Cachoeira do Lajeado

Cachoeiras do Jalapão: 13 Cachoeiras Para Você Desfrutar

Tomar banho nas cachoeiras do Jalapão ou, simplesmente, admirar as quedas d’água é um dos atrativos desse destino inesquecível.

Os amantes da natureza e de uma boa aventura podem se refrescar nas águas das cachoeiras do Jalapão, seja antes ou depois de outras atrações do parque estadual.

No entanto, não é toda cachoeira que dá para os viajantes se banhar. A Cachoeira do Escorrega Macaco, por exemplo, é apenas para contemplação, assim como a famosa Cachoeira da Velha.

E então, vai viajar para o Jalapão e ainda não sabe qual cachoeira visitar?

É só acompanhar nosso artigo de hoje com as melhores cachoeiras para você desfrutar no Parque Estadual do Jalapão.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Quais as melhores cachoeiras do Jalapão?

Paisagens deslumbrantes, águas cristalinas, piscinas naturais, paredões de arenito – há muito o que encontrar e admirar nas cachoeiras do Jalapão, um paraíso dentro do nosso Brasil.

Seja para repor as energias ou apenas para contemplar, segue abaixo a nossa lista com 13 belíssimas cachoeiras do parque estadual localizado em Tocantins.

1. Cachoeira do Escorrega Macaco

Cachoeira Escorrega-Macaco
Fonte: Paulo Scheunemann (Flickr)

Depois de fazer o check-in e tomar um bom café da manhã, a nossa primeira visita pode ser a Cachoeira do Escorrega Macaco, bem ao lado da Cachoeira da Roncadeira, que também são as mais próximas de Palmas.

A vantagem é que depois de se refrescar na Roncadeira é só ir ao lado e contemplar a do Macaco – sim, a Cachoeira do Escorrega Macaco é apenas para contemplação.

Ela é bem pequena e possui taxa de visitação, já que ela está situada em uma propriedade privada, com direito a restaurante.

Inclusive, você pode ir nela primeiro e se preparar para assistir a uma queda d’água de 70 metros de altura da Roncadeira.

Geralmente, as agências de turismo seguem para essas cachoeiras do Jalapão primeiro, o que funciona como uma porta de entrada para as belezas da região.

Uma vez ali, é só tirar fotos, brincar no rapel e depois descansar da adrenalina para curtir outras atrações do roteiro.

2. Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Outra na lista de cachoeiras do Jalapão que não permitem banho é a Cachoeira da Velha.

O motivo? Ela possui o maior volume de água de uma corredeira, fora o risco de quedas, então, o melhor a se fazer é apenas admirar sua beleza.

Por conta de seu tamanho e presença, a Cachoeira da Velha ficou conhecida como Mini Catarata do Iguaçu, e é um ótimo lugar para praticar rafting.

Então, se você não pode visitar as Cataratas do Iguaçu, nem do lado do Brasil nem da Argentina, pelo menos tem uma catarata versão mini no Nordeste.

Além disso, com esse nome curioso, muita gente se pergunta por que o nome é Cachoeira da Velha.

Segundo a história, havia uma moradora que amava contemplar a corredeira e, mesmo após sua morte, dizem que ela aparece para continuar admirando as belezas daquele lugar.

Verdade ou não, errada ela não estaria em permanecer em um lugar tão deslumbrante como o Jalapão, não é?

3. Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça
Fonte: Rafael Daltro (Flickr)

O volume de água que vem do Rio das Balsas impressiona quem chega à Cachoeira da Fumaça, uma das belas cachoeiras do Jalapão.

O nome faz referência a uma névoa deixada pela queda d’água que levanta uma espécie de fumaça ao tocar nas águas. É realmente impressionante.

Por conta disso, não é recomendável tomar banho, sob o risco de ser atingido pelas duas grandes quedas da cascata, que chega a mais ou menos 18 e 40 metros de altura.

No entanto, vale a visita a uma das grandes cachoeiras do Jalapão, localizada a 90 km da Ponte Alta do Tocantins, onde você encontra também a Pousada Cachoeiras do Jalapão.

4. Cachoeira da Sussuapara, uma das cachoeiras do Jalapão, próxima à Ponte Alta do Tocantins

Cânion Sussuapara
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Parafraseando Galvão Bueno: “e vai se criando um clima incrível” assim que você adentra o Cânion Sussuapara.

Sim, a cachoeira refere-se a uma pequena cascata que cai de um dos paredões sobre as piscinas naturais.

O atrativo fica a 15 km da Ponte Alta do Tocantins e revela aos viajantes um paredão de arenito com 60 metros de comprimento e uma fenda de 15 metros de altura. O trecho aberto foi provocado pela erosão das rochas atingidas pelo rio há anos.

