Cidade de Pedras

Cidades Próximas ao Jalapão: 3 Locais Para Adicionar ao Roteiro

Conhecer as cidades próximas ao Jalapão é fundamental para quem quer ter uma experiência completa na viagem para esse paraíso brasileiro.

Ao redor do parque, integrando o roteiro turístico, há 4 cidades: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo e São Félix do Tocantins (que abriga a famosa Lagoa do Tocantins). Mas nas redondezas há mais tesouros escondidos, como Santa Tereza do Tocantins.

Neste artigo, você conhecerá 3 locais incríveis para adicionar ao seu roteiro e curtir ao máximo a viagem.

Confira!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão fica no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km da capital Palmas.

Ao contrário do que muitos pensam, o Jalapão não é um município, mas sim uma região ampla.

Melhores cidades próximas ao Jalapão

Embora o Parque Estadual do Jalapão seja o território mais famoso do Tocantins, há muito mais para explorar no estado, percorrendo as estradas como a TO-020, TO-050, TO-255, TO-030 e outras.

Bem próximo ao Jalapão, aliás, há as próprias Serras Gerais, um local muito conhecido pelos habitantes locais, e que pouco a pouco ganha o merecido destaque nacional.

1. Taquaruçu (Palmas)

A lista de cidades próximas ao Jalapão que vale a pena adicionar ao roteiro começa não com uma cidade, mas com um distrito, Taquaruçu, que pertence a Palmas, capital do Tocantins.

O local, assim como Porto Nacional, é uma das portas de acesso ao Parque Estadual do Jalapão, e está a apenas 28 km de distância do centro da capital, pela TO-030.

O distrito, na verdade, já é bem conhecido do público e chama a atenção pelo grande número de cachoeiras existentes dentro de seu território.

Não à toa, muitos roteiros para o parque costumam incluir uma parada por lá, para curtir ao menos uma de suas quedas d’água, como:

Cachoeira de Taquaruçu

Cachoeira de Taquaruçu
Fonte: André Keke (Flickr)

Com seus paredões diagonais e sua água mais calma, a Cachoeira de Taquaruçu se destaca por ficar ao lado da TO-030.

É um ponto perfeito para quem está com crianças, tanto pela localização quanto pela calmaria.

Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Edvard Pereira (Flickr)

A Roncadeira é a mais famosa cachoeira de Taquaruçu, devido aos seus 70 m de altura, e seu acesso fica bem na estrada que leva ao Jalapão.

Do ponto de entrada até a queda d’água são apenas 1,5 km de trilha, passando pela cachoeira Escorrega Macaco.

Cachoeira do Evilson

Cachoeira do Evilson
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

A cachoeira do Evilson possui 25 metros de altura e, devido ao seu paredão coberto de verde, chama a atenção por ser uma das mais belas da região.

Ela fica localizada do lado contrário da Cachoeira da Roncadeira, com acesso por estrada de terra até a sede da fazenda local.

2. Pindorama do Tocantins

Distante 57 km de Ponte Alta do Tocantins, a cidade de Pindorama também chama a atenção dos turistas devido às suas belezas naturais.

No seu território, de todo modo, o grande destaque vai para a Lagoa do Japonês, cada vez mais inclusa dentro do roteiro turístico de quem conhece o Jalapão.

Lagoa do Japonês

Lagoa do Japonês
Fonte: Sergio Schvezov (Flickr)

A lagoa fica 35 km ao sul da cidade e é realmente um local de beleza única.

Para se ter uma ideia, trata-se de um imenso lago de águas verdes e rasas, com uma gruta que fica bem em uma das extremidades.

Dentro da gruta, devido às características do local, a coloração da água ganha uma tonalidade azul e toda a área é perfeita para a prática de mergulho.

3. Almas

Por fim, outra que não pode ficar de fora da lista de cidades próximas ao Jalapão é o município de Almas-TO, que fica a 152 km de distância de Ponte Alta, passando por Pindorama.

Essa é uma das grandes representantes das Serras Gerais, e reúne pontos turísticos bastante destacáveis.

Cânion Encantado

Cânion Encantado
Fonte: Rebeca G (TripAdvisor)

O grande destaque da cidade, inegavelmente, é o Cânion Encantado, com paredões de 70 m de altura, e com 4 quedas d’água.

O mais incrível é que essas cachoeiras caem no mesmo local, criando um lago no fundo do cânion, e uma praia de água doce.

Diferentemente de outras estruturas similares, por aqui, é possível descer até o fundo do local, e explorar o atrativo por completo.

A trilha, é claro, apresenta um nível de dificuldade mais alto, mas quem possui um condicionamento físico adequado consegue fazer tudo sem maiores problemas.

Ao todo, são duas horas de passeio, percorrendo 5,2 km de trilha (ida e volta), somando as partes íngremes nos paredões e os percursos praticamente dentro da água.

O visual do lugar é magnífico, principalmente do pôr do sol, e a estrutura turística também é bastante completa, compensando bastante a visita.

Além disso, o local conta com outros atrativos bem próximos, como a Cidade de Pedras e a Cachoeira dos Pelados.

Cidade de Pedras

Cidade de Pedras
Fonte: Almas TO

Formado por diversas estruturas de rochas de arenito, essa é realmente uma cidade natural de pedra.

A erosão do solo, devido às chuvas e a ação do vento ao longo de milhões de anos, é o grande responsável pela construção do lugar.

Cachoeira dos Pelados

A trilha pela cidade de pedras leva até a Cachoeira dos Pelados, que ganhou esse nome graças ao programa “Largados e Pelados” da Discovery Channel, gravado no local.

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça
Fonte: Rafael Daltro (Flickr)

Tendo algumas semelhanças com a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Fumaça se destaca pela força de suas corredeiras.

Nesse caso, trata-se de uma queda d’água de 30 m de altura, por 35 m de largura, e um fluxo intenso de água.

A força da queda é tão grande que cria uma espécie de “fumaça” ao entorno, sendo daí que surge o nome do atrativo.

Infelizmente, não há um espaço adequado para banho no local, sendo um passeio de contemplação.

Mas por estar bem próxima a Cachoeira do Soninho, em Ponte Alta, vale a pena alongar o trajeto e dar uma passadinha por lá.

Quais cidades próximas ao Jalapão você vai conhecer?

O Jalapão é um paraíso repleto de belezas naturais únicas, como a Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo, Pedra Furada, Dunas do Jalapão, Serra do Espírito Santo, Cachoeira do Formiga, Cânion Sussuapara, fervedouros, piscinas naturais e muito mais.

Como foi possível observar, porém, as cidades próximas ao Jalapão também não deixam a desejar, apresentando atrativos belíssimos em seus territórios.

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!