Serras Gerais

Serras Gerais no Tocantins: Veja Como Aproveitar Muito

Visitar as Serras Gerais no Tocantins está entre os principais passeios de aventura que você pode fazer na região Norte do país. Afinal, o estado do Tocantins tem muito mais a oferecer além do famosíssimo Parque do Jalapão.

Aliás, por falar nele, você pode conferir o nosso roteiro de 4 dias no Jalapão, além das melhores atividades e passeios para fazer com crianças na região.

No entanto, se você já foi para o Jalapão e quer visitar outros locais, que tal conhecer as Serras Gerais no Tocantins? Essa é mais uma região lindíssima, com muita natureza e atrações.

Confira a seguir um guia completo para aproveitar muito esse pedaço de paraíso na Terra e se organize para conhecer assim que possível!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

O que são as Serras Gerais no Tocantins?

Serras Gerais
Fonte: Rafael Rápres Pereira (Flickr)

As Serras Gerais são uma região mais para o sudeste do estado do Tocantins, mais precisamente a 500 quilômetros de Palmas, capital do estado.

Apesar de tratada por muitos como um “paraíso escondido”, o fato é que as serras não estão nada escondidas: são o maior aglomerado de serras do Brasil e um dos maiores do mundo.

Ou seja, de escondida não há nada. Entretanto, é fato que a região das Serras Gerais é muito menos conhecida do que Jalapão por turistas brasileiros e estrangeiros.

Portanto, se você quer uma experiência com menos turistas, vale a pena conhecer as Serras Gerais.

O que esperar do local?

Uma viagem para a região das Serras Gerais é um passeio principalmente de ecoturismo.

Portanto, você pode esperar por muita vegetação linda, cachoeiras, trilhas, cavernas, montanhas, cidades de pedras, serras e muita oportunidade para aventuras nos destinos da área.

Isso significa que você precisará se preparar bastante para topar esse desafio. Não há nada extremamente puxado do ponto de vista físico, no entanto, os desafios tradicionais do ecoturismo estão presentes.

É provável que você tenha de acampar, muitos locais não estão ainda totalmente estruturados para receber turistas (há locais que não aceitam cartão de crédito ainda, por exemplo).

Dito isso, entretanto, não dá para negar a beleza absolutamente estonteante da natureza local e da cadeia de serras. Além, claro, das outras formações naturais da região, como cachoeiras e cavernas.

Todo o “perrengue” de uma aventura na natureza se paga assim que você encara o pôr do Sol nas Serras Gerais no Tocantins.

Quais as principais cidades das Serras Gerais?

Serras Gerais
Fonte: João Guilherme de Carvalho Barbosa (Flickr)

Ao todo, a região das Serras Gerais Tocantins conta com 22 cidades. Entretanto, nem todas elas estão perfeitamente estruturadas para receber visitantes e hóspedes.

Assim, listamos abaixo os principais municípios da região, com base nas opções de hospedagem, atrações e estrutura disponíveis!

Almas

Almas é uma cidade que funciona bem como uma base de operações na viagem para a região. Isso porque a cidade tem saída para diversas rodovias estaduais e, assim, permite uma locomoção mais ágil pela área.

Além disso, tem um ponto turístico de destaque, que é a Igreja de São Miguel Arcanjo.

Arraias

Arraias é uma cidade de enorme potencial turístico.

Tem muitos atrativos próprios, como grutas e cavernas, além do Carnaval “inocente” e uma forte presença de artesanato com comunidades quilombolas e produtos com capim dourado.

Aurora do Tocantins

Aurora do Tocantins é um dos principais municípios das Serras Gerais.

Com certeza estará em seu roteiro pelos rios, cachoeiras e atrativos desta que é uma das cidades mais bonitas (e escondidas) do Brasil.

Rio da Conceição

Outra cidade que não pode faltar em seu roteiro é Rio da Conceição, um paraíso da natureza com águas lindas em rios e cachoeiras. É um destino muito visitado na região.

Ademais, é lá que está a Lagoa da Serra, locais para rafting e muito mais.

Dianópolis

Dianópolis é uma das maiores cidades da região e presença obrigatória em seu roteiro.

Lá, você encontrará mais estrutura, mas também muita beleza natural, com cânions com bastante vegetação, cidade de pedras, cavernas e cachoeiras.