Como se não bastasse esse espetáculo da natureza, o paredão do Cânion também revela musgos e samambaias brotando junto da água.

A única coisa que pode ser chata para quem não tem preparo físico ou possui dificuldade de locomoção é ter que atravessar uma trilha feita de raízes de árvores e rochas. Basicamente, é uma “escada” moldada pela natureza. Porém, vale muito a pena!

5. Cachoeira dos Desejos

Logo ali, atravessando um rio raso do Cânion Sussuapara, você encontra uma pequena gruta.

Lá, se esconde a Cachoeira dos Desejos (também chamada de Cascata dos Desejos), um belo lugar para tomar banho e até fazer um pedido – quem sabe, funciona, não é?

Para os mais curiosos, a Cachoeira da Sussuapara, que esconde essa linda cascata, já foi tomada pela água. Ao longo do tempo, a área, por onde muitos turistas caminham, foi sendo aterrada pela areia trazida pelo rio.

Além disso, o nome Sussuapara tem relação com os veados-galheiros, até então, segundo dizem, abundante na região. Na língua tupi, veado-galheiro significa suçuapara.

6. Cachoeira do Soninho (Rio Soninho)

Cachoeira do Soninho
Fonte: Maria Eugenia Lima (Flickr)

Próxima à Ponte Alta do Tocantins e da Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Soninho tem uma cascata de 30 metros de altura.

Por essa razão, é bom tomar cuidado ao se aproximar da borda para acompanhar esse espetáculo natural.

Caso você queira estender um passeio a outro, você pode aproveitar a proximidade do Soninho com a Fumaça e desfrutar de ambos após o café da manhã.

A beleza da corredeira é fantástica e você pode tanto admirar e repor as energias, como também tirar belas fotos. Só não vale fazer check-out sem conhecer essa, que é uma das melhores cachoeiras do Jalapão.

7. Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Pertinho de Mateiros, a Cachoeira do Formiga (ou Cachoeira da Formiga) é uma das melhores e mais belas cachoeiras do Jalapão, localizada no Rio Formiga.

Diferente de algumas outras, a Cachoeira do Formiga traz diferenciais que vão além da bela cascata d’água, como uma lanchonete, banheiro e loja de conveniência.

Assim, se você é aquela pessoa que, após o café da manhã, sente fome antes das 11h, não vai precisar correr para a pousada.

Há um valor para visitar e outro para acampar, mas a vantagem é que ninguém precisa fazer trilha para chegar ao destino.

A ressalva é apenas para quem não sabe nadar: é importante mergulhar de boia ou usar coletes salva-vidas, já que as águas são profundas.

No mais, é um ótimo ponto de diversão e de selfies, pois é uma das poucas cachoeiras do Jalapão a ter águas em tons esmeralda graças ao reflexo da vegetação.

8. Cachoeira do Lajeado

Cachoeira do Lajeado
Fonte: Diego dos Santos (Flickr)

Se na Cachoeira da Formiga tem águas esverdeadas por causa da vegetação, a Cachoeira do Lajeado é avermelhada por conta de uma pedra que forma os degraus do atrativo.

Depois de um café da manhã reforçado, nada como explorar uma cachoeira que desce por uma escada avermelhada.

O local, no entanto, exige cuidados, já que os degraus são bem escorregadios. Quem não tem problema de locomoção, pode se aventurar por ali até chegar ao poço.

É uma ótima vista e um interessante lugar para desfrutar da paisagem desse “escadão vermelho” bem no meio de Jalapão.

9. Cachoeira das Araras, na saída de São Félix do Tocantins

Cachoeira das Araras
Fonte: Adriano Francisco dos Reis (Flickr)

Uma paisagem verde e incrivelmente linda é o que você vai encontrar em mais uma das melhores cachoeiras do Jalapão: a Cachoeira das Araras.

Caso você esteja em São Félix do Tocantins, não vá para Palmas fazer check-out ainda! Pegue a rodovia TO-030 e percorra por 30 minutos até chegar a essa beleza.

A cachoeira é coberta por vegetação, o que justifica os tons esverdeados da água. Além disso, é possível se refrescar nas águas, uma vez que a queda d’água é pequena e o poço é raso.

Ah, e se bater aquela fome, a Cachoeira das Araras também possui um restaurante, com comidinha caseira, uma delícia. Só é preciso reservar a vaga com antecedência.

