WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Visitar a Serra do Espírito Santo, no Jalapão, vale a pena?
Essa é a pergunta de quem pretende viajar para Tocantins, mais precisamente para o Parque do Jalapão, uma região com belezas incríveis para quem curte atrações ao ar livre.
O objetivo das pessoas que visitam a Serra do Espírito Santo é subir até o topo onde há o mirante e vislumbrar as famosas Dunas do Jalapão.
Além disso, conferir a beleza do platô de arenito com a inconfundível silhueta em forma de uma pirâmide em uma das pontas faz parte da viagem a essa região.
Então, se você também quer conhecer o mirante da Serra do Espírito Santo, mas não sabe se vale a pena, acompanhe o conteúdo de hoje da DiegoTour!
Onde fica a Serra do Espírito Santo?
A Serra do Espírito Santo está localizada ao lado das Dunas do Jalapão, mais precisamente em Mateiros, no estado de Tocantins.
Para chegar lá, você pode sair a partir de Palmas, que fica a 295 km da Serra.
Se preferir sair de São Félix de Tocantins, são 86 km de distância, com 2 horas de viagem (saindo de Palmas são 5 horas mais ou menos).
Já a saída a partir do município de Mateiros leva 50 minutos, indo em direção ao estacionamento até o ponto de acesso à estrada da trilha.
Vale a pena conhecer a Serra do Espírito Santo, no Jalapão?
Antes de pensar nas tão sonhadas férias para o Jalapão, é importante se planejar e montar um roteiro para marcar presença em cada pedacinho desse paraíso.
Isso significa que a Serra do Espírito Santo não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, afinal, ela é responsável pela formação das dunas de areia do Jalapão.
Trata-se de um fenômeno interessante onde a ação do vento deposita todo o material da erosão das rochas no mesmo lugar.
E, para conferir essa beleza toda, é preciso encarar uma subida íngreme equivalente a um prédio com mais de 80 andares. Por isso, o passeio pelo mirante da Serra do Espírito Santo não é para todo mundo.
Pessoas com problemas de locomoção ou sem preparo físico não devem subir a trilha do mirante da serra. Para os demais, é recomendável levar calçado fechado, lanche e garrafa d’água.
Melhor horário para visitar o Mirante da Serra do Espírito Santo: nascer do sol ou pôr do sol?
Quem quiser garantir uma vista deslumbrante aliado a uma caminhada menos cansativa, a sugestão é subir a trilha da serra durante a madrugada para “flagrar” o nascer do sol.
Inclusive, muitas pessoas sobem a trilha do mirante da Serra do Espírito Santo justamente para assistir ao nascer do sol.
Além disso, depois da escalaminhada até o topo, ainda faltam 3 km para chegar em um ponto onde é possível deslumbrar-se com as Dunas do Jalapão.
Não restam dúvidas de que a vista é inesquecível e merece muitas fotos a partir daqui.
A propósito, são 7 km de caminhada, contando ida e volta, com duração que pode variar para mais de 4 horas, considerando as paradas em alguns trechos para tirar fotos e descansar nos bancos durante o trajeto.
É possível, ainda, contar com um corrimão na trilha para facilitar a caminhada.
Por outro lado, visitar a Serra do Espírito Santo à tarde também é uma das melhores atrações no Jalapão.
Uma vez que o pôr do sol também é incrível, vale muito a pena fazer a excursão à tardinha e ver o sol ganhando novas tonalidades, enquanto some no horizonte.
A única coisa chata, porém, é a volta, já que pela duração do passeio a tendência é pegar a trilha à noite. Mas isso não deve ser problema, já que o percurso durante o dia também é feito no escuro. Por isso, não esqueça também das lanternas – serve a do celular.
De qualquer forma, é bom experimentar o mirante nas primeiras horas do dia. O ideal é acordar bem cedo, por volta das 3h, para chegar ao topo às 5h e aguardar o primeiro grande evento do dia: o nascer do sol.
Mesmo para quem não gosta de acordar cedo, a nossa dica é que você não deixe de lado essa que é uma das melhores experiências do turismo no Jalapão.
Portanto, a melhor hora do dia para conferir de perto a vista da Serra do Espírito Santo, Jalapão, é pela manhã, antes do nascer do sol.
