Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho, no Jalapão: Vale a Pena? Prós e Contras

O Fervedouro do Buritizinho é um dos principais fervedouros do Jalapão, apresentando muitos diferenciais em relação aos atrativos similares da região.

Quer saber tudo sobre a atração, seus prós e contras e se vale a pena a visita? Então, continue acompanhando o conteúdo!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

O que são fervedouros?

Antes de conhecer o Fervedouro do Buritizinho, é importante entender realmente o que são esses atrativos tão comuns no Jalapão.

Nesse caso, é possível entender um fervedouro com uma nascente subterrânea de rio, que cria uma piscina natural ao chegar à superfície.

O nome característico dessa ressurgência, apesar do que possa parecer, não remete às águas termais, mas sim à sua pressão.

Ao chegar no solo, o rio cria uma densa camada de água e areia solta, que impossibilita afundar na piscina.

É uma experiência realmente única e segura, que faz do Jalapão um paraíso ainda mais atrativo.

Felizmente, o que não faltam são alternativas de fervedouros pela região, apesar de apenas cerca de 20 estarem abertas ao público. Dentre eles, o Fervedouro do Buritizinho.

Conheça o Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

O Fervedouro do Buritizinho é um dos grandes destaques entre os fervedouros do Jalapão e conta com diferenciais importantes.

Localizado em Mateiros/TO, o local chama a atenção por ser o menor entre todos, além de sua piscina natural com um formato similar a uma gota.

Outro diferencial é que se trata de uma das únicas ressurgências com pedras ao fundo, o que dá um charme todo especial ao cenário.

Apesar de pequeno, o Buritizinho conta com uma pressão de água consideravelmente baixa, tornando os banhos mais tranquilos.

Essa característica acaba tornando a água bem mais cristalina e com pouca areia, dando destaque ao seu tom azul turquesa.

A profundidade da piscina também é maior que em outras opções similares, tornando os mergulhos um diferencial do lugar.

Atualmente, a estrutura do local é outro ponto positivo a se destacar, uma vez que, além das escadarias de acesso à água, a propriedade onde está o fervedouro é equipada também com uma pousada, restaurante e áreas de camping.

Além disso, a proximidade com o Rio Formiga garante outras aventuras, desde trilhas até boia cross e banhos revigorantes no rio.

Onde fica e como chegar ao Fervedouro Buritizinho?

Como mencionado, o Fervedouro do Buritizinho fica localizado na zona rural da cidade de Mateiros, que é o principal município turístico do Jalapão.

O atrativo está a cerca de 29 km de distância da sede da cidade, com acesso através da TO-110, em via de estrada de terra, sentido São Félix do Tocantins.

Os carros chegam até o receptivo do local e resta apenas uma caminhada de 300 metros até a ressurgência.

Vale lembrar que o Jalapão é um tipo de circuito turístico, com os visitantes saindo de Palmas, passando por Ponte Alta, Mateiros, São Félix e retornando para Palmas ao fim da viagem, fazendo o contorno do parque estadual.

Assim, a chegada ao Fervedouro do Buritizinho tende a acontecer no meio do roteiro, com diversas atrações para curtir nos dias anteriores.

Características e estrutura da atração

Capacidade de banhistas

Por ser pequeno, o Fervedouro Buritizinho não conta com uma capacidade tão grande de banhistas.

Assim, apenas 6 pessoas podem se banhar por vez no local, enquanto a média nos demais fervedouros chega a 10 banhistas em cada turno.

A depender da demanda, isso pode acabar levando a um pouco de espera, mas o tempo pode ser muito bem aproveitado nos banhos de rio ao lado.

Proximidade com o Rio Formiga

Rio Formiga
Fonte: Isaias Junior (Flickr)

Assim como outros fervedouros, como é o caso do Encontro das Águas, o Buritizinho é realmente muito perto de um trecho do Rio Formiga.

Por isso, quem conhece a atração tem a oportunidade de se aventurar em outras atividades, seja nos banhos revigorantes de suas águas, no bóia cross ou no balanço que fica nas árvores ao lado da margem.

Pousada e restaurante

Tendo sido construído recentemente, o Fervedouro do Buritizinho também entra para a lista de atrativos com pousadas próprias, como é o caso da Pousada Bela Vista e Pousada Por Enquanto.

Isso garante uma maior comodidade para quem viaja pela região, uma vez que dá para se hospedar por lá mesmo e curtir inclusive os banhos noturnos na ressurgência.

E o restaurante, é claro, contribui diretamente para essa facilidade turística, complementando a estadia no local.

Área de camping e trilha

Além da pousada, a organização do Buritizinho conta ainda com uma área de camping para quem prefere esse tipo de acomodação.

E as opções de trilhas locais são também um atrativo à parte, com 4 km de caminhada.

Valores das atividades no Fervedouro do Buritizinho

Por ser uma área de propriedade particular, assim como praticamente todos os demais fervedouros do Jalapão, é preciso pagar para se banhar na ressurgência e usufruir das demais comodidades e atividades do local:

  • Entrada no fervedouro – 15 reais por pessoa;
  • Bóia-cross – 10 reais por pessoa;
  • Almoço – 35 reais por pessoa.

Prós e contras do Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho
Fonte: Cristina Kazumi Teranishi (Flickr)

Pontos positivos

O Fervedouro Buritizinho é um atrativo bem diferenciado das demais ressurgências da região e garante momentos incríveis na visita. Seus prós são:

  • Águas cristalinas, de cor azul turquesa;
  • Pedras no fundo, dando um visual diferente ao local;
  • Maior profundidade da piscina natural, facilitando os mergulhos;
  • Boa estrutura local, uma vez que há um restaurante, pousada e área de camping;
  • Proximidade com o Rio Formiga, dando mais opções de atividades, como o bóia cross;
  • Acesso facilitado, já que fica bem próximo da estrada;
  • Vegetação, natureza ao entorno e fervedouro de beleza natural única.

Pontos negativos

  • A pressão da água não é das maiores, o que pode decepcionar quem está em busca de uma experiência mais atrativa;
  • Por ser pequeno e possuir uma capacidade de 6 banhistas por vez, pode haver um tempo de espera por vaga, principalmente na alta temporada.

Vale a pena conhecer o Fervedouro do Buritizinho?

Sem dúvidas, vale muito a pena conhecer o Fervedouro do Buritizinho.

Afinal, é realmente uma opção mais diferente de ressurgência e que possui uma qualidade incrível de banho.

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e ajudá-los a ter uma viagem incrível também?

Bons momentos aguardam você no Jalapão!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!