WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Quem disse que não existem praias no Tocantins? Elas podem não ser como as do litoral do Brasil, mas vão te surpreender com a beleza da sua natureza. Um exemplo é a Prainha do Rio Novo no Jalapão.
O Rio Novo é o único no Brasil de água potável e conta com algumas prainhas (uma espécie de piscina natural com margem de areia).
A mais famosa dela, a Prainha do Rio Novo, é muito conhecida por ter sido usada nas filmagens do longa-metragem “Deus é Brasileiro”, com Antônio Fagundes e Wagner Moura.
Nosso blog dará algumas dicas e informações a seguir para você aproveitar ao máximo essa atração bem no meio do Parque Estadual do Jalapão. E então, vamos lá?
Como é a Prainha do Rio Novo no Jalapão?
A Prainha do Rio Novo é uma piscina natural formada pelo Rio Novo, como o nome já indica. É um local bem tranquilo, com água geladinha e areia confortável para ficar sentado.
Apesar de ter uma leve correnteza, a prainha é normalmente um espaço de muita tranquilidade. Dá para ficar nela com toda a segurança e as crianças podem brincar facilmente nas águas.
Inclusive, não é raro que seja possível avistar peixinhos nas suas águas, tanto na areia, quanto mergulhando com máscaras e óculos de mergulho.
Sua profundeza é mediana, mas apenas mais para o fundo. Nas margens, a água é bastante rasa, o que permite que crianças e outras pessoas possam se divertir sem problemas.
Uma das razões da sua popularidade, além da beleza e da participação no filme, é que esta praia fica bem próxima da Cachoeira da Velha.
A Cachoeira da Velha é uma das maiores do Jalapão, com mais de 100 metros de largura e 15 de altura.
É uma cachoeira que está presente nos roteiros de praticamente qualquer turista e que coloca o Jalapão como um dos principais destinos para ecoturismo no mundo.
Como visitar a Cachoeira da Velha acaba sendo quase que uma “obrigação” para quem vai para o Jalapão, esticar a aventura para ir até a prainha é natural, uma vez que ela fica a menos de 5 minutos de distância seguindo a trilha do rio.
O ideal, em muitos casos, é separar o período do fim da manhã para ver a Cachoeira da Velha e, logo depois, esticar o passeio para a Prainha e relaxar um pouco lá.
Você pode acabar fazendo um piquenique na areia, mas tomando todo o cuidado com qualquer lixo produzido, para preservar o ambiente, é claro.
Perguntas comuns sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão
A seguir, vamos elucidar algumas perguntas e dúvidas comuns sobre a Prainha do Rio Novo no Jalapão. Siga a leitura para ver a resposta para todas as questões sobre essa atração no Parque Estadual!
O Rio Novo tem correnteza?
Sim! Apesar de não parecer, a Prainha do Rio Novo tem correnteza. Não é forte, claro, mas pode surpreender as pessoas que não estão preparadas.
Por isso, tenha cuidado ao nadar para não ser pego de surpresa, especialmente na outra margem do rio, naquela em que as pessoas não costumam ficar.
O Rio Novo tem água potável?
Sim, o Rio Novo é um dos maiores rios de água potável do mundo, sendo o único dessa categoria no Brasil.
Portanto, é importante conservá-lo para que se mantenha assim para sempre!
Quando ir para a Prainha do Rio Novo?
Normalmente, os meses de seca (entre maio e setembro) são aqueles mais indicados para uma visita ao Jalapão no geral.
É a época em que os fervedouros estão mais bonitos, as águas estão mais cristalinas e a experiência é mais impactante.
Dentre esses meses, os de maio, junho e julho tendem a ter uma temperatura um pouco mais elevada, o que faz com que o passeio no Rio Novo e o mergulho na prainha sejam mais refrescantes.
Quanto tempo dedicar ao passeio?
Depende muito do seu roteiro de viagem. O ideal, recomendado para vários roteiros de viagens, é dedicar pelo menos algumas horas, talvez 2 ou 3, à Prainha do Rio Novo.
Se você tiver mais tempo, pode descansar aqui por mais horas e até reservar uma tarde inteira para curtir o clima gostoso.
A Prainha do Rio Novo é indicada para crianças?
Sim, sem dúvidas! Inclusive, é presença obrigatória em roteiros de viagens para o Jalapão feito com bebês e crianças.
Suas águas são limpas e tranquilas, o que faz com que seja um passeio muito gostoso para os mais jovens, que podem brincar sem preocupações.
Vale mencionar que, nas margens, as águas do Rio Novo são bastante rasas. Portanto, as crianças e turistas que não sabem nadar podem curtir o encanto da prainha e se refrescar sem preocupações.
Como chegar na Prainha do Rio Novo?
Chegar na Prainha do Rio Novo é fácil.
Existem duas principais cidades do Tocantins que são usadas como “base” para os turistas que estão conhecendo as atrações do Jalapão: Mateiros e Ponte Alta do Tocantins.
Normalmente, os passeios mais procurados da região ficam próximos dessas duas cidades, por isso são usadas como base.
Indo de Mateiros, é muito fácil chegar na Prainha do Rio Novo. Basta pegar a saída sul da cidade e seguir pela rodovia TO-255 por mais ou menos 1 hora de carro.
São 45 km de distância, o que não parece muito, mas a qualidade da estrada não é das melhores.
Eventualmente, você verá a sinalização para parar o carro e pegar a trilha que leva até a prainha.
Um caminho parecido pode ser feito saindo de Ponte Alta do Tocantins. Nesse caso, a distância é maior. São 115 km, o que leva aproximadamente 2h e 25 minutos.
O caminho, entretanto, é o mesmo: pegar a TO-255 (saída norte) e seguir toda a vida, até passar pela Comunidade Quilombola do Rio Novo, quando você avistará a sinalização com as informações necessárias.
Conclusão
E aí, gostou das nossas dicas para conhecer essa praia bem no meio de Tocantins? Então, precisa incluir a Prainha do Rio novo no Jalapão no seu roteiro de viagem. As fotos para as redes sociais ficarão lindas!
Lembre-se de que bastam algumas horas para desfrutar desse destino, então, não vai tomar muito seu tempo (especialmente se você já for para a Cachoeira da Velha).
Quer saber como explorar outras dicas como essa e transformar a sua viagem para o Jalapão em uma série de momentos inesquecíveis? A DiegoTour pode ajudar!
Entre em contato com nossa equipe por e-mail ou WhatsApp e saiba como!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.