WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
A Cachoeira da Fumaça no Jalapão é uma das cachoeiras mais bonitas no estado de Tocantins.
Ainda que não seu poço não seja próprio para banho nem esteja no circuito tradicional, a Cachoeira da Fumaça é muito procurada por viajantes que gostam de admirar as belas paisagens do Jalapão.
Então, se você vai sair de férias e está procurando dicas de roteiro de viagem, você chegou ao lugar certo. A DiegoTour traz informações sobre essa atração próxima de Ponte Alta do Tocantins.
Acompanhe!
O que você precisa saber sobre a Cachoeira da Fumaça no Jalapão?
Jalapão não é uma cidade nem bairro, apesar de algumas pessoas confundirem. Trata-se, na verdade, de um parque repleto de atrações turísticas no nordeste do Brasil.
Conhecido como “Deserto das Águas” ou “Deserto de Tocantins”, a área de 34 mil km² que compreende o Jalapão oferece aos turistas muitas belezas naturais, tais como:
- Fervedouros;
- Rios;
- Cânions;
- Cachoeiras.
E entre a Cachoeira das Araras, Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Escorrega Macaco, há uma atração que não consta nos pacotes de viagem: Cachoeira da Fumaça no Jalapão.
Localizada a 90 km da Ponte Alta do Tocantins, com acesso para o Rio da Conceição e na direção da Pedra Furada, a Cachoeira da Fumaça não é um atrativo que as agências incluem no pacote.
As empresas não têm autorização para levar os clientes para essa parte do Jalapão, mas nada impede que você vá até lá.
Assim sendo, quem vai viajar para o Jalapão por conta própria (ou se sobrar um tempinho entre um passeio e outro planejado pela agência) pode incluir a Cachoeira da Fumaça como uma opção de roteiro.
Características da Cachoeira da Fumaça no Jalapão
A água que despenca da Cachoeira da Fumaça vem do Rio das Balsas e tem bastante volume, independente da estação.
Nesse sentido, a queda d’água é forte e impressionante. No caso, são duas quedas de 18 e 40 metros de altura, cujo resultado da queda é a formação de um poço de águas esverdeadas. Por isso não é aconselhável para banhos.
O que também impressiona as pessoas que visitam essa cachoeira do Jalapão é o visual das quedas. Quando o volume de água despenca, uma névoa surge de baixo para cima como se fosse uma fumaça, por isso o nome da cachoeira.
Dá para levar os amigos e a família e garantir algumas fotos para postar nas redes sociais. Assim que você chegar na entrada do atrativo, basta 1 km de caminhada para estar perto da corredeira.
Onde fica a Cachoeira da Fumaça?
A Cachoeira da Fumaça fica localizada a 90 km da Ponte Alta do Tocantins, dentro das Serras Gerais (Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins).
De forma específica, a Cachoeira da Fumaça fica próxima ao Parque Estadual do Jalapão, dentro da cidade Almas, uma zona rural de Tocantins.
Como chegar à Cachoeira da Fumaça no Jalapão?
O caminho até a Cachoeira da Fumaça inclui uma estrada de terra e de asfalto e você pode chegar nela de três formas: a partir da Ponte Alta, de Pindorama ou da cidade das Almas.
Saindo da Ponte Alta
Essa é a melhor alternativa, já que muitos atrativos ocorrem nesse município, além de Mateiros e São Félix do Tocantins. Você deve seguir no sentido Rio da Conceição, em direção à Pedra Furada.
Saindo de Pindorama
Pindorama é um município próximo da Cachoeira da Fumaça, então, quem quiser usá-la como ponto de saída, pode pegar o sentido Almas e passar pelo Cânion Encantado e Arco do Sol.
Saindo de Almas
Mais fácil ainda é chegar à Cachoeira da Fumaça via Almas, pegando a rodovia TO-477. Como a distância é de apenas 62 km, você só vai precisar alcançar uma pequena trilha até seu destino.
Outros destinos próximos à Cachoeira da Fumaça
Já que citamos alguns trechos do caminho para a Cachoeira da Fumaça, nada melhor que ajudar você a se situar quando estiver no Jalapão.
Nesse caso, estamos falando da Cachoeira do Soninho, da Pedra Furada, do Cânion Encantado e do Arco do Sol, que ficam nas proximidades do nosso principal destino de hoje.
Cachoeira do Rio Soninho
Essa cachoeira está mais perto da Fumaça e possui uma descida d’água de 30 metros, o que pode ser perigoso para quem estiver na borda do rio.
Pedra Furada
Já esse atrativo dá acesso a um espetáculo da natureza: o incrível pôr do sol no Jalapão.
A avaliação dos usuários não poderia ser outra, já que quando o assunto é visitar Jalapão, os viajantes mais experientes concordam em uma coisa: Pedra Furada é parada certa!
Cânion Encantado
Agora, para quem curte paredões e quer fazer uma dobradinha com a Cachoeira da Fumaça, pode apostar no Cânion Encantado, localizado nas Serras Gerais.
O local tem boa infraestrutura, mas a trilha pode ser um obstáculo para quem tem dificuldade de locomoção. Tirando todos os aclives, declives e escadas, o Cânion é uma aventura e tanto para os amantes da natureza.
Arco do Sol
Por fim, o Arco do Sol nada mais é do que a versão Pedra Furada da Ponte Alta, só que em Serras Gerais. De lá é possível assistir ao pôr do sol no Cerrado brasileiro.
A diferença para o seu “concorrente”, no entanto, é que o local não costuma ser tão movimentado.
Então, pretende conhecer a Cachoeira da Fumaça?
A partir dessas informações sobre a Cachoeira da Fumaça no Jalapão, fica evidente que mesmo sem poder tomar banho em suas águas, o atrativo merece sua atenção.
Você pode tirar belíssimas fotos da cachoeira, repor as energias ou simplesmente descansar em meio à rica vegetação.
E, apesar dessa atração não fazer parte dos pacotes de viagem das agências, há muitas outras com boas avaliações dos viajantes.
Você tem uma lista de atrações incríveis, como admirar as quedas d’água da Cachoeira da Velha, do Soninho, do Sussuapara; tirar uma foto do pôr do sol na Pedra Furada; praticar rafting e bóia cross na região e muito mais.
E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje e deseja conhecer o Jalapão e sua belíssima região?
Então é só entrar em contato conosco por e-mail ou WhatsApp agora mesmo e obter mais informações sobre os pacotes da DiegoTour.
Venha viver uma experiência de viagem inesquecível por Jalapão!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.