As Dunas do Jalapão no mirante da Serra do Espírito Santo
Agora que você sabe que o melhor horário para visitar a Serra do Espírito Santo, esteja ciente de que lá do alto você ainda poderá curtir outra beleza: as Dunas do Jalapão.
Como mencionamos no início do artigo, as Dunas do Jalapão são formadas pela erosão das rochas, cujos resíduos são depositados no mesmo lugar pela ação do vento.
Com isso, o cenário fica deslumbrante, ainda mais com a presença dos raios de sol na areia. É impossível não admirar e ter a certeza de que valeu a pena fazer a trilha pela região.
Outra vista do mirante é a Serra do Cinzeiro, incluindo riachos e lagos que embelezam esse Cerrado brasileiro.
Não é à toa que quem faz a trilha não se arrepende, mesmo depois de uma subida cansativa. Afinal, o que vale mesmo é a experiência de curtir a paisagem que se revela um espetáculo da natureza.
Outros atrativos na Serra do Espírito Santo: canoagem
Caminhar por uma trilha, tirar fotos do nascer do sol e conferir as dunas ao longo do mirante não são as únicas atrações da Serra do Espírito Santo.
A viagem também garante a possibilidade de fazer canoagem no Rio Novo, perto do nosso destino turístico de hoje.
A propósito, o Rio Novo é um dos pontos turísticos dessa região do Brasil, e passear de canoa é uma das melhores maneiras de contemplar as paisagens.
Sem contar que é um baita refresco em dias de calor intenso. Você estará em meio às águas frescas, em contato com a natureza e aproveitando todas as experiências positivas que o turismo no Jalapão proporciona.
É por isso que as pessoas não se importam com a subida ao topo da Serra do Espirito Santo, porque sabem o que vão encontrar.
Quando ir à Serra do Espírito Santo?
Se você, definitivamente, quer visitar a Serra do Espírito Santo, precisa saber qual a melhor época para ir ao Jalapão.
Isso porque não valeria a pena encarar uma subida na trilha e não conseguir assistir ao nascer do sol por causa do tempo nublado e de chuvas, certo?
Por isso, o ideal é deixar para viajar para o Jalapão entre os meses de maio a setembro, ou seja, na estação seca. Assim, você garante uma vista deslumbrante do passeio, com direito a um belo sol irradiando nas areias das dunas.
Mas a estação chuvosa também é uma boa época para aproveitar as cachoeiras do Jalapão por conta do fluxo intenso das águas.
Ainda que possa ocorrer chuvas, o calor se faz presente na maior parte do tempo e, com sorte, você pega uma estrada de terra em boas condições.
Dicas para um bom passeio nas trilhas do Jalapão
A trilha que leva ao topo do mirante é um desafio, porque se você não pegar a subida no escuro (pela manhã), vai pegar a descida à noite (após o pôr do sol).
Nesse sentido, vale a pena considerar algumas dicas antes de embarcar nessa experiência na Serra do Espirito Santo. Veja a seguir:
- Leve uma lanterna ou mantenha o celular carregado para usar um aplicativo de lanterna;
- Não esqueça de lanches e água, pois a subida exige esforço físico;
- Considere sentar em um dos bancos de descanso ou se apoiar no corrimão durante a trilha;
- Ilumine os locais de apoio com a lanterna. Isso evita surpresa com algum inseto que esteja na rocha;
- Use roupas confortáveis. O instrutor orienta o uso de legging para as meninas, mas usar short pode ser ainda melhor para espantar o calor;
- Carregue um casaco ou canga para usar durante a ventania que atinge o alto do mirante;
- Evite deixar a mochila pesada. Leve em conta a duração do passeio, sua disposição e que horas costuma sentir fome para levar apenas o necessário na mochila;
- Prefira viajar durante a estação seca, assim você evita que o tempo nublado ou as chuvas atrapalhem a vista ao longo do mirante;
- Nem sempre o preço do passeio está incluso no pacote, por isso, entre em contato com a sua agência de turismo para saber sobre os valores praticados.
Então, vale ou não a pena conhecer a Serra do Espírito Santo?
Para quem ama fazer trilha, não tem dificuldade para subir no alto das montanhas nem para acordar de madrugada, a dica é viajar para a Serra do Espirito Santo, sim.
A experiência é deslumbrante após o esforço na subida, mas a observação da paisagem faz valer a pena acordar tão cedo.
Portanto, conhecer a Serra do Espírito Santo vale a pena, com certeza!
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.