Natividade

A cidade mais antiga do Tocantins é Natividade. Ela foi formada durante o ciclo do ouro, para exploração e busca de metais preciosos. Hoje é um patrimônio tombado e exala história do Brasil por cada rua, esquina e tijolo.

Existem muitas atrações interessantes, como trilhas, cachoeiras, o Centro Histórico (com muitos atrativos em construções antigas), muitas igrejas (cada igreja é um cartão postal da cidade), ruínas, a Praça da Bandeira e mais!

Quais passeios fazer nas Serras Gerais no Tocantins?

Veja a seguir os tipos de passeios que estão disponíveis nas Serras Gerais. Separamos as atividades por grupos, em vez de cidades, para você entender a diversidade local.

No entanto, citamos a localização de cada atrativo!

Cachoeiras e rios

Cachoeira da Cortina
Fonte: Carol G (TripAdvisor)

Uma natureza estonteante é uma das grandes atrações das Serras Gerais. Aqui, você pode encontrar de tudo um pouco, com seus graus de dificuldade e tipo de atividade.

Por exemplo, em Aurora do Tocantins, nós recomendamos passeios pelos Rio Azuis (o menor da América Latina), e terceiro menor do mundo.

Sua água doce é cristalina e dá para avistar muitos peixes nadando por lá. Além do rio, você também pode curtir águas lindas, azuis esverdeadas, no Poço Paraíso e Poço Azul.

E quem disse que Tocantins não tem praia?

Ainda em Aurora do Tocantins você pode curtir a Praia do Pequizeiro, de areia branquinha e água doce cristalina bem rasa, bem como Praia do Puçá e Balneário Douradas.

Ainda citamos:

  • Cachoeira do Sombra e Escorrega do Betim (em Aurora), Cachoeira da Cortina (em Almas), Cachoeira do Brejo Limpo, a Lagoa da Serra e fazer boia cross no Rio Manual Alves (em Rio da Conceição) e muito mais!

Passeios históricos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Fonte: Paula Borges (TripAdvisor)

Além de curtir a Cachoeira da Cortina, o Rio Azuis e outras atividades “molhadas”, que tal uma pausa para aproveitar a rica história das cidades das Serras Gerais no Tocantins?

Existem muitos passeios disponíveis para você nesse sentido!

Na área, você pode acompanhar muito do desenvolvimento da região, comunidades quilombolas e ruínas ou prédios históricos importantes para aprender mais sobre o Tocantins.

Igrejas de Natividade: em Natividade, você poderá ver as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja de São Benedito, a Igreja Matriz, o Museu Histórico e muitas outras atividades no Centro Histórico.

Tudo repleto de história e importância no Brasil.

Aventura e natureza

Cânion Encantado
Fonte: Rebeca G (TripAdvisor)

Além das aventuras aquáticas na Cachoeira da Cortina ou Cachoeira do Brejo Limpo, você também poderá curtir um pouco de aventura e natureza mais “secas”.

Veja alguns pontos que não pode negligenciar em seu planejamento:

  • Vale dos Pássaros: O Vale dos Pássaros é uma região de natureza e aventura. É lá que estão a Cachoeira da Cortina (com uma piscina de borda infinita no topo) e a Cachoeira do Urubu Rei (que permite fazer rapel). São lugares lindos! Fica em Almas.
  • Cânion Encantado: Talvez o ponto turístico mais famoso das Serras Gerais. O Cânion Encantado é composto por paredões com mais de 80 metros, repletos de vegetação, natureza, trilhas, quedas d’águas e mais! Parece saído de um conto de fadas. Também fica em Almas.
  • Fortaleza dos Guardiões: a Fortaleza dos Guardiões é uma gigantesca cidade de pedras (formações de rocha que parecem cidades, esculpidas pelo vento ao longo de centenas de anos). Ela é linda de se visitar no pôr do Sol e fica em Dianópolis.
  • Vale Encantado: assim como o Cânion Encantado, o Vale Encantado é um local muito famoso nas Serras Gerais. Seus paredões são compostos por trilhas, florestas, vegetação da caatinga e cerrado, além de grutas e até uma caverna com estalagmites e estalactites. Também fica em Dianópolis.
  • Arco do Sol: em Almas, o Arco do Sol é uma formação de rocha em tons mais rosados. O seu diferencial é que há uma abertura bem no meio da formação, que atua perfeitamente como uma moldura para o pôr do Sol. Acompanhar o fim de um dia ali é algo sem igual.

