WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Para quem vai conhecer o Jalapão com chuva, mas não sabe se a estação chuvosa é a melhor época para viajar, aqui vão algumas dicas de passeios.
O período de chuva no Jalapão compreende os meses de setembro, outubro e janeiro (quando atinge seu auge).
Isso significa que se você quiser montar seu roteiro para o ano novo, precisa se antecipar, ainda mais se a viagem for por conta própria, no feriado ou nas férias escolares.
Mas se você não faz ideia de quais passeios fazer no Jalapão com chuva, a gente preparou uma lista de atrações imperdíveis.
Bora conhecer?
Qual a melhor época para viajar para o Jalapão com chuva?
Jalapão é um destino paradisíaco em meio ao Tocantins, em uma área de mais ou menos 34 mil km², cercada por um pedaço da natureza deste Brasil.
A região, famosa pelos artesanatos de capim dourado, é perfeita para se refrescar do calorão, uma vez que tanto faz se é estação seca ou não, pois a temperatura tem mínima de 15 °C e máxima de 34 °C.
Em outras palavras, a variação de temperatura é pequena e as águas dos fervedouros e cachoeiras são muito agradáveis.
Estação seca
A estação seca (ou época de seca) vai de maio a setembro. É um bom período para acompanhar o pôr do sol, ver a florada de ipês, o volume das cachoeiras e a vegetação mais verde.
Além disso, entre maio a julho é a melhor época para viajar para o Jalapão. Já entre agosto e setembro ocorre a baixa umidade de ar, o que é bastante desconfortável para qualquer cenário.
Estação chuvosa
De outubro a abril, iniciando em setembro e tendo seu pico em janeiro, ocorre o maior período de chuvas no Jalapão, com índice pluviométrico de 225 mm na cidade de Mateiros.
Devido à alta umidade, o ar do ambiente está melhor e as temperaturas se assemelham as da estação seca.
Pode não ser uma época favorável para curtir as belezas das cachoeiras ou fazer trilha na Serra do Espírito Santo, mas há outros atrativos interessantes. Confira a seguir!
O que fazer no Jalapão com chuva?
Se você chegou até aqui e já desanimou ao saber que a melhor época para viajar para o Jalapão é na estação seca, não saia ainda!
Como mencionamos, a maior época de chuva na região é no mês de janeiro, isto é, algumas atrações do período seco podem ser aproveitadas em um dia de pouca chuva.
Veja, a seguir, as opções de passeios para quando ir ao Jalapão na chuva.
1 – Fervedouro Bela Vista, um dos primeiros lugares para visitar o Jalapão com chuva
Já falamos aqui que a incidência de chuvas de outubro a abril pode atrapalhar quem estiver indo ao Jalapão para relaxar nos fervedouros.
Porém, o Fervedouro Bela Vista é um dos passeios imperdíveis para incluir no roteiro de viagem.
Localizado entre Mateiros, São Félix e Ponte Alta de Tocantins, o Fervedouro Bela Vista é um dos pontos turísticos de Jalapão e o maior entre todos os fervedouros da região.
Mesmo na estação chuvosa, não existe melhor época para visitar o Jalapão para se refrescar e flutuar em Bela Vista.
Até porque esse é um dos poucos fervedouros com excelente infraestrutura para receber turistas e com possibilidade de ver araras canindés e araras azuis.
2 – Fervedouro do Alecrim
Ainda na lista sobre o que fazer em Jalapão com chuva, o Fervedouro do Alecrim é uma ótima opção. Esse passeio fica ainda melhor se a viagem for marcada para março, entre a transição das estações verão e outono.
Cercado por bananeiras e por uma vegetação verde e deslumbrante, essa paisagem pode não ficar interessante durante o período de chuva no Jalapão.
Por outro lado, chuvas isoladas não vão atrapalhar a imersão nesse passeio pouco visitado, com maior facilidade para flutuar. Por isso, é uma das melhores coisas a se fazer no Jalapão com chuva.
3 – Fervedouro Veredas
Outro fervedouro igualmente incrível e com ótima infraestrutura para curtir Jalapão na chuva é o Veredas.
A propósito, aqui os mais corajosos curtem uma aventura debaixo d’água mesmo, pois o Fervedouro Veredas permite um passeio noturno pelas águas azul turquesa e entre a rica vegetação.
Sem contar o belíssimo pôr do sol que faz toda a diferença quando você está diante de tanta beleza.
É claro que a melhor época para fazer isso é longe dos períodos de chuvas fortes, pois não há sol que apareça.
Então se você resolver viajar para o Jalapão na chuva, escolha uma época com menor previsão de chuva, ou seja, longe do mês de janeiro.
