Parque Estadual do Jalapão

Pontos Turísticos do Jalapão: Lugares e Atrativos Incríveis

Que tal, nas suas próximas férias, você se programar para conhecer os melhores pontos turísticos do Jalapão?

As principais atrações do Jalapão estão localizadas nas cidades de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Sendo assim, se você quer conhecer o Jalapão e não pretende deixar nenhum atrativo de fora, confira a seguir quais são os locais imperdíveis para você incluir no seu roteiro de viagem!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Melhores Pontos Turísticos do Jalapão: confira nossas recomendações

Desde cachoeiras incríveis até os fervedouros famosos, que são piscinas naturais onde você pode mergulhar sem afundar, o Jalapão está repleto de lugares memoráveis para você conhecer e se divertir.

Confira agora os principais atrativos dessa região.

Melhores pontos turísticos do Jalapão: as cachoeiras

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

A Cachoeira da Velha é considerada uma das principais atrações do Jalapão e costuma causar sensação entre os turistas devido ao seu tamanho e largura. 

Afinal, ao longo de seus 15 metros de altura e 100 metros de largura, o atrativo costuma atrair uma quantidade bem grande de praticantes de rafting.

Infelizmente, devido à força das suas águas, não é permitido banhos na cachoeira. Mas, isso não significa que observar sua magnífica queda d’água já não seja uma experiência e tanto!

Cachoeira da Cortina

Cachoeira da Cortina
Fonte: Carol G (TripAdvisor)

Se você vai viajar até o Jalapão, não pode deixar de conhecer um de seus principais cartões-postais: a Cachoeira da Cortina.

A Cachoeira está localizada em propriedade privada e seu acesso se dá por meio de uma trilha com 3.700 metros de extensão. 

Se quiser conhecer a parte de cima da cachoeira, a parte mais emocionante é se aproximar até a borda, com o auxílio de equipamentos de segurança, é claro.

Ao contrário da Cachoeira da Velha, aqui são permitidos banhos, por sinal, bem relaxantes e refrescantes.  

Se você não sabe o que fazer no Jalapão, a “terra do Capim Dourado”, essa, com certeza, é uma boa pedida!

Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

A Cachoeira do Formiga é bastante conhecida na região do Jalapão e, com certeza, você não pode deixar de conhecê-la.

O atrativo possui uma pequena queda d’água que forma uma piscina natural muito bonita e com a temperatura perfeita para você curtir seu banho.

A Cachoeira da Formiga, como também é chamada, também fica em propriedade privada e, para ter acesso às suas águas, é necessário pagar pelo ingresso.

Mas, atenção: devido à alta procura durante todo o ano, é preciso que você se atente principalmente durante a alta temporada e finais de semana, para que você não precise se deparar com a atração muito cheia de gente.

Melhores pontos turísticos do Jalapão: os mirantes

Mirante Serra da Catedral

Serra da Catedral
Fonte: ~~@|€~~pIraS (TripAdvisor)

O Mirante da Serra da Catedral recebeu esse nome por lembrar bastante a fachada de uma construção religiosa.

Ao chegar até o seu topo, é impossível não se emocionar diante do cenário imponente que nos é apresentado.

O atrativo está localizado entre os municípios de Novo Acordo e São Félix, e é necessário a contratação de um guia para te levar até a trilha principal do atrativo.

Mirante da Serra do Espírito Santo

Mirante da Serra do Espírito Santo
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

O Mirante da Serra do Espírito possui uma trilha íngreme e com certa dificuldade para chegar até o seu topo. Mas, felizmente, conta com um corrimão e diversos pontos de descanso ao longo da subida.

Para muitos, pode parecer um desafio, mas todo o esforço é recompensado quando se chega ao principal ponto do mirante.

Ali é possível observar e se encantar com a exuberante visão de todo o vale e do cenário de montanhas que se encontra nas proximidades.

E para que sua experiência seja ainda mais completa, o mais recomendado é sair bem cedinho para chegar ao local a tempo de contemplar o nascer do sol, uma das melhores visões que você terá durante sua viagem ao Jalapão.

Melhores pontos turísticos do Jalapão: os fervedouros

Fervedouro Macaúbas 

Fervedouro das Macaúbas
Fonte: Fervedouro das Macaúbas (TripAdvisor)

Para começar, temos o Fervedouro das Macaúbas, ainda pouco conhecido na região, mas que vai permitir um passeio mais tranquilo e menos concorrido.

Devido à baixa procura, é possível até que você possa aproveitar a atração por um tempo maior do que é permitido normalmente. Isso se não houver mais ninguém na fila, é claro.

