WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Dentre todos os fervedouros do Jalapão, um deles chama a atenção por ser único em cor e experiência: o Fervedouro das Macaúbas .
Localizado em Mateiros, um dos pontos de estadia para quem viaja para o Tocantins, essa atração é uma das opções que mais atrai pessoas para a região.
É bastante provável que você já tenha visto algum vídeo ou publicidade online mostrando os detalhes do Fervedouro das Macaúbas.
Mas, vale a pena levar essa atração em conta ao planejar o roteiro de uma viagem para o Jalapão? É o que veremos a seguir!
Como funciona o Fervedouro das Macaúbas, no Jalapão?
Sendo o mais recente dos fervedouros do Jalapão, o Fervedouro das Macaúbas é uma das atrações mais visitadas do local (e uma desculpa para o retorno de quem já fez o passeio uma primeira vez).
Vale lembrar que, ao todo, existem mais de 100 fervedouros do Jalapão. No entanto, cerca de 20 deles estão disponíveis para as pessoas que pensam em viajar para a região.
Um fervedouro se caracteriza, explicando de forma simples, como o resultado da nascente bloqueada de um rio subterrâneo.
Basicamente, algum tipo de rocha impermeável impede que a vazão das águas dessa nascente encontre espaço para escoar. Assim, formam-se piscinas naturais.
Uma característica central dos fervedouros é que a água brota do solo com muita pressão. A pressão é tanta que ela empurra finas camadas de areia ou terra para a superfície (o que afeta a tonalidade das águas).
Além disso, as pessoas que entram nos fervedouros não conseguem afundar. Isso mesmo: elas boiam na água naturalmente, pois a pressão está sempre empurrando todos para cima.
No caso do Fervedouro das Macaúbas, temos alguns fatores únicos a considerar, a começar pelo fato deste ser o maior fervedouro do Jalapão. Isso faz com que as suas águas tenham uma cor totalmente única, um verde piscina sem igual.
Também por ser um dos maiores fervedouros locais, ele tem capacidade para até 10 banhistas em simultâneo. Normalmente, há um tempo máximo que os turistas podem ficar, mas depende um pouco da fila e demanda de cada dia.
Há também um preço de ingresso para entrar no Fervedouro das Macaúbas: R$ 20 por pessoa.
A visitação é guiada e o fervedouro está aberto todos os dias, mesmo nos feriados ou fins de semana.
O horário de funcionamento é sempre das 8h às 18h, tanto no sábado, quanto no domingo ou dias úteis.
A visitação do Fervedouro das Macaúbas vale a pena? Veja os prós!
Uma coisa é saber como é o funcionamento do Fervedouro das Macaúbas. Outra é se decidir por visitá-lo dentre as opções disponíveis no Jalapão.
Para tomar essa decisão, é preciso reunir mais informações sobre essa joia na cidade de Mateiros, e é isso que vamos oferecer agora.
Veja 3 benefícios do passeio.
Maior fervedouro
Como dito, existem mais de 100 fervedouros do Jalapão, mas a maioria deles não está disponível para os turistas. Dentre aqueles que estão abertos, o das Macaúbas é o maior, com capacidade para 10 banhistas em simultâneo.
Um dos benefícios disso é que a fila para visita anda mais rápido. Mesmo em épocas de temporada, você não vai ficar muito tempo aguardando até a sua chance de nadar no fervedouro.
Experiência única
Não dá para negar que a experiência de nadar no Fervedouro das Macaúbas é única. A sensação da flutuação é realmente impactante: dá para sentir a pressão da água diretamente no corpo e você realmente não afunda.
É tranquilo de controlar o flutuar na lagoa e até crianças podem ser divertir, mas com controles dos pais e responsáveis, claro.
Vale mencionar, também, que a qualidade do passeio é um dos fatores mais mencionados na avaliação que turistas fazem do fervedouro. Todos se surpreendem com o funcionamento da pressão da água e o efeito que isso causa ao nadar.
Beleza estonteante
É claro que o Fervedouro das Macaúbas se destaca por ser uma das atrações mais bonitas do Jalapão. E olha que o parque já é um dos locais mais bonitos do Brasil, o que quer dizer muita coisa.
Na prática, todos visitantes são agraciados com uma bela vista da água do fervedouro, bem como da vegetação ao redor.
Como mencionado, a coloração da água faz toda a diferença: é um verdinho bem bonito e intenso, que realmente chama a atenção.
Além disso, considerando que o fervedouro é cercado por bananeiras, o visual é realmente muito chamativo.
Principais dúvidas sobre o Fervedouro das Macaúbas
Este conteúdo não poderia estar completo sem informações mais específicas sobre o Fervedouro das Macaúbas. Por exemplo, muitas pessoas querem visitar esse poço, mas têm dúvidas.
Por isso, vamos responder as principais questões sobre o assunto para que você possa planejar sua próxima viagem com tranquilidade!
É preciso fazer reserva do passeio?
Não é preciso fazer reserva nesse passeio. A visitação é organizada pela ordem de chegada.
Os guias do local prestam seus serviços ajudando os visitantes a aproveitar ao máximo tudo que está disponível na área, incluindo o controle do tempo de banho de cada pessoa.
O fervedouro conta com infraestrutura local?
Apenas a infraestrutura necessária para aproveitar o fervedouro em si. Não há, por exemplo, restaurantes, quiosques e outros tipos de infraestrutura no local.
Existem guias por lá, claro, como parte de controle do acesso, garantindo que todos respeitam o tempo previsto e garantindo que os turistas terão ótimas viagens para se lembrar.
Entretanto, existem restaurantes na cidade de Mateiros e em áreas próximas do Fervedouro das Macaúbas.
Conclusão
Agora que vimos tudo isso, você já tem todas as informações necessárias para visitar o Fervedouro das Macaúbas em Mateiros, no Parque do Jalapão. Não restam dúvidas de que o Fervedouro das Macaúbas é único no mundo.
Portanto, visitá-lo é um passeio sem igual também. Se você quer ter uma viagem dos sonhos quando vier para Tocantins e para o Jalapão, esse fervedouro é presença obrigatória no seu roteiro de viagem.
Caso você precise de ajuda para organizar o passeio dos sonhos para o Jalapão, incluindo o Fervedouro das Macaúbas no roteiro, nós podemos ajudar.
Conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.
Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.