10. Cachoeira do Poço Encantado

Cachoeira do Poço Encantado
Fonte: Jessica (TripAdvisor)

Se você montou o seu roteiro e incluiu a Cachoeira das Araras para visitar antes de sair de São Félix do Tocantins, aproveite para conhecer a Cachoeira do Poço Encantado.

O atrativo fica no município de Novo Acordo e é uma parada estratégica para quem vem de São Félix em direção à Ponte Alta do Tocantins.

Além de desfrutar de uma deliciosa cachoeira, os turistas podem estender o passeio até a Serra da Catedral, que nada mais é do que uma montanha em forma de catedral.

Entretanto, vá para essa atração apenas se você tiver bom condicionamento físico. É que o atrativo, além de uma escada com mais de 300 degraus, tem outra que é suspensa, exigindo equilíbrio dos visitantes.

11. Cachoeira do Evilson

Cachoeira do Evilson
Fonte: João Lopes (Flickr)

A Cachoeira do Evilson não é tão famosinha quanto os outros pontos turísticos tais como a Cachoeira da Velha, da Sussuapara + Cachoeira dos Desejos ou do Soninho, mas possui estrutura para os visitantes.

Para começar, Evilson tem banheiro, oferece refeições e ainda é um bom lugar para fazer camping no Jalapão, assim como a Cachoeira do Formiga.

Ela possui uma das cascatas mais bonitas da região e ainda é propícia para banho. Mas como nem tudo são flores, a Cachoeira do Evilson possui uma entrada íngreme, dificultando o ingresso de pessoas idosas e/ou com locomoção reduzida.

Caso você esteja na Cachoeira da Roncadeira, poderá fazer um trajeto de quase 9 km até Evilson.

12. Cachoeira do Prata

Cachoeira da Prata
Fonte: jardim (Flickr)

Antes de fechar a nossa lista de cachoeiras do Jalapão, inclua em seu roteiro de viagem uma passadinha na Cachoeira do Prata, a 27 km de São Félix.

Para chegar lá, é indispensável o uso de veículos 4×4 devido às condições das estradas – o que não é surpresa para quem já conhece o destino.

A cachoeira fica dentro do Parque Nacional das Nascentes do Rio Paranaíba e, embora muito bonita, a sua força d’água impede banhos.

Por outro lado, há um poço acima da Cachoeira do Prata para os turistas tomarem banho, mas é preciso percorrer 155 metros para conseguir acessar.

A vantagem aqui é que não há cobrança de taxa nem controle na entrada. Isso significa que, durante o horário de funcionamento (das 8h às 18h), as pessoas poderão permanecer no local pelo tempo que quiser.

13. Prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Agora sim, para finalizar, temos um atrativo que não é bem uma cachoeira, mas está muito próximo da Cachoeira da Velha.

Trata-se da Prainha do Rio Novo, um cenário paradisíaco que já apareceu no filme “Deus é Brasileiro”, ideal para quem quer relaxar e tomar o banho que a cachoeira não permitiu.

De águas calmas, o local é um dos mais comuns a fazer parte do roteiro de viagem de muita gente. O Rio Novo é um dos poucos rios do mundo a contarem com água potável. Ali, você vai poder praticar atividades radicais, como boia cross e rafting.

Nesse sentido, vale a pena incluir a Prainha do Rio Novo quando você visitar a Cachoeira da Velha.

Visite as melhores cachoeiras do Jalapão com a DiegoTour!

Deu vontade de conhecer todas essas cachoeiras do Jalapão, não é?

Afinal, águas cristalinas, vegetação abundante, temperatura agradável – tudo isso torna a viagem muito melhor, ainda mais quando os destinos possuem boa estrutura, certo?

E se o acesso é difícil, o que você encontra depois é exatamente o que você precisa: aventura, admiração e descanso, tudo ao mesmo tempo.

Sem contar que você não vai ao Jalapão só para admirar ou tomar banho de cachoeira, concorda?

Entre São Félix do Tocantins, Ponte Alta e Mateiros há muito o que explorar no Jalapão, como as dunas de areia, os famosos fervedouros e os artesanatos feitos de capim dourado, da comunidade Quilombola.

Sim, a sua viagem ao leste do Tocantins será inesquecível. Se você tem alguma dúvida de que as cachoeiras do Jalapão são os atrativos perfeitos para você, entre em contato conosco e viva essa aventura!

Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e ajudá-los a ter uma viagem incrível também?

Bons momentos aguardam você no Jalapão!

FAQ

Quantas cachoeiras tem no Jalapão?

Mostramos 13 cachoeiras do Jalapão neste conteúdo, entre as quais estão as mais preferidas e outras com acesso difícil, mas há muitas outras cachoeiras na região.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!