Poço Azul

Jalapão ou Chapada Diamantina: Qual Destino Escolher?

É bastante comum ficar em dúvida entre Jalapão ou Chapada Diamantina.

Afinal, entre as infinitas possibilidades que o Brasil possui, esses são alguns dos pedacinhos de paraíso na Terra, junto com destinos como a Chapada dos Veadeiros, Bonito e a Chapada das Mesas.

Uma coisa é certa: se você gosta de ecoturismo, nenhum dos dois destinos vai te decepcionar.

Natureza impressionante, trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e águas cristalinas são apenas algumas das coisas que você irá encontrar.

Mas, então, como escolher?

Neste post, você poderá conferir as principais informações sobre o Jalapão e a Chapada Diamantina, para te ajudar nessa missão.

Então, vamos lá!

Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão

Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão

Jalapão ou Chapada Diamantina: conheça o Jalapão

Não há dúvidas de que o Jalapão tem conquistado cada vez mais turistas.

Seja por conta dos fervedouros, das dunas, das cachoeiras ou do artesanato com o capim dourado, é fato que as paisagens e atrações do Jalapão são absolutamente impressionantes.

Então, se esse é um dos destinos que você está pensando em conhecer, venha conferir as principais informações que precisa saber antes de ir para lá!

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão fica no leste do estado de Tocantins, na região do cerrado.

Trata-se de uma região de 34.000 quilômetros quadrados, que compreende os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, São Félix do Tocantins e Mateiros.

Além disso, o Jalapão também abrange algumas áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão.

Apesar de ser um lugar ainda pouco explorado, é o destino perfeito para quem gosta de estar próximo da natureza e encarar algumas aventuras.

Como chegar ao Jalapão?

A primeira coisa que você precisa saber é que não há aeroporto no Jalapão, então não tem como ir de avião até lá.

Por isso, a rota mais utilizada é pegar um voo até Palmas e, de lá, seguir viagem de carro, utilizando as rodovias TO-030 e TO-130.

Nesse caso, você pode contratar uma agência de viagem para fazer o trajeto ou alugar um carro, que deve ser necessariamente 4×4.

No entanto, o acesso é relativamente difícil, pois a maioria das estradas é de terra, o que pode causar transtornos aos motoristas inexperientes.

Então, a opção mais fácil (e confortável) e pagar a um motorista da região para fazer o traslado.

Onde se hospedar no jalapão?

Como já havíamos comentado, o Jalapão abrange uma área bem grande.

Por isso, se você quiser conhecer vários pontos turísticos, precisará se hospedar em vários lugares diferentes.

Normalmente, os roteiros partem de Palmas (capital do Tocantins) e seguem para Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo, nessa ordem.

Por fim, retorna-se para Palmas para pegar o voo de volta e completar a volta ao parque.

O tempo de permanência em cada um desses municípios vai depender do roteiro, então é possível que você precise passar pelo menos uma noite em cada um.

Então, o ideal é utilizar as recomendações de hospedagem indicadas pela agência de viagens que você contratar.

O que fazer no Jalapão?

Antes de falarmos sobre os principais pontos turísticos do Jalapão, é importante lembrar que você precisará contratar um guia local ou uma agência para te auxiliar nos passeios.

Isso porque a maioria das atrações possui o acesso difícil, além de as estradas não serem bem sinalizadas.

E o pior: o sinal de celular é bem ruim, afinal, você estará cercado apenas pela natureza.

Então, se você tiver algum problema, como um carro atolado ou uma torção no pé, fica difícil pedir socorro.

Então, se você não quiser passar nervoso ou arruinar sua viagem, recomendamos fortemente que procure uma agência como a DiegoTour.

Agora, venha descobrir o que fazer quando estiver lá, para preparar o seu roteiro de viagem.

1 – Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão
Fonte: Josadaik Alcântara Marques

Sem dúvidas, as Dunas do Jalapão são uma parada obrigatória para quem vai até lá.

É verdade que as dunas do Parque Estadual do Jalapão são bonitas a qualquer hora do dia, mas, se você quer ter uma experiência única, nós recomendamos ir no fim da tarde.

Isso porque, com o pôr do sol, as dunas ganham um tom dourado que garante uma paisagem de tirar o fôlego.

E não é só isso: do alto da duna principal, você terá uma vista panorâmica do cerrado, com a paisagem formada pela Serra do Espírito Santo e a vegetação local.

Então, pode ter certeza que você não vai se arrepender de fazer esse passeio.

2 – Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga
Fonte: Lonely Planet Brasil

Mais um dos pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer, a Cachoeira da Formiga é um verdadeiro paraíso na Terra.

