Pedra Furada

Jalapão em Dezembro: Clima e 3 Atrações Para Curtir No Mês

Está pensando em conhecer o Jalapão em dezembro?

Não há dúvidas de que o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, tem sido um destino cada vez mais procurado por viajantes de todo o Brasil e do mundo.

E, com as férias escolares, muitas pessoas se planejam para ir ao Jalapão no mês de dezembro, a fim de que possam conciliar a viagem com o período de folga.

Mas será que essa é a melhor época para ir ao Jalapão? Existem diversos fatores que você precisa considerar antes de planejar a sua viagem, especialmente as condições climáticas.

No Jalapão, a depender da época do ano, você pode ter uma experiência totalmente diferente.

Quer ver uma chuva de meteoros? Tente os meses de maio ou agosto.

Quer economizar? Então, os meses de outubro a abril podem ser uma boa opção.

Por isso, nós preparamos o conteúdo desse post para te ajudar a decidir qual a melhor época para viajar para o Jalapão, conhecer as condições climáticas do mês de dezembro e ainda saber quais atrativos incluir no seu roteiro de viagem.

Então, vamos lá!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Como é o Clima do Jalapão em dezembro?

O Jalapão é dividido em duas grandes estações: estação seca e estação chuvosa. A primeira vai de maio a setembro, enquanto a segunda vai de outubro a abril.

Como o próprio nome já permite concluir, o que difere esses dois períodos é, principalmente, a quantidade de chuvas.

No entanto, cada época do ano possui suas características próprias, que vão muito além da chuva. Então, vamos entender como são os períodos de chuvas e a estação de seca no Jalapão!

Estação Seca

Também considerada a alta estação para ir ao Jalapão, o período de seca é caracterizado por chuvas bastante raras e umidade baixa.

É nesse período que ocorrem as chuvas de meteoros e as queimadas que sempre estão passando pelos jornais.

O sol, como em todo o ano, marca forte presença durante o dia, enquanto as noites são um pouco mais frias.

Além disso, apesar de as temperaturas serem normalmente altas, a baixa umidade reduz a sensação térmica, tornando o clima um pouco mais agradável.

Diante da menor incidência de chuvas, os fervedouros e cachoeiras ficam com as águas mais cristalinas, deixando esses lugares ainda mais bonitos.

Por esses motivos, a estação seca é considerada a melhor época para conhecer região, o que faz com que os custos para fazer a expedição também fiquem mais altos.

Estação Chuvosa

A estação chuvosa, por outro lado, é marcada por tempestades fortes e frequentes. Ela vai de outubro a abril e corresponde ao período de baixa estação no Jalapão.

Mas, não se engane: como toda chuva de verão, essas tempestades costumam começar e passar com bastante rapidez.

Em dezembro, o índice pluviométrico chega na casa dos 200 mm por mês, o que já é um volume bastante alto se comparado aos meses anteriores. Normalmente, o auge da chuva acontece em janeiro, mas dezembro já é bastante úmido.

No entanto, essas chuvas não chegam a atrapalhar completamente os passeios, pois o sol está sempre voltando a dar as caras.

No máximo, você precisará aguardar um tempo depois que a chuva passar, para não correr o risco de ficar com o carro atolado.

A grande vantagem de viajar nesse período é que, por não ser considerado a “melhor época”, os preços costumam ser mais em conta, e é mais fácil encontrar pacotes promocionais.

Por isso, se você quer economizar, vale a pena pensar em ir ao Jalapão no mês de dezembro! Então, vamos descobrir quais são os passeios que você pode fazer nessa época.

3 passeios para fazer no Jalapão em dezembro

Para não correr o risco de ficar preso no hotel durante a sua viagem ao Jalapão, você precisará escolher os passeios de forma estratégica. Afinal, se começar a chover, é preciso ter um plano B.

Nesse período, por exemplo, a trilha na Serra do Espírito Santo não é recomendada, pois a água pode deixar o solo escorregadio, aumentando os riscos de acidente.

Por outro lado, você pode visitar outros lugares, tais como:

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Eduardo Hanazaki (Flickr)

A Cachoeira da Velha fica entre as cidades de Novo Acordo e São Félix do Tocantins e é uma das paradas obrigatórias na região.

Apesar de não ser recomendada para banho, pois sua queda de água é muito forte, a cachoeira cercada pelo Cerrado rupestre é o cenário perfeito para as suas fotos.

E, no mês de dezembro, essa água assume uma força ainda mais impressionante, já que a chuva acaba aumentando os níveis das águas.

Por isso, é um lugar que vale a pena conhecer, seja para reverenciar a força e a beleza da natureza, seja para tirar algumas fotos.

E o melhor é que, se estiver fazendo calor, você pode caminhar um pouco e tomar banho na Prainha do Rio Novo, que é perfeita para relaxar.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

A Pedra Furada fica em Ponte Alta do Tocantins e costuma ser o último destino da viagem.

Lá, você terá a oportunidade de conhecer araras canindés e araras azuis, além de apreciar uma vista incrível da vegetação do cerrado, que estará ainda mais verde no mês de dezembro.

E, se o sol sair, você ainda terá a chance de testemunhar o pôr do sol que é um dos cartões postais do Jalapão.

Então, não dá para perder essa oportunidade, não é mesmo?

Fervedouro Por Enquanto

Fervedouro Por Enquanto
Fonte: Fervedouro Por Enquanto (Booking)

Quando se fala no Jalapão, a primeira lembrança é sempre dos fervedouros.

Apesar de as águas não ficarem tão cristalinas no mês de dezembro, você não pode ir ao Jalapão e voltar sem conhecer nenhum, não é mesmo?

Nesse contexto, o Fervedouro Por Enquanto é um ótimo lugar para passar o dia. Ele possui o formato parecido com uma gota e a água azul turquesa, que compõe uma paisagem típica do Jalapão.

Por ainda não ser tão famoso, você provavelmente poderá aproveitar esse pedacinho de paraíso com mais privacidade e exclusividade.

E não é só isso: assim como o Bela Vista, o Fervedouro Por Enquanto também conta com pousada, área de camping e restaurante. Ou seja, se chover, você terá onde se abrigar para esperar a chuva passar.

Pensa que acabou? O Jalapão ainda tem muito mais a oferecer, como os Fervedouros do Ceiça e dos Buritis, as Cachoeiras da Fumaça e do Formiga, o pôr do sol nas Dunas do Jalapão e o Campo de Colheita Capim Dourado.

Conclusão

Chegamos ao final do conteúdo de hoje.

Ainda tem dúvidas sobre o que saber antes de ir ao Jalapão? Confira nosso guia completo.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!