WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
O Fervedouro Bela Vista está entre os principais fervedouros do Jalapão, apesar de não ter sido o primeiro a ser “descoberto”.
Isso acontece por alguns motivos, que vão desde a beleza do local, até o tamanho do fervedouro, que possibilita a entrada de uma quantidade maior de pessoas.
A verdade é que o turismo no Parque Estadual do Jalapão tem se desenvolvido em uma velocidade impressionante, despertando o interesse de turistas de todo o Brasil e oferecendo inúmeras opções de atrações espalhadas pelas várias cidades da região.
Então, se você está planejando seu roteiro para o Jalapão, venha conferir todas as informações e dicas sobre o Fervedouro Bela Vista, além dos prós e contras de conhecer esse lugar incrível!
Fervedouro Bela Vista (São Félix do Tocantins): Todos os Detalhes Sobre o Passeio
De forma bastante simples, um fervedouro é a nascente de um rio subterrâneo. Como não há espaço suficiente para o escoamento da água, acaba se formando uma piscina natural no lugar.
Essas ressurgências foram descobertas em vários pontos do Jalapão, como é o caso do Fervedouro do Ceiça, do Fervedouro dos Buritis e, é claro, do Fervedouro Bela Vista.
Nesses fervedouros, em razão da pressão da água, não é possível mergulhar. Na verdade, você vai ficar flutuando na superfície, sem jamais afundar, o que é perfeito para apreciar a natureza e relaxar.
Agora é hora de conferir todas as informações que você precisa levar em conta antes de conhecer o Fervedouro Bela Vista.
Onde Fica o Fervedouro Bela Vista?
O Parque do Jalapão possui quatro principais cidades base que você precisará percorrer para conhecer os principais pontos turísticos, quais sejam: Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins.
Na prática, você deve passar por todas essas cidades, conhecendo os principais pontos turísticos de cada uma. O Fervedouro Bela Vista fica em São Félix do Tocantins, com acesso no km 3 da rodovia TO-110.
Como Chegar?
O Fervedouro Bela Vista fica bem próximo de São Félix do Tocantins (uma distância de aproximadamente 2 km), então você não precisará necessariamente contratar um guia ou agência de viagem para ir até lá.
Basta ir até a Pousada Bela Vista e, de lá, seguir as orientações dos funcionários e as placas que sinalizam o caminho até o fervedouro.
Chegando na piscina natural, a entrada se dá por uma plataforma de madeira, para que você não cause danos na vegetação que fica ao redor do fervedouro.
No entanto, é importante lembrar que a capacidade máxima é de 10 pessoas, então talvez você precise aguardar um pouco para entrar e tirar suas fotos.
Melhor Horário Para Visitar o Fervedouro Bela Vista
O Fervedouro Bela Vista é um dos poucos fervedouros do Jalapão onde a visitação noturna é permitida.
Sem dúvidas, essa seria uma experiência bastante diferente para incluir na sua viagem, além de render fotos lindas.
No entanto, os banhos noturnos somente são permitidos para os hóspedes, seja na pousada ou na área de camping. Por isso, se você quiser ter essa experiência, o ideal é já se planejar para se hospedar lá.
Inclusive, o camping pode ser uma ótima opção para quem quer gastar menos e aproveitar o contato mais próximo com a natureza.
Por outro lado, se você for se hospedar em outro local, o uso durante o dia é liberado para pessoas de fora, sendo preciso apenas pagar uma taxa de acesso. Mas não se preocupe, o preço costuma ser bem em conta e pode até incluir almoço.
E, além de tomar banho em uma piscina natural lindíssima, você também poderá aproveitar a estrutura da pousada, que é uma das melhores da região.
Melhor Época Para Conhecer o Jalapão
No geral, a melhor época para fazer turismo no Jalapão é a estação seca, que vai de maio a setembro.
Isso porque, apesar de fazer calor o ano inteiro, no intervalo de outubro a abril as chuvas são mais frequentes, o que pode acabar prejudicando alguns passeios, a exemplo do Fervedouro Bela Vista.
Prós e Contras do Fervedouro Bela Vista
Agora que você já conferiu as principais informações sobre o Fervedouro Bela Vista, vamos descobrir os prós e contras sobre o local.
Prós
1 – Estrutura do local
Sem dúvidas, um dos principais diferenciais do Fervedouro Bela Vista é a estrutura.
Lá, você encontrará uma pousada, uma área de camping e um restaurante, além de estacionamento, para quem estiver de carro.
Além disso, o Fervedouro Bela Vista possui uma escadaria que leva a uma plataforma de madeira, com vista 360 graus e que rende fotos lindas!
Por isso, se você quiser aproveitar a visita para criar conteúdo e tirar fotos para o seu Instagram, lá é o lugar perfeito.
2 – Visitação noturna
Outra grande vantagem do Fervedouro Bela Vista é a possibilidade de fazer uma visita noturna (e tomar banho), o que proporciona uma experiência bastante diferente para a sua viagem.
No entanto, como já mencionamos, é preciso estar hospedado na pousada para poder tomar banho à noite, então já comece a se organizar para ficar na pousada ou na área de camping pelo menos uma noite.
3 – Tamanho
O fervedouro tem um limite de 10 pessoas por vez, o que pode ser considerado uma desvantagem.
No entanto, ele é um dos maiores da região, com 15 metros de diâmetro.
Com isso, mesmo que 10 pessoas possam parecer pouco para você, a verdade é que é uma das maiores capacidades do Jalapão.
Contras
1 – Acesso
Apesar de não ser difícil chegar à pousada Bela Vista, o caminho que você precisa percorrer até chegar na água é uma pequena trilha.
Apenas ao final é que há uma escada, com uma plataforma de madeira, para entrar no fervedouro.
Mesmo assim, pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção podem não conseguir subir ou descer a escada, então o acesso é o único ponto negativo dessa atração.
Regras do Fervedouro
Por fim, é preciso levar em conta que estamos falando de uma reserva natural, então é preciso ter alguns cuidados para preservar os fervedouros da região.
Na maioria deles, você encontrará placas em português, proibindo o uso de shampoo, protetor solar, bronzeador e repelente. Além disso, não é permitido levar bebidas alcoólicas, nem fumar.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e continue acompanhando outros materiais aqui do DiegoTour!
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.