Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira, Jalapão: Como Aproveitar o Passeio?

Quer saber como aproveitar o passeio pela Cachoeira da Roncadeira, no Jalapão? Então, chegou ao lugar certo!

Localizada em Taquaruçu, zona de acesso ao Parque Estadual do Jalapão, Tocantins, a Cachoeira da Roncadeira chama a atenção por seu tamanho e beleza: são 70 metros de altura e uma estrutura natural encantadora.

Por isso, também pela facilidade de acesso, é um ponto de parada quase obrigatório para os visitantes, seja na ida ou no retorno do Jalapão.

Outro grande diferencial do atrativo é que ela faz uma dobradinha com a Cachoeira do Escorrega Macaco, que fica a menos de 100 metros de distância da queda d’água.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Conheça a Cachoeira da Roncadeira, em Taquaruçu 

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Edvard Pereira (Flickr)

Um dos grandes diferenciais do Parque Estadual do Jalapão, em relação a outros pontos turísticos do Brasil, é que ele é cercado de diversas outras regiões turísticas, que complementam muito bem a viagem.

Esse é o caso de Taquaruçu, um distrito da cidade de Palmas, capital do Tocantins, onde está a Cachoeira da Roncadeira.

Por ser um ponto de acesso ao Jalapão e contar com atrativos belíssimos, o distrito também faz parte de muitos roteiros turísticos pela região.

E a Roncadeira, nesse caso, é o grande destaque e um dos principais pontos turísticos de Taquaruçu.

O acesso à queda d’água fica ao lado da estrada que liga Palmas ao Jalapão, restando apenas uma pequena trilha até a cachoeira.

No trajeto, como mencionado, os visitantes ainda podem aproveitar para observar a Escorrega Macaco, outro atrativo importante da região.

Características da Cachoeira da Roncadeira

A relevância do atrativo deve-se em grande parte pela própria altura da queda d’água, que chega aos 70 metros.

Além disso, a própria formação do local é belíssima, com paredões de rochas e a mata nativa complementando o cenário.

Abaixo da queda há uma piscina natural, formada pelas águas da cachoeira, onde é possível banhar-se tranquilamente.

Vale lembrar que, assim como em toda a região do Jalapão, as águas das cachoeiras e rios são mais frias, mas esse não é um ponto negativo.

Afinal, a região é famosa por seu calor intenso durante todas as épocas do ano, e nada melhor do que uma água mais fria para fugir dessas altas temperaturas.

No caso da Cachoeira da Roncadeira, os banhos são realmente um grande destaque, podendo acontecer de várias formas.

A própria estrutura natural do atrativo forma pontos rasos e mais profundos no lago, propícios para mergulhos e banhos seguros.

Outro destaque é que dá para passar por trás da queda d’água e contemplar o atrativo por um ângulo totalmente novo.

Complementando a aventura, os visitantes podem ainda optar pela prática do rapel na cachoeira, uma atividade totalmente diferenciada da Roncadeira.

Onde fica e como chegar à Cachoeira da Roncadeira?

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Paulo Scheunemann (Flickr)

Como mencionado, a Cachoeira da Roncadeira fica localizada no distrito de Taquaruçu, que pertence a Palmas.

Ao todo, são apenas 38 km de distância da capital do estado, com acesso direto através da TO-030, estrada que faz a ligação inicial entre Palmas e o Jalapão.

O trajeto é inteiramente asfaltado, o que é um diferencial importante, já que as estradas da região são majoritariamente de terra.

O acesso à cachoeira em si, além do trecho pela TO, conta com uma pequena trilha, a partir do receptivo do local, que fica bem ao lado da estrada.

Após curtir o atrativo, os visitantes seguem para o município de Ponte Alta do Tocantins, porta de entrada para o Jalapão, que fica a cerca de 118 km de distância, através da TO-030 e da TO-130, o que torna o acesso por Taquaruçu um dos mais recomendados.

Receptivo e trilha de acesso a cachoeira

Para seguir até a Cachoeira da Roncadeira, é preciso parar o carro no receptivo da atração, ao lado da estrada.

O local conta com boa estrutura e oferece áreas para estacionamento, loja de conveniência, banheiros e até mesmo um pequeno restaurante/lanchonete.

Vale lembrar que, por estar localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental de propriedade privada, é preciso pagar pelo acesso ao atrativo. Atualmente, a entrada custa cerca de R$ 18,00.

Outro ponto importante é que não é permitida a entrada com comida dentro da APA, a fim de manter a área devidamente preservada.

Do receptivo até a cachoeira, a trilha é de cerca de 1,5 km, totalizando 3 mil metros de caminhada, somando os percursos de ida e volta.

No geral, o grau de dificuldade do acesso é baixo, uma vez que a parte mais íngreme conta com uma escadaria, facilitando o deslocamento.

