disso, tanto os fervedouros como as cachoeiras tendem a ficar com as temperaturas das águas mais altas, o que significa que o banho será ainda mais agradável.

A vegetação do Cerrado também tende a ficar mais cheia e bonita, já que a água da chuva cumpre um papel fundamental de renovação.

Por fim, fevereiro também é um mês ótimo para quem quer fazer as principais trilhas do Jalapão, pois a umidade do ar faz com que a prática de exercício físico seja mais confortável.

Além disso, com a menor incidência de chuva (em relação ao mês anterior), também se torna mais seguro encarar esse tipo de aventura.

Então, venha conferir alguns dos lugares que você pode conhecer no Jalapão em fevereiro!

Serra da Catedral

Serra da Catedral
Fonte: IngridLummy (TripAdvisor)

Apesar de o mirante da Serra do Espírito Santo ser um dos pontos turísticos mais famosos na região, a Catedral, que fica entre as cidades de Novo Acordo e São Félix do Tocantins, é um ótimo lugar para visitar em fevereiro.

Ela possui um formato parecido com a fachada de uma igreja, que deu origem ao seu nome, e atrai pessoas de todo o Brasil.

E o melhor é que, se estiver chovendo, você pode observar esse monumento natural de dentro do carro mesmo, ainda na estrada.

Por outro lado, se não estiver chovendo, você pode fazer a trilha até o topo e apreciar as paisagens do cerrado do alto.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

A Pedra Furada é um destino bastante comum para quem não gosta de perder um belo pôr do sol, pois a formação rochosa é palco de um verdadeiro espetáculo.

Lá, como a rocha possui diversos buracos, é possível ver o sol se pôr através desses portais, em um cenário belíssimo. Inclusive, você provavelmente já viu essa imagem em um cartão postal do Jalapão.

Se a chuva aparecer, você também não perderá o passeio. Isso porque é possível se abrigar na própria rocha, e lá você também pode ver algumas espécies de pássaros típicas da região, como as araras canindés e até as araras azuis.

E, como fica em Ponte Alta do Tocantins, esse é um destino que pode abrir ou fechar a sua viagem ao Jalapão com chave de ouro.

Comunidade Mumbuca

Comunidade Quilombola Mumbuca
Fonte: Raoni (Flickr)

Outra parada obrigatória no Jalapão para incluir na sua viagem é a visita à comunidade Mumbuca, para conhecer um pouco sobre a cultura local e aproveitar e comprar algumas peças de artesanato feitas com capim dourado.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

A Cachoeira da Velha é uma das maiores cachoeiras do Jalapão, com cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura. Ela fica na cidade de São Félix do Tocantins, no curso do Rio Novo.

Lá, a queda de água é muito forte, então você não poderá tomar banho em nenhuma época do ano, pois não é seguro.

Mas, então, por que ir em fevereiro? O alto índice pluviométrico de janeiro faz com que a cachoeira fique ainda mais cheia, aumentando a força da queda d’água.

Com isso, a vista da cachoeira se torna ainda mais bonita nessa época, diante da grandiosidade da força da natureza.

Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Por fim, não poderíamos deixar de incluir no seu roteiro do Jalapão a Cachoeira do Formiga, uma cachoeira com água cristalina na cor verde esmeralda e com uma piscina natural perfeita para banho.

Lá, você poderá aproveitar o banho mais quentinho em razão da época do ano e ainda se refrescar sem nenhum tipo de perigo, já que a queda d’água é mais fraca.

Além disso, outros atrativos do Jalapão que você pode incluir no seu roteiro de viagem são: prainha do Rio Novo, Morro da Pedra Furada, Cachoeira do Escorrega Macaco, Serra do Espírito Santo, pôr do sol nas Dunas do Jalapão e alguns fervedouros, como o Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro Alecrim.

Conclusão

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!