Fervedouro Por Enquanto

O Que é Fervedouro? Saiba Tudo Sobre o Assunto

Todo mundo já ouviu falar sobre os fervedouros do Jalapão, mas será que você sabe o que é fervedouro?

Esse fenômeno natural, bastante presente no Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins, tem sido um dos principais motivos que atrai turistas do Brasil e do mundo para a região.

Afinal, estamos falando de uma piscina natural, com água cristalina e cercada por vegetação nativa, criando um cenário totalmente paradisíaco!

Mas o que são os fervedouros? Como eles surgem? Venha descobrir tudo o que você precisa saber sobre os fervedouros do Jalapão, além de conferir aqueles que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

O Que é Fervedouro? Conheça Esse Fenômeno Natural

Fervedouro do Rio Sono
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

O fervedouro é a nascente de um rio subterrâneo, também chamada de ressurgência.

O que acontece, na prática, é que a água do lençol freático não encontra espaço suficiente na superfície para a vazão do rio. Em razão disso, as nascentes afloram na superfície, formando uma piscina natural.

Nessas piscinas naturais, a pressão da água é muito forte, o que faz com que seja praticamente impossível afundar, em um fenômeno semelhante ao que acontece no Mar Morto.

Por isso, os fervedouros do Jalapão são lugares perfeitos para a flutuação, conhecidos por suas águas cristalinas e pela beleza impressionante.

Qual a Profundidade de um Fervedouro?

Não há regra quanto à profundidade de um fervedouro, pois existem inúmeros fervedouros de tamanhos e profundidades diferentes.

No entanto, esses fervedouros podem chegar a até a 75 metros de profundidade, sendo impossível tocar o pé no chão.

Entre os mais conhecidos, podemos mencionar o Fervedouro Bela Vista, que possui 35 metros de profundidade.

Apesar de ser um número impressionante, a verdade é que isso não vai fazer nenhuma diferença na hora de tomar banho, afinal, você só conseguirá ficar na superfície.

Então, pode ficar despreocupado: mesmo que seja um fervedouro muito fundo, o banho ainda será seguro até para quem não sabe nadar!

Quantas Pessoas Podem Entrar em um Fervedouro do Jalapão?

Os fervedouros são fenômenos da natureza bastante sensíveis, então existem algumas regras que você precisará seguir na hora de visitá-los.

Justamente por isso, há um limite de pessoas que pode fazer a visitação em cada fervedouro, que costuma variar de 4 a 10 pessoas por vez.

Isso significa que se você chegar a um fervedouro e ele já estiver com a lotação máxima, será preciso aguardar na fila para poder entrar.

Mas, nesse caso, também há uma limitação do tempo (normalmente em torno de 10 minutos) que cada pessoa poderá ficar, a fim de que todos possam aproveitar sem ter que esperar muito.

Qual a Temperatura da Água nos Fervedouros?

Quando falamos em “fervedouros”, é bastante comum esperar uma água quente ou, pelo menos, morna.

Mas, na prática, não é isso o que acontece. Quando for para um fervedouro, já se prepare para encontrar águas frias ou até bem geladas, especialmente de manhã e à noite.

Isso não chega a ser um problema, afinal, o calor do Tocantins pede um banho refrescante.

Mas, com certeza, é uma quebra de expectativa para quem está esperando uma água quentinha.

Quais São os Cuidados para Entrar em um Fervedouro do Jalapão?

Fervedouro da Korubo
Fonte: Savio Capelossi (Flickr)

Como já havíamos mencionado, existem diversos cuidados que precisam ser adotados para preservar os fervedouros do Jalapão, a começar pelo controle de visitação.

Mas, para além disso, a primeira recomendação é entrar apenas utilizando as escadas e plataformas de madeira que dão acesso aos fervedouros, sem pisar nas bordas da piscina.

Assim, você não corre o risco de causar danos à vegetação que cerca o fervedouro.

Além disso, é proibido o uso de protetor solar, bronzeador, shampoo e repelente.

Levar bebidas alcoólicas e fumar nos fervedouros também não é permitido, e se você quiser levar uma garrafinha de água, não se esqueça de recolher o lixo ao final.

Dicas para Conhecer os Fervedouros

Como a experiência de tomar banho em um fervedouro é totalmente nova para qualquer turista, é bastante comum que as pessoas fiquem na dúvida sobre o que levar e como aproveitar esse tipo de lugar.

Por isso, já comece anotando algumas coisas que não podem faltar na sua mochila de viagem:

  • Toalha (preferencialmente de microfibra)
  • Óculos de mergulho
  • Tênis
  • Chapéu ou boné
  • Casaco corta vento
  • Câmera fotográfica à prova d’água
  • Sandália

No Jalapão, é bastante comum passar por vários fervedouros ao longo do dia. Nesse contexto, a toalha de microfibra vai ser útil para que você possa se secar depois dos banhos. Além disso, é um material que seca bem rápido, então ela logo estará pronta para o próximo banho.

