Camp Korubo

Acampar no Jalapão: Saiba Tudo Sobre Camping no Jalapão

Acampar no Jalapão é uma das atividades quase obrigatórias para quem curte acampamento e, claro, quer desfrutar das belezas desse pedacinho do Brasil.

Para quem nunca acampou na vida ou para quem já tem experiência com campings, o acampamento no Jalapão é diferente – e maravilhoso!

Nessa região, ninguém precisa ter receio de levantar barraca no meio de um cenário que desconhece, pois acampar no Jalapão é seguro e divertido.

Além de fugir dos tradicionais campings – e de algumas furadas também –, as áreas de camping no Jalapão são muito bem estruturadas.

Para entender melhor como funciona o acampamento no Jalapão, preparamos um guia sobre acampamentos nessa região de Tocantins.

Nem pense em fazer check-out sem curtir um camping no Jalapão!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Por que acampar no Parque Estadual do Jalapão é diferente?

Parque Estadual do Jalapão
Fonte: Gabriel Castaldini

Abrir uma barraca e acampar em um parque, floresta ou no meio de um cenário desértico é tudo que um bom aventureiro adora.

Porém, nem todos os lugares têm a segurança que o passeio exige – diferente de acampar no Jalapão.

Então, se você procura por um destino de ecoturismo, no meio do Cerrado brasileiro e entre dunas de areia deslumbrantes, o Jalapão é o lugar perfeito.

Primeiramente, saiba que o Jalapão é, na verdade, um parque estadual localizado em Tocantins, a 250km da capital Palmas.

As cidades que servem de base para o Jalapão são Mateiros, Ponte Alta de Tocantins e São Félix do Tocantins.

A região possui muitos atrativos, como o artesanato com capim dourado, fervedouros, cachoeiras e monumentos, como a Pedra Furada, mas também é palco de acampamento.

Diferente de muitas áreas de camping no Brasil, os aventureiros podem se sentir em uma verdadeira hospedagem de luxo – ainda que seja um camping.

É claro que isso vai depender de quem oferece o serviço de acampamento no Jalapão, mas de um modo geral, acampar no parque tem muitas vantagens. Veja nos próximos tópicos!

Quais as áreas de camping no Jalapão?

Algumas agências de turismo montam acampamento no Jalapão, próximo de atrações famosas, como o Rio Novo, um dos lugares com água potável.

A vantagem é ficar próximo de atividades imperdíveis, como fervedouro do Ceiça, Cachoeira da Velha, Dunas do Jalapão e Canoagem no Rio Novo.

É claro que, a depender do serviço de camping, é possível incluir muito mais atrativos, entre praias e trilhas, além de estender o passeio para as Serras Gerais, por exemplo.

Algumas empresas podem oferecer acomodações com wi-fi, café da manhã, entre outros serviços, tanto em Mateiros como em São Félix do Tocantins.

Uma das empresas que oferecem um serviço de camping diferenciado é o Safari Camp Korubo que vamos conhecer a seguir.

Acampamento no Jalapão com Safari Camp Korubo

Quem gosta da ideia de acampar, mas não quer levar sustos durante o passeio, uma das melhores opções é contratar o serviço do Safari Camp Korubo, no Jalapão.

O serviço é de glamping, isto é, acampamento de luxo.

Isso significa que a barraca estará lá, a sensação de acampar no Parque Estadual do Jalapão também, mas tudo com mais conforto, estrutura e requinte, como se fosse uma acomodação de hotel.

Par exemplo, você não precisa sair no meio do mato para fazer suas necessidades – como o aventureiro raiz.

Com o Safari Camp Korubo você tem uma barraca com pia, vaso sanitário e cabines com chuveiro que preservam alguma privacidade.

Além disso, a água que sai do chuveiro não é sempre gelada, não. É possível contar com a água quente graças ao aquecimento solar.

Não é tudo de bom?

Acampamento no Jalapão ao estilo militar com Safari Camp Korubo

Para quem achou que acampar no Jalapão seria ficar na sombra e água fresca durante as férias, temos algo a dizer: o passeio é totalmente militar.

Ou seja, os viajantes devem cumprir horários de acordo com o roteiro e, assim como no Exército, as pessoas são acordadas pelos guias com o cumprimento e o número da barraca.

O militarismo segue para o horário das refeições, onde todos almoçam ou jantam juntos para apreciar os sabores da cozinha do Cerrado.

Uma coisa é certa: os pratos são excelentes e você ainda pode reservar junto ao pacote uma opção de comida, como vegetariana, por exemplo.

O transporte também é a cara do Exército, a julgar pelos carros que utilizam para percorrer mais de 500 km em estradas de terra ou areia.

Como são as estradas para o acampamento no Jalapão?

Falando em transporte e estradas, a região do Parque Estadual de Jalapão não é famosa pelos seus percursos.

As estradas são péssimas e ficam piores ainda durante a estação seca, quando a areia está mais fofa e há o risco de atolar.

Mas calma, não vá pensando em desistir!

Por sorte, as agências que montam acampamento no Jalapão estão preparadas para essa falta de estrutura na região.