Todo o trajeto acontece em meio à mata da reserva, deixando o caminho muito bem sombreado.

A trilha é a oportunidade perfeita, também, para observar com calma a natureza e se encantar com a beleza das árvores e pássaros que habitam o local.

Antes da chegada a Cachoeira da Roncadeira, aliás, há ainda a contemplação da Cachoeira Escorrega Macaco, que complementa o passeio.

Cachoeira Escorrega Macaco

Cachoeira Escorrega-Macaco
Fonte: Paulo Scheunemann (Flickr)

Fazendo dobradinha com a Roncadeira, a Escorrega Macaco é um diferencial importante para o passeio, embora não seja a atração principal.

Trata-se de uma queda d’água de 50 metros de altura, com uma formação encantadora.

Mas, infelizmente, atualmente a atração não é aberta para banhos, uma vez que não oferece a segurança necessária aos visitantes.

Na área do atrativo há muitas pedras escorregadias, que já foram a causa de alguns acidentes, o que levou ao fechamento do acesso.

Entretanto, como está bem próximo à trilha, dá para observar com clareza a cachoeira e, claro, se deslumbrar com a beleza do local.

Quanto ao nome diferente, por assim dizer, ele não se deve às pedras escorregadias, mas sim a um tipo de trepadeira que existe na região.

A planta sai do solo até o topo das árvores e os macacos aproveitam a formação para escorregar rapidamente até o chão.

Rapel na Cachoeira da Roncadeira

Rapel na Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Tatiane Lamarca (Flickr)

Além dos banhos revigorantes, os visitantes mais aventureiros podem optar pela prática do rapel na Cachoeira da Roncadeira.

Essa é uma forma bem interessante de complementar o passeio e observar toda a complexidade do atrativo por um ângulo diferente.

Sem falar, é claro, que o rapel sempre garante boas emoções na descida, principalmente na Roncadeira, que tem 70 metros de altura.

Um ponto importante, e que vale lembrar inicialmente, é que a atividade é opcional e apenas os interessados participam.

Trata-se também de um serviço pago, sendo preciso desembolsar R$ 130 para a empresa responsável pela organização.

O rapel segue justamente a extensão da queda d’água, sendo preciso fazer uma caminhada um pouco íngreme até a parte de cima da cachoeira.

A atividade é de nível moderado e pessoas a partir de 12 anos já conseguem participar tranquilamente.

Todos os participantes recebem os equipamentos básicos de segurança e a descida demora cerca de 15 minutos.

Outras cachoeiras que vale a pena conhecer em Taquaruçu

Cachoeira do Evilson
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

O turismo em Taquaruçu é bastante ativo, devido à proximidade com Palmas. Além disso, o distrito tem um apelo cultural importantíssimo, sendo um dos mais relevantes da região da capital.

Quem conhece o Jalapão quase sempre dedica uma parte do roteiro para uma passadinha em uma de suas cachoeiras, que são a atração principal.

Ou seja, não é apenas a Cachoeira da Roncadeira que faz sucesso entre os visitantes. Há muito mais para explorar por essa área da capital, como:

  • Cachoeira do Evilson – conta com uma queda d’água de 25 metros de altura e um paredão incrivelmente bonito, devido à sua forma de meia-lua, coberto de musgos e samambaias;
  • Cachoeira de Taquaruçu – se diferencia das demais quedas por seus paredões diagonais e sua piscina natural gigantesca e de águas calmas. Além disso, fica a apenas 200 metros da TO-030, com acesso simples;
  • Cachoeira da Arara – encanta por sua queda de 30 m de altura e uma estrutura repleta de cipós, descendo ao lado da água. Seu diferencial, no entanto, fica por conta de uma pequena gruta, localizada por baixo da cachoeira;
  • Cachoeira Vai Quem Quer – é o grande destaque do Vale Vai Quem Quer, sendo uma das mais relevantes cachoeiras de Taquaruçu. É um ponto ideal para banho, com uma queda de 4 metros de altura, caindo em camadas, que foram uma piscina natural de águas cristalinas.

Preparado para conhecer a Cachoeira da Roncadeira?

Como foi possível observar, a Cachoeira da Roncadeira é um atrativo realmente muito importante de Taquaruçu, Palmas, e que completa muito bem o roteiro pelo Jalapão.

Seja ainda na ida ou já no retorno para o parque estadual, vale muito a pena dedicar algumas horas para conhecer a queda d’água.

A depender do roteiro, torna-se bastante atrativo ainda visitar outras atrações do distrito, que é repleto de locais belíssimos.

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

FAQ:

Quantos metros tem a Cachoeira da Roncadeira?

A Cachoeira da Roncadeira, em Taquaruçu (Jalapão), mede 70 metros de altura e encanta por sua beleza, estrutura natural, qualidade dos banhos e também pela possibilidade da prática do rapel, além da proximidade com a Cachoeira Escorrega Macaco.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!