Conheça um pouco a nossa história

A DiegoTour não é a melhor agência de turismo do Jalapão à toa: nos preocupamos muito com a sua viagem e fornecemos todo o suporte que você precisa!

Conheça nossa história

Sobre nós

Em algum momento durante nossa conversa, ainda no processo de contratação do passeio, explicando os roteiros, orçamentos, datas, etc… você deve ter se deparado comigo me apresentando como Diogo. Alguns imaginam se tratar de um erro de digitação, outros nem sequer percebem devido à escrita tão parecida entre os dois nomes.

Diego, meu irmão, filho de uma família pontealtense, era um rapaz extremamente simpático e receptivo e, como todo bom nativo da região, passou toda sua infância e parte da juventude aproveitando cada cantinho do Jalapão. Desde muito novo sempre estava as margens de um rio ou cachoeira se refrescando do calor escaldante do Tocantins. Seja com amigos ou acompanhado de nossos pais, irmão e familiares. Chegou até a morar em outras cidades do Jalapão (Mateiros) onde temos parentes e bastante amigos. Foi um rapaz sonhador, apaixonado e acreditava fortemente no potencial do Jalapão. Desde o início de sua juventude sonhava em abrir seu próprio negócio.

Enquanto os turistas ainda eram poucos e ele muito novo, se aventurou por anos como Guia em Turismo de maneira completamente informal e o mais natural possível como tudo que se desenvolveu por aqui (diga-se de passagem). Antigamente, ainda por volta de 2006, as pessoas chegavam até Ponte Alta por se tratar da cidade mais próxima da capital do estado e procuravam algum morador que conhecesse bem a região e pudesse guiá-los pelas estradas de terra, sem sinal de celular e sinalizações do Jalapão.

Diego era menino ainda, mas extremamente corajoso e disponível a ajudar tudo e todos. Se aventurou guiando (ou ajudando, como ele preferia se referir ao trabalho) os turistas que apareciam por aqui e queriam conhecer os atrativos do Jalapão. À época, as pousadas e restaurantes nas cidades praticamente não existiam, então ele organizada toda a logística, telefonava às pessoas conhecidas (casa de nativos que serviam de pousada ou pessoas que serviam comida) avisando que num determinado dia e horário iria chegar com tanto “x” de turistas e encomendava para se prepararem para recebê-los no almoço ou jantar.

Dessa forma ele organizava a viagem dos turistas que acabara de conhecer e, de plano, acabavam se tornando fiéis amigos. Ganhava seu dinheiro como guia, e ainda ajudava famílias inteiras e amigos das cidades vizinhas a terem uma renda extra e conhecer pessoas de todo canto do país. Dessa forma, ainda divulgava seu trabalho e o Jalapão.

Era tudo muito informal e simples, mas também muito acolhedor e isso deixava os turistas encantados com a região e com a simpatia dele. As pessoas vinham, se encantavam e ao retornarem indicavam seu trabalho a amigos e pessoas interessadas. À época não tinha sinal de celular na região então era tudo muito difícil. A comunicação se limitava ao telefone fixo, mas mesmo assim não o impediu de criar uma rede de contatos fiéis ao seu trabalho e assim começou-se toda uma história de um jovem apaixonado, amado e admirado por muitos, o que viria se tornar a DiegoTour Jalapão atualmente.

Infelizmente em 2016, Diego estava como passageiro em um carro particular com um primo e algumas outras pessoas que perdeu o freio ocasionando um acidente que tirou a sua vida precocemente aos 25 anos. Foi um período difícil e de muita dor a nossa família e incontáveis amigos.

Passado a pior fase do luto e ainda tentando seguir adiante apesar de tudo, nosso pai, Raniere, começou a trabalhar com a produção da emissora Globo quando estavam em processo de gravação da novela “O Outro Lado do Paraíso” na região. Finalizadas as gravações vimos ali uma oportunidade de dar seguimento a seu sonho. Sendo assim, decidimos criar a agência de turismo receptivo e não tinha como fugir da chance de homenageá-lo e dar seguimento ao seu trabalho. Então em 2016 formalizamos junto ao NATURATINS – Instituto Natureza do Tocantins, a criação desta com o nome DiegoTour Jalapão.

Inicialmente os passeios eram conduzidos por mim, Diogo e pelo nosso pai, Raniere. Passado algum tempo, tomamos cada vez mais experiência e o negócio foi crescendo, se desenvolvendo e nos propor- cionando cada vez mais experiência e possibilidades de expansão. Hoje, além da agência de turismo, temos também a Pousada DiegoTour, em Ponte Alta do Tocantins, uma das três cidades-base para o passeio e onde nascemos e fomos criados.

Essa foi nossa forma de homenagear quem sempre acreditou nesse trabalho, dar seguimento a um sonho pessoal e manter sua história viva. Seu desejo nos mantém unidos enquanto família, nos apresenta diariamente um mundo de pessoas, histórias e amigos através do trabalho, nos dá forças para aprender a conviver com sua ausência física além de ser, atualmente, nossa principal fonte de renda.