Pelo menos, ainda que a hospedagem seja de luxo, o trajeto é bruto, bem a cara do aventureiro raiz.

Percorrendo as estradas em péssimo estado com veículos 4×4, os guias têm experiência de sobra para promover uma grande aventura de camping.

E tudo na base de um lanchinho, porque ninguém é de ferro, não é?

Vantagens de acampar no Jalapão

Acampar no Jalapão não é apenas montar barraca e desfrutar do que a natureza pode te dar; acampar no Parque Estadual do Jalapão é ter a certeza de aproveitar muitas atrações na região com toques de aventura.

Algumas agências de turismo podem oferecer pacotes que vão além de um acampamento e incluírem também acesso aos principais atrativos do Jalapão.

Conheça alguns deles, a seguir.

Fervedouro da Korubo

Fervedouro da Korubo
Fonte: Savio Capelossi

Também chamado de Soninho, o Fervedouro da Korubo é de uso exclusivo para os clientes da Korubo.

Trata-se de nascentes de rios – como todo fervedouro – em que a água surge com tamanha força para impedir que as pessoas se afundem.

No caso da Korubo, a força d’água é maior, sendo uma excelente alternativa para levar crianças para acampar no Jalapão.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fonte: Manoel Rebello

Se não há estrutura na maioria das atrações do Parque Estadual do Jalapão, o mesmo não se pode falar do Fervedouro Bela Vista.

Esse é o maior fervedouro do Jalapão e com boa infraestrutura para receber os visitantes de qualquer parte do Brasil. Uma excelente experiência de viagem.

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello

Outro fervedouro que pode acompanhar o pacote de acampamento no Jalapão é o Fervedouro do Ceiça.

Ainda que não tenha banheiro nem restaurante, esse é um dos fervedouros mais famosos do Jalapão.

Localizado em Mateiros, aqui os viajantes vão se deparar com um cenário cênico, repleto de bananeiras e com maior ressurgência (pressão da água para impedir o corpo de afundar).

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil

Com 20 metros de queda d’água, a Cachoeira da Velha surpreende com o seu tamanho – é a maior do Parque Estadual do Jalapão – e é um dos melhores atrativos da região de Tocantins.

A história envolta do nome da cachoeira, segundo relatos, é porque o espírito de uma senhora que gostava muito das águas, permanece ali. Verdade ou não, o local é deslumbrante.

Cânion Sussuapara

Cânion Sussuapara
Fonte: Sílvia do Nascimento

A 20 km da Ponte Alta de Tocantins, em um local onde era coberto por água, ficam os paredões de 25 metros de profundidade do Cânion Sussuapara.

Ali, escondidos do sol, os viajantes têm uma área mais fresca para fugir do calor do estado, uma vez que os paredões impedem a luz solar de entrar pelas frestas do cânion.

Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga
Fonte: Lonely Planet Brasil

Um dos lugares interessantes para acampar no Jalapão é na Cachoeira da Formiga, excelente atrativo para tomar um banho.

Pertencente aos remanescentes de quilombolas, a Cachoeira da Formiga possui água cristalina, de cor esmeralda e diversas formas de aproveitar.

Por exemplo: nadar na piscina natural, contemplar a natureza da floresta, rica em vegetação nativa, entre outras.

Mirante da Serra do Espírito Santo

Mirante da Serra do Espírito Santo
Fonte: Sílvia do Nascimento

Depois de encarar uma trilha, os viajantes podem admirar o Parque Estadual do Jalapão a partir do Mirante da Serra do Espírito Santo.

A Serra fica ao lado das Dunas do Jalapão e é responsável pela sua formação. Isso porque as dunas são resultadas da erosão provocada pelo vento nas rochas da Serra.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti

Pedra Furada é uma das belezas naturais do Jalapão, com seu monumento de rochas e uma área “furada” para contemplação da natureza.

Localizada a 35 km da cidade de Ponte Alta de Tocantins, a atração atrai visitantes por conta do pôr do sol que dá para assistir através do “furo” da pedra.

Além disso, o local ficou famoso por ser um dos cenários da novela global “O Outro Lado do Paraíso”.

Lagoa do Japonês

Lagoa do Japonês
Fonte: Sergio Schvezov

Apesar de pertencer às Serras Gerais, a Lagoa do Japonês sempre aparece nos pacotes de viagens para o Jalapão.

Aqui, o visitante vai encontrar um lago de cor esverdeado, enquanto a gruta tem água cristalina e azulada. É também um bom lugar para acampar no Jalapão.

Conheça a DiegoTour e adquire seu pacote para acampar no Jalapão!

Veículos 4×4, alimentação, hospedagem, passeios incríveis e uma logística impecável – é isso que você terá com a agência de turismo DiegoTour.

Se você pretende montar um roteiro para o Parque Estadual do Jalapão, a melhor forma de fazer isso sem se estressar é contratando um pacote de viagem com a DiegoTour.

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

FAQ

Tem como acampar no Jalapão?

Sim, há muitas áreas de camping no Jalapão, como na região de Mateiros e na Ponte Alta do Tocantins. O ideal é contratar o serviço direto com uma agência de turismo.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!