Quais as principais dicas para organizar um passeio de aventura na região?

Se você busca por mais informações para conhecer as Serras Gerais Tocantins, então podemos ajudar.

Confira, abaixo, alguns dados mais específicos que vão ajudar a organizar o roteiro da sua viagem!

Viaje na época certa

Na região das Serras Gerais, a seca vai de abril até novembro. Já as chuvas acontecem de dezembro a março, mas tendem a ser um pouco curtas.

Assim, qual a melhor época para visitar? O mês de maio tende a ser o mais buscado, já que a seca permite que as trilhas não estejam enlameadas, mas ainda há um bom volume de água nos rios, cachoeiras e lagoas.

Com isso em mente, é importante evitar a região a partir de setembro, pois os rios já ficam com menos volume e atividades como rafting e boia-cross são interrompidas.

Além disso, alguns dos principais atrativos só podem ser vistos durante o período de seca, uma vez que há grande risco de trombas d’água durante as chuvas.

Entretanto, as águas ficam mais claras e cristalinas justamente entre dezembro e março, por causa das chuvas. No entanto, também ficam muito frias. Leve tudo isso em consideração ao planejar a sua vigem!

Alugue um carro

Se você olhar no mapa a área das Serras Gerais, pode se enganar de que as cidades são todas próximas. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade.

É claro que, em questão de quilômetros, dá para encontrar uma atração bem perto da outra e fazer passeios simples, com tudo conectado e aproveitando ao máximo cada dia.

Entretanto, você precisará de um carro para ir de um lugar para o outro e garantir mais conforto em sua viagem. Obviamente, precisará ser um carro bom de trilha e de aventura, ideal para o contexto do Tocantins.

Prepare-se para a aventura

Como você viu neste guia, a região é composta por muitos rios, muitas trilhas, muita natureza. Portanto, os principais atrativos locais são de aventura e ecoturismo. Inclusive, atividades de esportes radicais nos rios.

Assim, planeje a sua viagem pensando nisso. Você precisará de itens para se aventurar, em alguns casos talvez acampar, tomar o café da manhã no carro na TO-050 a caminho de alguma trilha e coisas do tipo.

Entretanto, fica claro que toda essa atividade vale a pena quando você encontra a exuberante natureza local.

Conte com o apoio de uma agência

Se você quer explorar o melhor dessa viagem, nós recomendamos o apoio de uma agência de viagem que realmente conheça a região.

Assim, você poderá contar não só com um roteiro planejado para dar conta de todos os atrativos locais, como ainda conhecerá os detalhes e segredos que só os locais conhecem.

Por exemplo, muitas pessoas costumam ficar hospedadas no Quintal de Casa, a pousada da Dona Eliene em Rio da Conceição.

Trata-se de um local bem charmoso, que é também um camping e restaurante. Sem o apoio de uma agência local, fica difícil conhecer esse detalhe.

A Dona Antônia e o Seu Davi têm uma hospedagem no Vale dos Pássaros que é muito famosa também. A casa do Seu Davi e Dona Antônia é indicada apenas por quem entende da área e sabe em quem confiar para hospedar os turistas em uma viagem desse tipo.

Considere o combo Jalapão + Serras Gerais

Parque Estadual do Jalapão
Fonte: Gabriel Castaldini (Flickr)

Vale a pena juntar uma viagem ao Jalapão com as Serras Gerais? Até vale. É uma opção interessante para muitas pessoas.

Pela relativa proximidade, dá para aproveitar uma atração na Serra Negra em Almas e, logo depois, ir para o Parque Estadual aproveitar outra.

No entanto, talvez o ideal seja fazer dois passeios em separado. Tudo dependerá de quanto tempo você tem disponível e o que pode fazer em todos esses lugares. Por isso, vale explorar todas as suas possibilidades.

Se você for fazer uma viagem de 10, 15 dias, vale a pena começar em Palmas, pegar o Jalapão e as Serras Gerais, conhecer Rio da Conceição e outras cidades. Pode ser um super passeio bastante completo.

Já se você for ficar 4 dias, 5 dias, então o ideal é escolher entre um ou outro. Esse é o padrão de recomendação nas agências locais, como a DiegoTour.

Agora que você já entendeu tudo sobre as Serras Gerais no Tocantins, deve ter ficado com vontade de conhecer mais, né? Então, que tal planejar a sua viagem com a gente?

Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!