Pedra Furada

Jalapão em Julho: Clima e 4 Atrações Para Curtir No Mês

Está pensando em fazer uma viagem para o Jalapão em julho, mas ainda não sabe quais atrações incluir no seu roteiro? Então, esse post é para você!

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, é um destino que tem sido cada vez mais procurado por turistas de todo o Brasil e do mundo, tamanha a beleza e riqueza natural da região.

No entanto, cada época no Jalapão oferece experiências diferentes. Em maio, por exemplo, a chuva de meteoros é um fenômeno bastante comum. Já em janeiro, as chuvas de trovoada é que marcam a previsão do tempo.

Por isso, é importante saber quais são as condições climáticas do Jalapão no mês de julho, bem como as principais atrações para conhecer nessa época, para que você tenha a melhor viagem possível. Então, vamos lá!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Como é o Clima do Jalapão em Julho?

Antes de ir ao Jalapão, você precisa saber que o clima na região é dividido em dois períodos: estação seca e estação chuvosa. Então, confira as principais características de cada uma dessas estações.

Estação Chuvosa

O período das chuvas no Jalapão vai de outubro a abril, e tem como principal característica a incidência de pancadas de chuva ao longo do dia.

Apesar de não serem chuvas muito longas, nessa época, o índice pluviométrico pode ultrapassar a casa d0s 250mm em um mês.

Em razão disso, a maioria das pessoas prefere planejar a viagem para o período de seca, que é considerado a melhor época para ir ao Jalapão.

Por outro lado, os preços também ficam mais baixos em razão da baixa estação, então há quem prefira aproveitar o custo benefício dessa época.

Estação Seca

Já a estação seca vai de maio a setembro, e é considerada a melhor época para conhecer o Jalapão.

A razão para isso é bastante simples: sem as chuvas, você poderá aproveitar mais os pontos turísticos, já que estamos falando, principalmente, de atividades ao ar livre.

Por outro lado, os preços tendem a ficar mais altos, mas nada que um cartão de crédito não possa resolver.

Além disso, você precisará disputar o espaço com os outros turistas, especialmente se planejar a sua viagem para o período das férias escolares.

E aí, será que julho é a melhor época para você conhecer o Jalapão? Venha conferir os melhores passeios para este mês!

4 Passeios para Fazer no Jalapão em Julho

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Em julho, você encontrará a água dos fervedouros e das cachoeiras do Jalapão mais cristalina, o que torna essas atrações ainda mais bonitas.

Além disso, as cachoeiras ficam mais vazias, tornando o banho mais seguro, especialmente para os nadadores mais inexperientes.

As temperaturas não oscilam muito em relação ao restante do ano, ficando entre os 20 °C e os 30 °C. No entanto, a sensação térmica é mais agradável, devido à baixa umidade.

E é claro que você pode – e deve – se refrescar nos fervedouros e cachoeiras, que ficam mais gelados nessa época.

Por outro lado, as estradas que já são ruins acabam ficando um pouco piores, pois a areia fofa aumenta os riscos de atolamento, mesmo com os carros 4×4.

Além disso, a vegetação tende a ficar mais seca, já que são cerca de dois meses sem chuva, mas ainda é lindíssima!

Sem dúvida, você não precisa ir para lugares tão distantes – como a Coreia do Sul, os Estados Federados da Micronésia ou a Ilha de Man – para curtir atrações paradisíacas.

Vamos ver como curtir melhor o Jalapão em julho, em seguida.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Eduardo Hanazaki (Flickr)

A cachoeira fica no curso do Rio Novo, entre as cidades de Novo Acordo e São Félix do Tocantins.

Ela não é indicada para banho, pois a queda de água com 100 metros de largura é muito forte, o que faz com que seja perigoso para os banhistas.

No entanto, observar a beleza e grandiosidade da natureza já seria um motivo suficiente para ir até lá, afinal, estamos falando de uma das cachoeiras mais bonitas do Jalapão.

Mas, para além disso, você ainda pode fazer um rafting na cachoeira, que é uma experiência bastante emocionante, e é mais recomendado no período de seca, como é o caso de julho, já que o nível da cachoeira fica um pouco menor.

E, se quiser se refrescar, é só ir na Prainha do Rio Novo, que fica logo ao lado!

Fervedouro dos Buritis

Fervedouro dos Buritis
Fonte: André Medeiros (Flickr)

É impossível ir ao Jalapão e não conhecer alguns fervedouros, não é mesmo?

Afinal, esse fenômeno da natureza é um dos principais responsáveis por atrair turistas para a região.

Pois bem, o Fervedouro dos Buritis, como diz o nome, é cercado de buritis e bananeiras típicas da região do cerrado, e possui o formato parecido com um coração, que torna o cenário ainda mais paradisíaco.

Além disso, sua água varia em tons de azul e verde, a depender do sol, e alcança o auge da transparência em julho, devido à baixa incidência de chuvas.

Por isso, ele se torna o lugar perfeito para relaxar, se refrescar e tirar algumas fotos mergulhando, que ficam simplesmente lindas!

Fervedouro do Buritizinho

Fervedouro do Buritizinho
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Mais um destino que você precisa incluir no seu roteiro, o Fervedouro do Buritizinho é um dos menores do Jalapão, mas com certeza compensa seu tamanho com beleza.

Também cercado por buritis, ele oferece uma experiência ainda mais íntima, já que a capacidade é de apenas 6 pessoas. Apesar de não ser um dos melhores para flutuação, com certeza o cenário paradisíaco faz com que a visita valha a pena.

E, no mês de julho, ele estará com as águas bem cristalinas, para você aproveitar bastante e tirar fotos lindas!

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

A Pedra Furada, em Ponte Alta do Tocantins, é uma atração “coringa”, que você pode incluir em praticamente qualquer época do ano.

No entanto, no mês de julho, essa parada é praticamente obrigatória, já que o pôr do sol é certo!

Além disso, é um dos lugares do Jalapão em que você pode aproveitar para conhecer espécies de pássaros locais, como as araras canindés e as araras azuis.

Ainda quer mais algumas atrações para incluir no seu roteiro de viagem? Então, confira o Campo de Colheita Capim Dourado, a Comunidade Mumbuca, o Fervedouro do Ceiça e a trilha na Serra do Espírito Santo! Com certeza, você não vai se arrepender!

Conclusão

Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?

Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.

Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!