Morro da Cruz

Morro da Cruz no Jalapão: Saiba Tudo Sobre o Local

Você já ouviu falar sobre o Morro da Cruz no Jalapão?

O atrativo, que fica no Estado do Tocantins, e mais especificamente na cidade de Ponte Alta do Tocantins, tem despertado a curiosidade de inúmeros turistas, e hoje vamos te explicar o porquê.

Portanto, vamos descobrir por que o local é uma ótima opção para visitar durante sua viagem ao Jalapão.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Morro da Cruz no Jalapão: conheça o atrativo que fica em Ponte Alta do Tocantins 

Morro da Cruz
Fonte: Cassandra Sarmanho de Deus (Flickr)

O Morro da Cruz é uma das mais visitadas atrações do Jalapão. Aliás, não confundir com o Morro Solto (também chamado de Morro do Perdido).

O local é uma enorme montanha com 170 metros de altura.

O atrativo, que também é conhecido pelo nome de Morro do Chapéu, costuma servir como ponto de orientação, por meio do qual os diversos exploradores e turistas conseguem se orientar e organizar melhor seus passeios pelo Jalapão.

Conheça a seguir mais detalhes e algumas curiosidades sobre o Morro da Cruz.

Morro da Cruz no Jalapão: a origem do nome

O atrativo, embora possua um formato que se assemelha bastante a uma cruz, possui esse nome devido a um antigo cemitério que existia na sua base.

No começo era conhecido como Morro das Cruzes, e no cemitério em sua base eram enterradas todas as pessoas que faleciam nos povoados próximos.

Uma antiga tradição 

Conversando com os moradores mais antigos da região, é possível ouvir diversas histórias sobre o antigo costume de enterrar os mortos ao pé do Morro da Cruz.

Muitos deles contam, por exemplo, que não existia caixões nessa época, e que as pessoas que faleciam eram trazidas num tipo de rede feito com couro de boi.

Após embalados na rede, o morto era conduzido pelas pessoas das distintas cidadezinhas até o local do repouso final. 

A maior montanha do Jalapão: uma visão inesquecível feita a partir da Pedra Furada

Morro da Cruz
Fonte: theycallmethewanderer (Flickr)

Outra curiosidade bem interessante sobre o Morro da Cruz é que a atração ostenta o status de ser a maior montanha de todo o Jalapão, o que rede incríveis fotos.

Toda sua grandiosidade pode ser constatada, por exemplo, quando os visitantes se encontram bem próximos do local, ou ao avistar o Morro da Cruz diretamente da Pedra Furada, outro atrativo bem conhecido no Jalapão.

Morro da Cruz atualmente 

Hoje em dia, muitas dessas antigas cruzes acabaram sendo consumidas por incêndios, que infelizmente costumam ser comuns na região durante os períodos mais secos.

Mesmo assim, dentre os moradores das redondezas, há quem ainda faça suas visitas para prestar homenagens aos entes queridos e fazer orações em favor das almas de todos aqueles que ainda descansam nos túmulos feitos de pedras amontoadas.

O que fazer no Morro da Cruz?

O atrativo possui como principal característica ser um lugar de extrema beleza para contemplação.

Afinal, além da forma e cores que marcam o Morro da Cruz, algumas aves, como periquitos e araras, usam suas fendas como esconderijos ou local para procriação.

É possível praticar escalada no Morro da Cruz?

Atualmente é proibido escalar o Morro da Cruz.

Seu alto índice de inclinação e a possibilidade de desprendimento das pedras fazem o local ser considerado perigoso para esse tipo de atividade.

Onde fica?

O Morro da Cruz está localizado na região conhecida como Jalapão, no estado do Tocantins.

Para chegar até o atrativo, é necessário se deslocar até a cidade de Ponte Alta do Tocantins e, a partir de lá, percorrer cerca de 25 km. Saindo de Palmas, capital do Tocantins, o trajeto é mais ou menos de 150 km.

Quando ir?

A melhor época para conhecer o Morro da Cruz é entre maio e outubro, período mais seco do ano no Jalapão.

Nesse período, recomendamos ainda os meses entre junho e setembro como os mais interessantes para conhecer as atrações.

Onde ficar?

Quando se viaja ao Jalapão, devido à distância entre as atrações e diversas cidades que fazem parte do circuito, é recomendado utilizar cidades base para auxiliar a logística e planejamento do roteiro de viagens.

Assim, para quem pretende conhecer o Morro da Cruz e as atrações mais próximas, o ideal é fazer hospedagem nas cidades de Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.

Sobre as refeições

Durante sua visita ao Morro da Cruz e atrações próximas, as refeições podem ser feitas nos pontos de paradas pré-determinados durante o dia e nas pousadas durante a noite. 

O que levar?

Ao viajar para o Jalapão para curtir o Morro do Chapéu ou outras belezas e atrações da região, é necessário um certo planejamento sobre o que levar na mala, para evitar qualquer contratempo que possa aparecer.

Dentre os itens considerado essenciais, recomendamos que você leve com você para a viagem:

  • Roupas leves e fáceis de trocar
  • Roupas de banho e toalha de secagem rápida 
  • Calçados leves e chinelos
  • Chapéu, boné e óculos de sol
  • Protetor solar, repelente e hidratante
  • Mochila de ataque

Um pouco mais sobre o Jalapão 

Dunas do Jalapão
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

O Jalapão é uma das principais unidades de conservação do Brasil e fica localizado na porção leste do Tocantins.

Dentro de uma área com mais de 158 mil hectares, o viajante irá se deparar com diversos tipos de atrações turísticas, como fervedouros, cachoeiras, praias de água doce, dunas, rios, mirantes e cânions.

Embora existam períodos mais interessantes para você planejar sua viagem ao Jalapão, saiba que todas essas atrações se encontram disponíveis durante todo o ano.

Por isso, quando você for conhecer o Morro da Cruz, inclua no seu roteiro também os outros atrativos que se encontram próximos, como a Pedra Furada, as Dunas do Jalapão, o Morro Perdido, a Prainha do Rio Novo ou a Cachoeira da Velha.

Sua experiência será ainda mais completa.

Vale a pena conhecer o Morro da Cruz no Jalapão?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Morro da Cruz, mais um dentre os diversos atrativos imperdíveis do Jalapão, sabe que vale a pena incluir o local no seu roteiro de viagens.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil e relevante. Se você achou que sim, compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais.

E se você precisa de ajuda para montar seu roteiro dos sonhos e planejar toda a sua viagem, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp para saber mais sobre os pacotes de viagem da DiegoTour.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!