Suas águas, de intensa tonalidade azul esverdeado, são uma ótima opção para você flutuar em meio a um cenário natural muito bonito.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fonte: Kátia Abreu (Flickr)

O Fervedouro Bela Vista possui águas de intensos tons de azul e é conhecido por estar entre os favoritos durante as viagens de turistas.

Ele é um dos mais profundos do Jalapão e, ao mesmo tempo, o que possui maior pressão das águas. Isso significa que você pode aproveitar sem medo de afundar, apesar da profundidade.

Um dos grandes diferenciais do Fervedouro Bela Vista é a existência de uma pousada bem próxima para você se hospedar.

E isso permite fazer uma visita noturna ao fervedouro e aproveitar uma experiência bastante diferente de mergulho durante sua visita aos melhores pontos turísticos do Jalapão.

Fervedouro Buriti

Fervedouro do Buritis
Fonte: Kátia Abreu (Flickr)

O Fervedouro Buriti, ou Fervedouro dos Buritis, é assim conhecido devido à alta quantidade de buritis que existem ao seu redor, e o atrativo está entre os mais visitados da região.

Sua capacidade máxima é de 20 pessoas por vez e, devido à alta concorrência, o tempo para permanecer nas águas do atrativo é de 20 minutos.

Suas águas, de incrível transparência, podem variar de cor, entre o verde e o azul, dependendo da hora do dia em que você for visitar o atrativo.

Fervedouro Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

O Fervedouro Buritizinho é um dos menores do Jalapão, mas nem por isso de menor beleza e encantamento.

Suas águas possuem tons de azul turquesa e, junto aos buritis que nascem ao seu redor, criam o cenário perfeito para sua flutuação e também para o registro de fotos muito bonitas.

Devido ao seu tamanho, a capacidade máxima é de apenas 6 pessoas por vez. Além disso, a flutuabilidade do Fervedouro Buritizinho é uma das menos fortes dos fervedouros do Jalapão.

No entanto, tudo é compensado pela experiência de conhecer e aproveitar esse maravilhoso passeio.

Melhores pontos turísticos do Jalapão: os Cânions

Sussuapara

Cânion Sussuapara
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

O Cânion Sussuapara, além de lindo e imponente, costuma ser o principal ponto de partida de muitos roteiros pelo Jalapão.

O local é famoso por sua lenda, que circula entre os nativos, de que o lugar possui uma certa magia e é capaz de realizar os desejos dos turistas que por ali passam.

Para que isso ocorra, durante a visita, é necessário pegar alguma das pedrinhas que se encontram espalhadas pelo chão, fazer seu pedido e inserir a pedrinha em uma das fendas no paredão do cânion.

Em relação aos paredões, eles possuem uma altura próxima dos 12 metros, todos cobertos por vegetação nativa.

Existe uma trilha que passa por dentro do cânion Sussuapara e que leva, ao seu final, até uma pequena cachoeira, bem gelada, para que o turista possa relaxar e minimizar as altas temperaturas que atingem a região do Jalapão.

Cânion Encantado

Cânion Encantado
Fonte: Alan C. (TripAdvisor)

Menos procurado que o Cânion Sussuapara, o Cânion Encantado está localizado nas Serras Gerais e garante uma visita mais tranquila da natureza local para quem pretende inclui-lo em seu roteiro de viagem.

É preciso se atentar apenas ao fato de que o lugar não recebe visita durante o ano todo, pois devido à época de muita chuva, a região fica um pouco perigosa e os passeios se mantêm fechados.

Para se chegar até o centro do Cânion Encantado existe uma trilha com 6.000 m de extensão, com uma descida inicial bastante íngreme. Mas nada que realmente atrapalhe ou seja motivo de preocupação durante o passeio.

Além disso, ao chegar no fim da trilha e se separar com os imponentes paredões de 70 metros e as quatro quedas d’água que formam o lago base do cânion, o turista irá perceber como valeu a pena a caminhada e visita ao atrativo.

Melhores pontos turísticos do Parque Estadual do Jalapão: as praias de água doce

Prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

A Prainha do Rio Novo, além de ser um ambiente bastante agradável, costuma ser usada como ponto de parada para refeições.

O atrativo está localizado bem próximo da Cachoeira da Velha e possui águas bem transparentes. Aliás, o Rio Novo ostenta o título de ser um dos poucos rios no mundo com água potável.

Ao mergulhar em suas águas calmas, é preciso se atentar ao fato de que algumas correntezas podem ser traiçoeiras. Por isso, ao entrar nas águas da Prainha do Rio Novo, esteja atento a esse fato.

