WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Se você está querendo saber quando ir à Chapada das Mesas, chegou ao lugar certo!
Aqui, nós vamos reunir as principais informações que você precisa saber antes da sua viagem, para que tenha a melhor experiência possível.
Afinal, para além dos Lençóis Maranhenses, da Chapada dos Veadeiros e do Jalapão, a Chapada das Mesas é um dos principais atrativos brasileiros quando falamos em ecoturismo.
Então, antes de comprar suas passagens aéreas, venha descobrir com a DiegoTour a melhor época para ir à Chapada das Mesas, além de tirar todas as dúvidas para a sua viagem!
Parque Nacional da Chapada das Mesas: tudo o que você precisa saber
Onde fica a Chapada das Mesas?
O Parque Nacional Chapada das Mesas, também chamado de Paraíso das Águas, é uma unidade de conservação criada em 2005, com o objetivo de preservar mais de 160 mil hectares de Cerrado.
O Parque fica no centro sul do Maranhão, na divisa com o estado do Tocantins, e abrange os municípios de Riachão, Estreito e Carolina.
O nome escolhido para a região já antecipa um pouco do que você irá encontrar: diversas montanhas com o topo plano (também chamadas de platôs), que parecem mesas distribuídas pela chapada.
Por que conhecer a Chapada das Mesas?
Se você gosta de ecoturismo, esse já é um ótimo motivo para conhecer a Chapada das Mesas.
Afinal, para além das paisagens naturais belíssimas, você também encontrará cachoeiras, rochas, grutas e balneários, com diversas opções para se aventurar junto à natureza.
Além disso, é uma ótima oportunidade para se desconectar do mundo externo e deixar o celular um pouco de lado, seja para se reconectar consigo mesmo ou com a sua família.
Então, já pode incluir esse lugar incrível na sua lista de próximos destinos, pois com certeza vale a pena a visita.
Principais atrações da Chapada das Mesas
Se você ainda não se convenceu a visitar a Chapada, com certeza vai entender o sucesso desse destino depois que conhecer algumas das principais atrações de lá!
Cachoeira São Romão
A Cachoeira de São Romão fica dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas e é a queda d’água com maior volume da região.
Lá, além de apreciar a paisagem e conferir a queda de 25 metros de altura, você ainda poderá aproveitar uma piscina natural que se forma na frente da cachoeira, seja para tomar banho ou fazer um passeio de caiaque.
Para chegar até lá, é preciso percorrer uma distância de aproximadamente 8o km da cidade de Carolina, o que deve ser feito com um carro 4×4.
Também é cobrada uma taxa de entrada, mas você terá uma boa estrutura com restaurante e banheiros à disposição.
Cachoeira da Prata
As Cachoeiras da Prata são, na verdade, três quedas d’água no curso do Rio Farinha.
A primeira Cachoeira da Prata você conseguirá visualizar logo de cara, mas para ver as outras duas será preciso fazer uma pequena trilha.
Uma curiosidade é que, a depender da época do ano, você só encontrará duas quedas de água, ao invés de três, por conta da quantidade de água.
Assim como na Cachoeira de São Romão, é preciso de um carro 4×4 para chegar até lá, e as duas costumam ser incluídas no mesmo passeio.
Morro do Chapéu
O Morro do Chapéu é, provavelmente, um dos principais cartões postais da Chapada. Inclusive, se quiser conferir essa atração, é só ir até o Portal da Chapada para aproveitar a vista de lá.
Afinal, como se trata de um dos pontos mais altos da região, é possível avistá-lo de vários pontos diferentes.
E apesar de a maioria das pessoas se contentar com essa vista de longe, também há quem prefira fazer a trilha para chegar até o topo, totalizando uma subida de 365 metros.
Mas, para isso, é preciso ter um preparo físico maior, além de contratar um guia turístico local para acompanhar o grupo.
Cachoeira do Santuário
A Cachoeira do Santuário, por sua vez, fica no Complexo Pedra Caída, e é mais uma das cachoeiras da Chapada das Mesas que você precisa conhecer.
São 46 metros de queda d’água, por dentro de um cânion, o que compõe um visual totalmente diferente do que você já viu na vida.
Para chegar até lá, existem algumas passarelas de madeira que levam até o rio. E, se você quiser chegar mais perto da queda de água, existem algumas cordas para se segurar.
Encanto azul
Já na cidade de Riachão você poderá conhecer algumas piscinas naturais, em especial a do Encanto Azul, que tem um visual simplesmente de tirar o fôlego.
O cenário é composto por formações rochosas, água azul turquesa cristalina e bastante tranquila, o que torna o banho ainda melhor.
