Dunas do Jalapão

Jalapão em Junho: Clima e 4 Atrações Para Curtir No Mês

Se você está pensando em aproveitar as férias escolares para conhecer o Jalapão em junho, não pode deixar de conferir esse post.

Afinal, antes de planejar qualquer viagem, é importante conferir quais são as condições climáticas para o período que você pretende viajar, a fim de que você saiba qual a melhor época para você.

E, no caso do Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, estamos falando de atrativos, principalmente, a céu aberto – aliás, que céu azul incrível!

É o caso das cachoeiras, fervedouros e trilhas no cerrado que você irá conhecer quando estiver lá, por exemplo.

Por isso, a interferência das condições climáticas é ainda maior na sua viagem. A depender da época, você pode encontrar desde uma chuva de meteoros, até queimadas.

Então, se você não quiser correr o risco de enfrentar nenhum problema durante os passeios, venha conferir como é o clima do Jalapão no mês de junho, além dos atrativos para incluir no seu roteiro de viagem.

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Como é o Clima do Jalapão em Junho?

Antes de saber como é o Jalapão, “terra do Capim Dourado”, no mês de junho, é importante mencionar que o Jalapão é dividido, basicamente, em dois períodos com características diferentes: a época seca e a época chuvosa.

No geral, as temperaturas se mantêm estáveis ao longo do ano, então você pode esperar por calor em qualquer data, afinal, estamos falando do Tocantins.

No entanto, as chuvas são mais intensas em um período do ano e mais escassas em outro, o que faz com que a dinâmica dos passeios seja diferente. Então, venha entender um pouco como funcionam essas duas estações no Jalapão.

Estação Chuvosa

O período das chuvas no Jalapão vai de outubro a abril, e coincide com a baixa estação na região. Aqui, o índice pluviométrico fica em torno dos 25omm por mês, tamanha a frequência e intensidade das chuvas.

Em razão disso, a maioria dos viajantes prefere fugir da chuva, já que elas podem atrapalhar a visitação a alguns pontos turísticos do Jalapão.

Em contrapartida, por não ser considerada a melhor época para ir ao Jalapão, os preços durante esse período costumam ficar mais baixos, o que faz com que algumas pessoas considerem que há um melhor custo benefício em viajar nessa época.

Outra vantagem é que as estradas também ficam em melhores condições, já que, nessa época, a chuva acaba compactando o solo.

Mas não se engane: mesmo com muita chuva, a sensação térmica ainda fica mais alta, pois a umidade tende a intensificar os efeitos da temperatura.

Tanto é que, durante o período de chuvas, as águas dos fervedouros e cachoeiras costuma ficar com uma temperatura mais quente, apesar de não ficar tão cristalina quanto no resto do ano.

Estação Seca

Por outro lado, a estação seca vai de maio a setembro, e é o período de alta estação no Jalapão.

Aqui, o preço para fazer uma expedição com uma agência de viagens fica mais caro, diante do aumento da procura pelos turistas.

Por outro lado, você praticamente não corre o risco de pegar chuva, o que é uma grande vantagem na hora de conhecer os fervedouros e cachoeiras.

E, apesar de ainda ser calor, o menor índice de umidade tende a aliviar o desconforto.

Por isso, se você está pensando em ir ao Jalapão no mês de junho, a sua viagem irá acontecer na “melhor época” para conhecer a região.

Então, venha conferir algumas experiências que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

4 Passeios para Fazer no Jalapão em Junho

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Apesar de junho estar no período conhecido como melhor época para ir ao Jalapão, é importante fazer uma ressalva: o parque do Jalapão abrange uma área enorme, com várias atrações espalhadas por sua extensão.

Isso significa que você precisará se locomover através das estradas, que normalmente não possuem as melhores condições. Além de serem estradas de terra, não há sinalização e nem sinal de celular ou WhatsApp.

E, no período de seca, a areia fica mais fofa, o que torna a viagem de carro um pouco mais difícil, já que o risco de atolar é maior.

Por isso, se você não quiser ter nenhuma dor de cabeça, não se esqueça de contratar uma agência de viagem para ir ao Jalapão. Assim, a empresa ficará responsável por resolver tudo para você.

Feita essa ressalva, também existem várias vantagens em conhecer o Jalapão no mês de junho, afinal, não é à toa que essa é considerada a melhor época para ir para lá.

Uma das principais vantagens, sem dúvidas, é que as águas dos fervedouros e cachoeiras estarão cristalinas, alcançando o auge de sua beleza.

Além disso, a chance de chuva é menor, então você poderá aproveitar tudo o que o Jalapão tem a oferecer.

Então, venha conferir algumas atrações que não podem ficar de fora da sua viagem!

Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

A Serra fica em Mateiros, bem próxima das Dunas do Jalapão. Esse passeio é uma ótima oportunidade para os viajantes que gostam de ter um contato mais próximo com a natureza e com um pouco de aventura.

Do alto do mirante da serra, você terá uma vista incrível da vegetação do Cerrado, e da Lagoa dos Jacarés, que já valeria a pena a visita.

Mas não se esqueça de contratar um guia de turismo, para te orientar ao longo do caminho!

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

O Fervedouro do Ceiça, em São Félix do Tocantins, é um dos mais famosos do Jalapão, e com certeza é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Sua água cristalina em tom de verde, com a vegetação ao redor, cria um cenário simplesmente paradisíaco!

Entre as principais vantagens de conhecer o Fervedouro do Ceiça em junho, temos o fato de que as águas atingem o seu ápice de transparência nessa época, já que os níveis de chuva são baixíssimos.

Por isso, você poderá aproveitar ao máximo a experiência da flutuação e até fazer alguns mergulhos para tirar fotos embaixo da água!

Gruta do Sussuapara

Cânion Sussuapara
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

A Gruta do Sussuapara, por sua vez, fica em Ponte Alta do Tocantins. Apesar de não ser um destino muito procurado pelos turistas, a gruta é um fenômeno quase mágico.

Não é à toa que quem passa por lá não perde a oportunidade de fazer um pedido na cascata dos desejos!

E, de lá, você pode aproveitar para ver o pôr do sol e conhecer as araras canindés na Pedra Furada, um lugar que com certeza vai te surpreender!

Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

E por falar em pôr do sol, as dunas do Jalapão proporcionam uma experiência única.

Isso porque, além da vista de lá do alto que é belíssima, a incidência do sol deixa a areia com uma tonalidade dourada, que é simplesmente de tirar o fôlego!

Durante o mês de junho, esse pôr do sol costuma ficar ainda mais bonito, com raios solares mais intensos e avermelhados, o que torna o passeio ainda melhor!

Conclusão

Ainda tem dúvidas sobre o que saber antes de ir ao Jalapão? Confira nosso guia completo.

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!