WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Conhecer o Canion Sussuapara, Jalapão, é uma pedida quase que obrigatória para todos os turistas que conhecem o parque estadual no Tocantins.
A visita ao local é uma viagem para um mundo que, até pouco tempo, estava perdido debaixo d’água.
A beleza é enorme para qualquer direção que se olhe, como os comentários dos visitantes que já passaram por essa experiência em suas viagens já retrataram.
Mas será que vale a pena para você adicionar o Cânion Sussuapara no roteiro da sua viagem ao Jalapão (TO)?
É o que você vai descobrir com a leitura deste conteúdo até o fim!
O que há dentro do Cânion Sussuapara?
O Cânion Sussuapara é um conjunto de paredões que chegam a ter 25 metros de altura, em alguns casos.
Esses cânions estão localizados perto da cidade de Ponte Alta do Tocantins e são um atrativo gigantesco para os turistas que visitam a região.
Lá, é possível fazer passeios por trilhas, encarar a natureza e as cachoeiras que estão por todo o lugar. Por isso, é uma atração sem igual para quem está conhecendo o Jalapão pela primeira vez.
O nome do cânion vem da língua Tupi. O termo “suçuapara”, em tupi, é usado para designar os veados-galheiros que vivem pela região. Além da origem do nome, outro fator curioso vem de uma lenda local.
Reza a lenda que o Cânion do Sussuapara é capaz de atender desejos! O visitante que conseguir encaixar pedras em uma fenda nos paredões e fizer um pedido, terá seu desejo atendido.
Locais para banho
O Cânion do Sussuapara é um dos locais mais indicados para visitantes que vão ao Jalapão no alto do calor tocantinense. Isso porque é possível se refrescar bastante por lá.
Em primeiro lugar, há a Cachoeira dos Desejos no fim da trilha do passeio, além de muitas piscinas naturais pelo percurso e águas tranquilas pelo caminho também.
Essas águas são bem frescas, pois não há presença da luz solar direta lá. Afinal, os paredões e pedras bloqueiam os raios do Sol.
Isso cria o clima perfeito para o desenvolvimento de uma vegetação cheia de samambaias e musgos nas pedras, o que dá um visual muito interessante.
Regras de visitação
Se você quer fazer uma visita ao Cânion do Sussuapara, precisa ter em mente que há uma capacidade máxima de 30 pessoas no local por vez. Por conta disso, às vezes pode ser necessário limitar o seu tempo lá dentro.
Quando não há muitas pessoas na fila para visitação, é possível ficar bastante tempo, sem problemas. Entretanto, na alta temporada e em dias de grande demanda, para melhor funcionamento da fila, a visitação é limitada a 30 minutos.
Assim, é possível gerenciar bem o tempo e garantir que todos terão oportunidade para conhecer o local.
Perguntas frequentes sobre o Canion Sussuapara, Jalapão
A seguir, responderemos algumas perguntas bastantes comuns sobre o Canion Sussuapara, Jalapão. Assim, você poderá decidir se vai ou não conhecer este e outros locais próximos no Parque Estadual do Jalapão.
O Cânion do Sussuapara é uma Área de Proteção Ambiental?
Sim, o Canion do Sussuapara fica em uma Área de Proteção Ambiental. Isso significa que existem muitas regulamentações e regras específicas que os visitantes devem obedecer para ajudar a conservar o local.
Por exemplo, é por isso que apenas 30 visitantes podem estar no cânion por vez. Assim, é possível controlar adequadamente a visitação e garantir que seus paredões, sua água e seus recursos não serão danificados.
Como chegar no Cânion partindo de Ponte Alta do Tocantins?
É bastante fácil chegar no Cânion Sussuapara saindo da cidade de Ponte Alta do Tocantins.
Se você estiver de carro (próprio ou alugado), deve pegar a saída Norte da cidade, pegando a rodovia TO-255.
Você deve seguir a rodovia por aproximadamente 20 minutos (cerca de 15 quilômetros) até encontrar as placas de sinalização que indicam a saída para o parque.
Como chegar no Cânion saindo de Palmas?
Saindo de Palmas, de capital do Tocantins, o caminho até o Cânion do Sussuapara é um pouco mais longo.
Inicialmente, o turista deve pegar a TO-030 saindo da capital e avançar até Santa Tereza do Tocantins. Ali, o motorista deve trocar para a TO-130 até chegar em Ponte Alta do Tocantins.
Depois disso, basta seguir as instruções acima: pegar a TO-255 e ir até o cânion.
Por que não pode tomar banho no Poço Encantado?
Há um engano comum aqui. O Poço Encantado é uma atração do Parque Estadual do Jalapão, mas que fica em outra cidade, Mateiros.
É algo relativamente perto do Cânion, mas não é recomendado tentar os dois passeios no mesmo dia. Se você quiser muito, pode fazer, mas talvez seja melhor tentar visitá-los em dias distintos.
Além disso, o Poço Encantado do Jalapão é aberto para banho. É o Poço Encantado em Goiás, na Chapada Diamantina, que não tem banho liberado aos turistas. Por terem o mesmo nome, é comum que os turistas possam se confundir.
Qual o valor pra entrar no Poço Encantado?
Para entrar no Poço Encantado, o custo é de R$10 por pessoa. Já o custo para entrar no Cânion Sussuapara é de R$20 por ingresso.
Qual a melhor época para visitar o Canion Sussuapara, Jalapão?
O melhor momento para visitar o Cânion do Sussuapara é entre os meses de maio e julho, quando há o pico do calor na região.
Lembrando que a água das piscinas naturais e das quedas d’água dentro do cânion são bastante frias, devido ao fato da luz do Sol não penetrar os paredões.
O que levar para o Cânion do Sussuapara?
Leve roupas leves e ideais para fazer uma trilha. Lembre-se de que o passeio pelo cânion é no meio da natureza, com pedras, vegetação e muito mais.
Além disso, caso deseje mergulhar nas piscinas naturais, leve roupa de banho apropriada.
Crianças podem ir, mas cada caso deve ser considerado com bom senso.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre o Cânion do Sussuapara, é hora de começar a planejar a sua visita ao local.
Lembre-se de já ir pensando nos desejos que você vai pedir quando colocar pedras nas fendas da Cachoeira dos Desejos, hein?
Quer ajuda para planejar sua viagem ao Jalapão? Entre em contato com a nossa equipe por e-mail ou WhatsApp para descobrir como podemos te ajudar a viver momentos inesquecíveis!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.