Existem algumas partes mais rasas, ideais para crianças ou idosos, e outras mais fundas, que são recomendadas para nadadores mais experientes.
Lá você também encontrará uma lanchonete e banheiros, então não precisa se preocupar em levar nada.
Poço Azul
O Complexo do Poço Azul fica bem próximo do Encanto Azul, na Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal.
Assim como o Encanto Azul, trata-se de uma piscina natural com águas cristalinas, cercada por formações rochosas.
Além de o parque possuir uma boa estrutura, com restaurante, pousada e banheiros, você ainda poderá aproveitar para conhecer a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeira Santa Bárbara e a Cachoeira de Santa Paula.
Cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira de Santa Bárbara é uma das maiores quedas da Chapada, com 75 metros de altura.
Além de apreciar a queda, você ainda poderá aproveitar a piscina natural que se forma na base e conhecer a Gruta de Santa Bárbara, em um único lugar.
E não pense que acabou, viu? A Chapada das Mesas ainda tem vários outros pontos turísticos, como a Cachoeira do Capelão, o Portal da Chapada, o Complexo da Pedra Caída, a Ponte do Santuário e o Rio Tocantins.
Então, pode ter certeza que é um destino do Maranhão que vale a pena conhecer na sua próxima viagem!
Como chegar na Chapada das Mesas?
A principal cidade base da Chapada é Carolina. Para chegar até lá, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Regional de Araguaína, que fica no estado do Tocantins.
No entanto, também é possível comprar passagem para o Aeroporto Nacional de Imperatriz, no Maranhão, a depender de qual cidade do Brasil você esteja partindo.
De qualquer um dos dois aeroportos, você precisará seguir viagem de carro, de ônibus ou com alguma agência de viagem, para chegar ao seu destino final.
Além disso, uma opção mais distante, mas que também costuma ser utilizada, é o Aeroporto de Palmas, no Tocantins. Já o Aeroporto de São Luís (Maranhão) não é tão recomendado, por conta da distância.
Onde ficar?
Os principais atrativos da região estão distribuídos em três cidades, quais sejam: Carolina, Riachão e Estreito.
No geral, Carolina costuma ser o ponto de partida, mas o mais comum é que você fique pelo menos um dia em cada uma dessas cidades.
Quantos dias ficar na Chapada das Mesas?
Na hora de planejar uma viagem para a Chapada das Mesas, é preciso considerar a extensão do parque que se pretende conhecer. Afinal, não dá para explorar mais de 100 mil hectares em dois dias, não é mesmo?
Por isso, a permanência mínima recomendada é de 5 dias, já considerando dois dias de deslocamento (um de ida e um de volta) e pelo menos um dia em cada cidade.
Caso tenha menos tempo, temos aqui um roteiro de 3 dias na Chapada das Mesas. Vale a pena conferir para facilitar seu planejamento.
Afinal, quando ir à Chapada das Mesas?
A Chapada das Mesas possui duas estações bem definidas, quais sejam: estação seca e estação chuvosa.
No período chuvoso, que vai de dezembro a abril, você encontrará temperaturas mais amenas e as cachoeiras mais cheias, com o fluxo mais intenso.
Já no período seco, que vai de maio a setembro, as temperaturas ficam bem mais altas, então, já se prepare para o calor.
Por outro lado, com o menor volume de água, as piscinas naturais ficam mais cristalinas, o que tende a ser melhor para tomar banho.
Além disso, as trilhas e passeios de mountain bike são mais recomendados nesse período, já que o terreno seco tende a ser mais seguro.
Por isso, no geral, apesar de ser possível visitar Chapadas das Mesas em qualquer época do ano, o período mais recomendado é a estação seca.
E aí, já está com tudo pronto para visitar a Chapada das Mesas?
Então, agora é só começar a arrumar as malas. Afinal, seja para ver um pôr do sol ou para aproveitar as diversas trilhas e cachoeiras da região, a verdade é que não vão faltar passeios para incluir no seu roteiro.
Por isso, anote todas as nossas dicas para conhecer esse destino incrível do Maranhão e não se esqueça de planejar a sua viagem para a estação seca, que vai de maio a setembro.
Assim, você poderá aproveitar ao máximo todos os passeios, depois de um café da manhã reforçado na hospedagem, sem precisar se preocupar com a chuva na hora de planejar o roteiro.
Ah, e não esqueça o protetor solar!
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
FAQ
A melhor época para visitar a Chapada das Mesas é a chamada estação seca, ou seja, entre os meses de maio e setembro. Nessa época, as temperaturas são mais altas e, as piscinas naturais, mais bonitas e cristalinas.
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.