Os óculos de mergulho e a câmera à prova d’água são itens indispensáveis para quem quer tirar aquelas fotos lindas para postar no Instagram.

Já o chapéu ou o boné serão seus aliados contra o sol do Tocantins, enquanto o tênis vai te ajudar a percorrer as trilhas até os fervedouros (mas também é recomendado levar uma sandália aberta, para quando você estiver com os pés molhados).

Por fim, o casaco corta vento é recomendado para o fim do dia, que é quando a temperatura começa a esfriar um pouco no Jalapão.

Como Chegar nos Fervedouros do Jalapão?

O Parque Estadual do Jalapão abrange uma área bastante ampla e possui quatro principais cidades base para quem vai fazer turismo na região: Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins.

Apesar de existirem atrações turísticas em todas essas cidades, os fervedouros do Jalapão ficam concentrados nas cidades de São Félix do Tocantins e Mateiros.

Para chegar até os principais fervedouros, você precisará contratar agências de viagens, como a DiegoTour, pois as estradas costumam ser esburacadas e mal sinalizadas.

Em razão disso, é preciso de um motorista experiente na região, além de um carro 4×4 que consiga percorrer com tranquilidade as estradas de terra.

Em regra, os fervedouros possuem um ponto de acesso bem próximo à rodovia TO-110, onde você precisará estacionar o carro e seguir em uma trilha a pé até o lugar do banho.

Quais São os Principais Fervedouros do Jalapão?

O Jalapão possui mais de 100 fervedouros espalhados pela região, mas a maioria ainda não está aberta para visitação.

Por isso, se você quer conhecer esses fenômenos naturais de perto, é interessante conferir os principais fervedouros do Jalapão que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fonte: Kátia Abreu (Flickr)

O Fervedouro Bela Vista é famoso por ser considerado o fervedouro do Jalapão mais bonito, além de ser um dos maiores, com capacidade para 10 pessoas!

Afinal, estamos falando de uma piscina natural de 15 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade, com água cristalina em um tom de azul turquesa.

Além disso, o Fervedouro Bela Vista possui uma ótima estrutura, com pousada, restaurante e área para camping, e é um dos poucos fervedouros que permitem banho noturno (mas apenas para turistas que estejam hospedados no local).

Fervedouro Encontro das Águas

Fervedouro Encontro das Águas
Fonte: Cristina Kazumi Teranishi (Flickr))

O Fervedouro Encontro das Águas não está entre os mais bonitos da região, pois a areia em suspensão na água resulta em um tom amarronzado, que não é comum nos fervedouros de lá.

Isso acontece porque a pressão no Fervedouro Encontro das Águas é muito grande, pois há apenas uma nascente no local, o que também acaba levando a areia para a superfície.

Com isso, fica a impressão de que você está entrando em um buraco de areia movediça. Mas, na prática, a experiência do banho é uma das melhores, pois a alta pressão permite uma flutuação ainda mais intensa.

E não se preocupe: se você ficar com areia no biquíni ou na sunga depois do banho, é só passar no Rio Sono ou no Rio Formiga quando terminar, já que eles ficam logo ao lado.

Nesse fervedouro, a capacidade máxima é de 4 pessoas.

Fervedouro dos Buritis

Fervedouro dos Buritis
Fonte: André Medeiros (Flickr)

O Fervedouro dos Buritis é conhecido como o fervedouro em formato de coração do Jalapão.

Seu nome não é por acaso: ele é cercado por bananeiras e buritis que criam um cenário lindíssimo.

Além disso, a água vai do verde ao azul, a depender do sol, criando uma tonalidade única para o fervedouro.

Lá, a capacidade máxima também é de 10 visitantes, mas você pode voltar para a fila caso queira repetir a dose.

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Mais um lugar que não pode ficar de fora do roteiro da sua viagem, o Fervedouro do Ceiça também se destaca no quesito beleza e foi um dos primeiros a ter a visitação aberta ao público.

Ele possui uma única nascente, o que faz com que a pressão seja bem forte. Com isso, a experiência da flutuação também é incrível.

Sua capacidade é de 1o visitantes, então já se prepare para aguardar um pouco na fila, se necessário.

E é claro que a lista não acaba por aqui: também temos o Fervedouro do Salto, o Fervedouro Alecrim e vários outros!

Conclusão

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

FAQ

Por que a pessoa não afunda no fervedouro?

A flutuação nos fervedouros ocorre por conta da pressão da água do lençol freático que brota na superfície.

Quanto tempo pode ficar no fervedouro?

O tempo de permanência nos fervedouros do Jalapão varia de 10 a 20 minutos, se houver fila. Se não, você poderá ficar o tempo que quiser.

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!