Classificada como uma das mais bonitas da região, a cachoeira tem como principal característica a água cristalina e esverdeada.

Mas não espere uma queda de água muito grande. Na verdade, a Cachoeira da Formiga está mais próxima de uma piscina natural, com água tranquila e em uma temperatura super agradável.

Por isso, é o lugar ideal para quem está viajando com crianças ou não sabe nadar, já que dá para sentar e relaxar.

A única desvantagem é que a cachoeira fica em uma área particular, então você precisará pagar uma taxa para entrar. Mas, acredite: vale a pena cada centavo!

3 – Prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello

Esse é um dos maiores rios de água potável do mundo. Mas não é só isso: ele é cercado por uma faixa de areia branquinha, o que deu origem ao nome “prainha”.

Lá, você encontrará a típica combinação de sombra e água fresca, além de uma paisagem belíssima. Também é possível fazer um piquenique, que costuma ser organizado pelas agências de viagem.

Além disso, com uma máscara de mergulho você poderá aproveitar para ver vários peixinhos.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados com a correnteza, pois, apesar de ser um banho tranquilo na margem, o rio pode te enganar ao se aproximar do meio.

4 – Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha
Fonte: Lonely Planet Brasil

A Cachoeira da Velha fica bem pertinho da Prainha, então não é raro conhecer os dois lugares no mesmo dia.

Ela fica dentro do Parque Estadual do Jalapão e é a maior cachoeira de lá. Justamente por isso a água é bem forte, então o banho não é permitido.

Mesmo assim, vale a pena a visita para conferir a paisagem, que é belíssima.

Inclusive, há uma plataforma de madeira que foi construída especificamente para isso. Então, você poderá conferir a cachoeira de pertinho.

Se ainda assim você achar que não é suficiente, também é possível fazer rafting na Cachoeira da Velha, mas esse é um dos passeios para quem realmente gosta de aventura.

5 – Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello

O Jalapão possui diversos fervedouros, mas o mais visitado com certeza é o Fervedouro do Ceiça.

Além de o acesso ser bastante fácil, a paisagem é simplesmente de tirar o fôlego, pois a nascente está cercada por bananeiras, o que deixa a água em um tom de verde lindíssimo.

Ainda, a água possui uma pressão bem alta, o que favorece a flutuação. Ou seja, é o lugar perfeito para relaxar!

No entanto, existem algumas recomendações para ir até lá. A primeira delas é que o fervedouro fica em uma região particular, então é preciso pagar uma taxa de visitação.

Além disso, a ocupação máxima é de 10 pessoas por vez. Por isso, se houver fila, o tempo máximo de permanência é de 10 minutos

Ainda, protetor solar e repelente são proibidos. Por fim, vale lembrar que não existem restaurantes por lá, então é importante levar algum lanchinho na bolsa.

No mais, é só apreciar o contato com a natureza e não esquecer de levar máscara de mergulho e câmera fotográfica para registrar o momento.

Jalapão ou Chapada Diamantina: conheça a Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, assim como o Jalapão, é um dos destinos do Brasil procurados pelos amantes de ecoturismo.

Por isso, é totalmente esperado que você fique em dúvida na hora de escolher entre Jalapão ou Chapada.

Então, se esse é o seu caso, venha conferir algumas dicas sobre a Chapada Diamantina, para poder tomar uma decisão sobre a sua próxima viagem!

Onde fica a Chapada Diamantina?

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região do estado da Bahia, que conta com diversas cachoeiras e formações geológicas que atraem turistas de todas as partes do Brasil.

São mais de 38.000 quilômetros quadrados, que ocupam boa parte do interior da Bahia, com diversas cidades e vilas

Inclusive, a cidade de Lençóis, que fica na região, foi considerada o Melhor Destino Nacional em 2019, tamanha a beleza das suas atrações.

Como chegar na Chapada Diamantina?

A boa notícia é que é possível chegar na Chapada de avião, através do Aeroporto de Lençóis (LEC).

No entanto, a má notícia é que existem poucos voos para lá, o que faz com que os valores normalmente sejam bem altos.

Por isso, a rota mais utilizada é a partir de Salvador (capital do estado da Bahia), que recebe voos de todos os estados do Brasil.

De lá, são apenas 430km para Lençóis, que você pode seguir de ônibus ou de carro. A melhor escolha, sem dúvidas, é alugar um carro, pois existem vários pontos a se conhecer na Chapada.

Afinal, apesar de Lençóis ser um ótimo ponto de partida para conhecer o Parque Nacional da Chapada Diamantina, você não pode deixar de conhecer lugares como o Vale do Capão, Vale do Pati, Mucugê e Igatu.

