Cânion Sussuapara

Trilhas no Jalapão: 7 Passeios Com Trilha Para Curtir

As trilhas no Jalapão estão entre os principais atrativos desse paraíso tocantinense. 

São várias opções disponíveis e, neste artigo, você conhecerá as 7 melhores opções. Acompanhe!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Quais são as melhores trilhas no Jalapão? Veja 7 opções

Não são apenas os fervedouros, cachoeiras e dunas que chamam a atenção dos turistas que querem conhecer o Jalapão. As trilhas também são alternativas belíssimas de passeios.

1. Serra do Espírito Santo

Mirante da Serra do Espírito Santo
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

A Serra do Espírito Santo é um cartão postal de renome do Jalapão e que faz parte de muitos roteiros de viagem para a região.

O monumento fica localizado no território da cidade de Mateiros/TO, principal zona turística do parque.

Nesse caso, quem viaja para o Jalapão consegue observar a serra já da beira da estrada de acesso ao município.

Os mais aventureiros, no entanto, buscam as aventuras das trilhas que levam até o topo do lugar.

Seu destaque, nesse caso, é que a Serra do Espírito Santo é o principal ponto de observação do nascer do sol de toda a região, com um mirante belíssimo.

Em linhas gerais, o monumento é um gigantesco planalto de arenito, com a presença de um tipo de pirâmide natural, que fica bem em uma das extremidades.

Quanto às trilhas, há duas opções: uma menor, de apenas 0,5 km de extensão, mas em um ponto mais íngreme; e outra mais extensa, que chega aos 3,5 km de extensão, cada qual com seu próprio mirante.

A trilha pequena leva ao mirante da serra, ponto perfeito para observar o amanhecer, enquanto a mais longa leva à observação das Dunas do Jalapão.

Nesse caso, são caminhos complementares, que podem e devem ser feitos no mesmo passeio, totalizando 3,5 km de trilha.

2. Serra da Catedral

Serra da Catedral
Fonte: IngridLummy (TripAdvisor)

A Serra da Catedral fica no território de São Félix do Tocantins e normalmente integra o último dia do roteiro pelo Jalapão.

Ele recebe esse nome porque possui um visual muito similar a uma igreja catedral, e também pode ser observada diretamente da estrada.

Para se ter uma ideia, são cerca de 180 m de altura, com uma trilha até o topo do monte.

Após deixar a estrada, a chegada ao pé do local é bem próxima, sendo necessário apenas realizar o percurso sobre o monumento.

Nesse caso, a trilha tem uma parte de escadaria e outra de escada suspensa.

3. Serra do Gorgulho ou Morro Vermelho

Serra do Gorgulho
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Outra alternativa que figura entre as principais trilhas no Jalapão é a Serra do Gorgulho ou Morro Vermelho.

Ela fica próxima à Serra da Catedral, também em São Félix – sentido Novo Acordo/TO.

Estando próxima à estrada, a trilha até o mirante do Morro Vermelho é tranquila, com uma maior dificuldade no trecho de escadaria, que é talhada na própria rocha.

O local chama a atenção por seu visual vermelho, que contrasta bastante com o verde das paisagens ao redor.

4. Morro do Sereno

Morro do Sereno
Fonte: Guilherme Lopes (TripAdvisor)

Localizado em Mateiros, o Morro do Sereno também é uma alternativa de trilhas no Jalapão que vale a pena conhecer.

O lugar se destaca como um ponto para observar o nascer e o pôr do sol bastante tranquilo, e de acesso facilitado, no caminho para os fervedouros.

Ao todo, a trilha conta com mais de 1 km de extensão, sendo que 800 metros são de subida e o restante de trechos planos.

5. Cânion Encantado

Cânion Encantado
Fonte: Rebeca G (TripAdvisor)

O Cânion Encantado, diferentemente dos atrativos anteriores, não fica no território do Jalapão, mas sim no parque Serra Geral, no município de Almas, próximo aos municípios Ponte Alta do Tocantins e Rio da Conceição.

De todo modo, integra, juntamente a outros pontos turísticos, como a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Rio Soninho e Lagoa do Japonês, o roteiro turístico da região, em viagens completas.

O cânion, nesse caso, se destaca por sua beleza única, com paredões que atingem os 70 m de altura, e 4 quedas simultâneas de água que formam uma única piscina natural.

Dentre as trilhas no Jalapão, essa é uma das mais difíceis, com uma dificuldade de nível moderado para alto, levando cerca de duas (2) horas para finalizar.

Tudo começa com a descida até o fundo do cânion, finalizando com um trecho até a cachoeira principal, na fenda, com um caminho por dentro da água.

Ao todo, são 5200 metros de trilha, somando a ida e a volta, com trechos bastante íngremes, na parte da descida.

O melhor de tudo é que quem visita o local consegue ainda percorrer trilhas que levam até a Cidade de Pedra e a Cachoeira dos Pelados, pontos turísticos bem próximos do cânion.

6. Cânion do Sussuapara

Cânion Sussuapara
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Localizado em Ponte Alta do Tocantins, em roteiros mais curtos, o Cânion do Sussuapara é o primeiro atrativo da viagem pelo Jalapão.

Nesse caso, essa é uma alternativa de trilha mais simples, perfeita para quem quer caminhar, mas sem tanto esforço físico.

O local fica bem no acesso para Mateiros e conta com paredões de 15 metros de altura, com um passeio dentro da formação em si.

Como o fluxo de água é bem baixo, dá para fazer a trilha tranquilamente e ainda curtir um banho em águas frias no fim do percurso, em uma cascata local.

7. Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Edvard Pereira (Flickr)

A Cachoeira da Roncadeira e a Escorrega Macaco ficam localizadas em Taquaruçu, um distrito de Palmas, no acesso ao Parque Estadual do Jalapão.

O atrativo é muito visitado pelos turistas, muito pela beleza da queda d’água, mas também pela trilha que leva até as cachoeiras. Ao todo, são 1,5 km de extensão, com uma escadaria na parte inicial.

O grande diferencial dessa alternativa é justamente o banho na cachoeira da Roncadeira, com 70 metros de altura, além da opção de rapel e a observação da cachoeira Escorrega Macaco, que possui 50 metros de altura.

Quais trilhas no Jalapão você quer curtir?

Mesmo com opções de destinos como as Dunas do Jalapão, Pedra Furada, Cachoeira da Velha, Cachoeira da Formiga, Prainha do Rio Novo, Fervedouro Buritizinho e outros, as trilhas no Jalapão são alternativas incríveis de atividades dentro da área de proteção ambiental do Jalapão e que vale a pena conhecer.

Vale reforçar uma recomendação importante: como as trilhas exigem um bom condicionamento, não se esqueça de tomar um café da manhã reforçado e levar bastante água potável para se manter hidratado.

O protetor solar também é fundamental para aproveitar as trilhas no Jalapão sem preocupações!

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!