Praia do Caju

Praia do Caju
Fonte: Adriana Füchter – Adriana Fuchter (Flickr)

A Praia do Caju é um destino turístico aberto recentemente no Jalapão, mas igualmente dotado de muitas belezas.

Além de poder aproveitar um delicioso banho nessa praia de água doce, o turista também pode contar com um bom serviço de infraestrutura, que conta com bar e restaurante, entre outras coisas.

Por ser um pouco mais afastada das outras prainhas do Tocantins, o número de visitantes é menor. Por isso, caso o que você esteja procurando seja um pouco de sossego, a Praia do Caju pode ser uma boa opção.

Melhores pontos turísticos do Jalapão: para observar o melhor pôr do sol

Arco do Sol

O Arco do Sol ainda é um atrativo pouco conhecido na região. A grande vantagem é que a concorrência é menor, portanto, sua visita pode ser feita com maior tranquilidade.

O local fica no município de Cidade de Almas e é um lugar extremamente belo para curtir o pôr do sol.

Morro Vermelho

Morro Vermelho
Fonte: Henrique Bente (Flickr)

Conhecido também como Morro do Gorgulho, as formações rochosas que compõem esse atrativo possuem formato que lembram chaminés gigantes.

Para chegar até o topo, a caminhada é bem fácil na maior parte do tempo. Além disso, nos locais mais íngremes, você pode contar com cordas de apoio, que irão auxiliar na subida.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Explora 4×4 (Flickr)

Dentre os belos locais para se curtir o pôr do sol, a Pedra Furada é a mais conhecida do Jalapão.

Essa rocha foi esculpida pelo vento durante séculos, originando o monumento que hoje se encontra na região.

Além de poder curtir o pôr do sol com uma visão incrível, do topo da Pedra Furada também é possível avistar o lindo cenário que compõe essa parte da região do Jalapão.

Dunas do Jalapão 

Dunas do Jalapão
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

As Dunas do Jalapão são um verdadeiro cartão postal da nossa lista, um dos locais mais incríveis para se conhecer no Jalapão. O atrativo tem como origem a erosão das serras que se encontram na região.

Assim, o local se parece bastante com um deserto, cercado por seus pequenos lagos e rios.

As areias douradas e toda a beleza do Cerrado que permeia essa região compõem um magnífico cenário, fazendo das Dunas do Jalapão uma parada obrigatória para o turista que se encontra na região.

Planejando sua viagem para conhecer cada ponto turístico

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão está localizado na porção leste do Tocantins e fica a cerca de 350 km da capital Palmas.

Como chegar até o Jalapão?

Saindo de Brasília, São Paulo ou Goiânia, é possível realizar um voo direto até Palmas e, de lá, fazer o restante do caminho até às cidades que compõem a região do Jalapão.

Para quem está saindo de outro estado, é necessário realizar uma conexão de voos.

Quantos dias para conhecer o Jalapão?

As visitas feitas no Jalapão costumam durar entre dois e sete dias. É claro que, com menos tempo, será possível conhecer apenas as atrações principais.

Por isso, o ideal é que se reserve ao menos cinco dias para que o passeio não fique corrido e você consiga conhecer um número maior de atrativos da localidade.

Qual a melhor época para conhecer o Jalapão ?

Apesar do Jalapão ser uma região que possa ser visitada em qualquer período do ano, os meses mais secos (entre maio e setembro) é a época mais indicada para curtir melhor os atrativos.

Como se locomover pelo Jalapão?

O mais indicado são os veículos 4×4, pois a maioria das estradas da região são de terra ou de areia.

O que levar para o Jalapão?

  • Roupas de banho e para trilhas
  • Calçados leves
  • Mochila
  • Protetor solar e repelente
  • Toalhas
  • Chapéu ou boné
  • Óculos de sol
  • Um casaquinho para as noites mais frias

Considerações finais

Dunas do Jalapão
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

E então, gostou de conhecer os principais pontos turísticos no Jalapão?

Tenha em mente que, além dos atrativos que apresentamos, há muito mais para conhecer, como o Fervedouro Encontro das Águas, a Cachoeira do Escorrega Macaco, o Fervedouro Rio Sono e a Lagoa do Japonês.

Se você precisa de ajuda para montar seu roteiro dos sonhos e planejar toda a sua viagem, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp para saber mais sobre os pacotes de viagem da DiegoTour.

FAQ

Quais os principais pontos turísticos do Jalapão?

Os principais pontos turísticos do Jalapão são a Cachoeira da Velha, o Mirante da Serra do Espírito Santo, o Fervedouro Bela Vista, o cânion Sussuapara, a Prainha do Rio Novo e as Dunas do Jalapão.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!