Onde se hospedar na Chapada Diamantina?

Normalmente, a melhor opção para se hospedar é Lençóis. Isso porque, entre as cidades e vilas da Chapada Diamantina, ela é a que oferece uma melhor estrutura para os viajantes.

Isso não significa que você não encontrará boas opções nos outros destinos, mas lá com certeza será um bom ponto de apoio para a sua viagem.

O que fazer na Chapada Diamantina?

Agora que você já sabe como chegar e onde se hospedar, venha conferir as principais atrações da Chapada Diamantina!

1 – Morro do Pai Inácio

Morro do Pai Inacio
Fonte: Jacqueline A. Marques

O Morro do Pai Inácio é um típico cartão postal da Chapada Diamantina. São 500 metros de trilha, com a recompensa de uma vista incrível de lá de cima.

Apesar de parecer difícil e requerer um pouco de fôlego para chegar até lá, a verdade é que quase todo mundo – salvo algumas restrições físicas – consegue fazer essa trilha.

Afinal, se estiver cansado, é só parar para tirar algumas fotos. Pode ter certeza que não vão faltar paisagens belíssimas para isso!

2 – Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça
Fonte: Rafael Daltro

Mais uma das atrações imperdíveis da Chapada, a Cachoeira da Fumaça é uma das maiores cachoeiras do Brasil!

Para chegar até o topo (e voltar), você precisará fazer uma trilha de 12km.

Por isso, é preciso ter um pouco mais de condicionamento físico, especialmente considerando que essa é uma das trilhas com subidas mais íngremes.

De qualquer forma, se você conseguir superar o desafio inicial, pode ter certeza que não vai se arrepender. Ao chegar lá em cima, a recompensa é uma vista incrível e gotinhas de água trazidas pelo vento para refrescar.

Se você estiver com sorte, pode encontrar até um arco íris para tornar o passeio ainda melhor!

No entanto, vale lembrar que a Cachoeira da Fumaça fica mais perto do Vale do Capão, então o ideal é planejar a visita quando estiver por lá.

3 – Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão
Fonte: mteixeiratrindade

Mais um dos destinos da Chapada que os amantes de ecoturismo não podem dispensar, a Cachoeira do Buracão é diferente de tudo o que você já viu na vida.

Isso porque, para chegar até a cachoeira, você precisará passar por um cânion bem estreito, ganhando como recompensa uma queda de água de 85 metros de altura.

Lá é obrigatório usar colete salva vidas e contratar um guia local, mesmo para os nadadores mais experientes

4 – Poço Azul

Poço Azul
Fonte: Charly Boy

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o Poço Azul, mais um cartão postal da Chapada.

E não pense que o nome é por acaso: na verdade, com a entrada dos feixes de luz nas grutas que cercam o Poço Azul, você poderá ver as águas em um tom de azul espetacular.

No entanto, é preciso confirmar se esse fenômeno irá acontecer no período da sua viagem para a Chapada Diamantina, pois ele depende diretamente da posição do sol, que varia ao longo do ano.

E então, Jalapão ou Chapada Diamantina? Qual o melhor destino para a sua viagem?

Depois de conferir todas as nossas dicas sobre o Jalapão e a Chapada Diamantina, conseguiu fazer uma escolha um entre esses destinos?

Nós sabemos que é uma decisão difícil, pois apesar de serem lugares diferentes, ambos oferecem experiências únicas e aventuras incríveis.

A Chapada Diamantina oferece opções de passeios mais baratos, mas o deslocamento entre eles pode acabar encarecendo o orçamento da sua viagem.

Já o Jalapão tem como desvantagem a dificuldade de acesso, mas é uma ótima opção para quem quer embarcar em uma aventura diferente e ficar em contato com a natureza.

Quando se fala em beleza, seja na Bahia ou no estado do Tocantins, nenhum dos dois vai deixar nada a desejar. Então, a verdade é que a escolha vai depender do perfil de cada turista.

Por isso, analise atentamente as nossas dicas e faça uma lista com os prós e contras, a fim de tomar uma decisão entre Jalapão ou Chapada Diamantina.

E se você gostou dessas dicas, pode ser que goste de ler, também, nossa comparação entre Jalapão ou Jericoacoara e Jalapão ou Lençois Maranhenses.

Esse conteúdo te ajudou? Então, aqui vai mais uma dica: se decidir ir para o Jalapão, viva essa experiência com a melhor agência de turismo da região. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!

Pacotes Personalizados para o Jalapão

Converse agora com nossos atendentes!