4 – Pedra Furada
Próximo da Ponte Alta de Tocantins, o monumento Pedra Furada é mais um dos passeios que você pode fazer quando ir ao Jalapão com chuvas.
Trata-se de um destino de onde é possível conferir o pôr do sol no meio da Pedra Furada, uma atração formada por rochas que foram esculpidas pelo vento há milhares de anos.
A Pedra Furada fica em uma propriedade privada, com acesso gratuito, não só para conferir o pôr do sol – em dias de pouca chuva no Jalapão –, mas também para apreciar a chuva de meteoros que ocorre entre maio e agosto (estação seca).
5 – Frutas do Cerrado
Aqui não estamos falando de um passeio, mas sim de uma experiência.
Se você está planejando sua viagem entre outubro a abril, saiba que você pode encontrar uma variedade incrível de frutas exóticas.
A época dessas frutas ocorre entre maio a outubro, então dá para chegar na estação chuvosa e ainda conferir os sabores da primavera do Cerrado.
Você vai experimentar buriti, cagaita, cajá-manga, gabiroba, guavira, pequi, mangaba, entre outros frutos do Cerrado.
Para quem gosta de uma viagem rica em sabores, Jalapão na chuva é o melhor destino, a partir de outubro.
6 – Cachoeira do Formiga
Segura o ano inteiro, por conta de sua queda d’água pequena, a Cachoeira do Formiga está entre as cachoeiras do Jalapão propícias para os períodos de chuvas.
Como não há perigo de trombas d’água, a Cachoeira do Formiga se torna um dos melhores passeios para todas as idades.
Crianças e idosos têm a chance de se banhar, mesmo debaixo de uma chuvinha fina, na agradável água dessa cachoeira.
Você vai pegar águas cristalinas e uma temperatura perfeita para se refrescar no calor do cerrado, mesmo debaixo de uma chuvinha.
7 – Parque Estadual de Cantão
As chuvas não são um motivo para você não esticar sua viagem para o Cantão, um parque estadual rico em fauna e flora.
Como as chuvas fazem os rios subirem, o melhor atrativo é fazer uma trilha de barco e alcançar a copa das árvores. Um passeio incrível que combina o clima de calor com a primavera ou outono chuvosos.
Além disso, por estar localizada entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, o Cantão é uma região que revela sua intensa diversidade de fauna e flora brasileiras.
Portanto, prepare-se para avistar diversas espécies de animais, como o boto do Araguaia, ariranha, pirarucu e o boto cor-de-rosa, da Amazônia.
Há também quase 500 espécies de pássaros que fazem a migração para o Cantão, impressionando os visitantes.
Como ficam as estradas do Jalapão na chuva?
A preocupação de muitos turistas é em relação às estradas, ainda mais se tratando de uma região com pouca infraestrutura.
Contudo, visitar o Jalapão fora da estação seca é, por incrível que pareça, a melhor decisão que alguém poderia tomar.
Isso porque, na estação seca, as estradas de areia fofa se tornam um empecilho para os viajantes sem experiência em veículos com tração nas quatro rodas.
E se tem uma coisa que ninguém gosta é de perder horas preciosas de uma viagem porque ficou atolado nas estradas, certo?
Por isso, ir ao Jalapão em época de chuva tem a vantagem de pegar as estradas com as melhores condições, com terreno mais firme, o que é perfeito para dirigir um 4×4.
Já sabe onde ir ao Jalapão com chuva?
Se você pensou em viajar para o Jalapão em época de chuva, mas achou que não dava para aproveitar quase nada, mostramos o contrário: dá para curtir bastante!
Das cachoeiras aos fervedouros, incluindo passeios mais secos, como a Pedra Furada, as viagens nesse período podem ser muito divertidas.
Considerando as estradas propícias para apreciar a vista a partir de um 4×4, tudo o que vier durante a viagem ao Jalapão é lucro.
E se você quiser aproveitar um pouco da estação seca em sua viagem, dá para pegar o mês de maio e apreciar a chuva de meteoros, um dos passeios imperdíveis pelas noites no Jalapão.
O mesmo vale para conferir o período de reprodução dos animais entre maio a julho, uma experiência interessante durante sua expedição.
Gostou de nossas dicas de passeios para o Jalapão com chuva? Temos certeza que um desses atrativos chamou sua atenção.
Não importa de onde você vem: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Salvador ou qualquer outro canto do país. Sem dúvidas, o Jalapão vai encantar você.
Você pode reservar um pacote de viagem para o Jalapão com a DiegoTour, com tudo o que você tem direito: hospedagem, alimentação e transfer.
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.