WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Que tal apreciar a mais linda visão do pôr do sol no Jalapão?
A experiência é altamente recomendada por todos os turistas que já experimentaram, tornando a viagem ainda mais memorável e agradável.
E caso a sua dúvida seja quanto aos melhores locais para realizar a experiência, é só continuar sua leitura pois, hoje, iremos apresentar alguns dos locais mais famosos do Jalapão para apreciar esse fenômeno.
Portanto, confira nossas dicas e inclua os melhores lugares para observar o pôr do sol no Jalapão durante a sua próxima viagem a essa região tão incrível localizada no coração do Tocantins.
Pôr do Sol no Jalapão: descubra quais são os melhores lugares para apreciar o cenário
A partir de agora, vamos apresentar 4 locais magníficos para você que pretende apreciar o mais belo pôr do sol na sua visita ao Jalapão.
Iniciaremos com as Dunas do Jalapão e a Pedra Furada, que são os principais e mais famosos pontos de observação do sol locais.
Porém, lugares como o Arco do Sol e o Morro Vermelho também possuem uma ótima vista para apreciar esse momento tão belo, embora sejam menos concorridos e ainda desconhecidos do grande público.
Sendo assim, confira todas as informações e detalhes sobre os atrativos que selecionamos para você.
Dunas do Jalapão
O lugar mais famoso e requisitado para ver o pôr do sol no Jalapão são as Dunas. Por isso mesmo, atente-se durante o seu planejamento para conseguir acessar o lugar sem maiores tumultos ou contratempos.
O local fica a apenas 35 km da cidade de Mateiros, que você pode utilizar como base de hospedagem durante seu roteiro pelo Jalapão.
Aliás, saindo de Mateiros, é possível até mesmo fazer paradas para fotos na Serra do Espírito Santo ou no Morro Saca Trapo, antes que você chegue até às Dunas.
Pôr do sol nas Dunas do Jalapão
A subida nas Dunas do Jalapão é incrivelmente fácil, sempre feita no fim de tarde, quando a areia se encontra mais fria.
Para que o passeio seja ainda mais apreciável, você pode optar por ir de chinelos, para pisar na areia fofinha das Dunas.
As Dunas do Jalapão compreendem uma região que se originou da erosão da Serra dos Espírito, durante milhares de anos.
E, por fim, no momento mágico de observar o pôr do sol diretamente das Dunas do Jalapão, você poderá notar seu maior diferencial em relação a outras dunas brasileiras: os ventos por lá estão sempre calmos e o turista, na maioria das vezes, não sente o deslocamento das dunas sob seus pés.
Pedra Furada
Antes mesmo de se chegar até a Pedra Furada para observar o pôr do sol, o caminho já reserva uma agradável surpresa: uma floresta de eucaliptos muito bonita que circunda a estrada.
Não há necessidade de seguir nenhuma trilha para chegar até o local, uma vez que a partir da estrada, depois que se desce do carro, demora menos que dois minutos para alcançar a Pedra Furada.
O ponto alto de se conhecer a Pedra Furada é mesmo apreciar o pôr do sol, embora apreciar toda a imensidão do Cerrado e poder contemplar o Morro da Cruz e o Morro Solto também seja uma experiência revigorante.
Para você visitar o Morro da Pedra Furada não precisa pagar nada. E o caminho até lá é muito tranquilo de percorrer.
O atrativo está localizado a 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e a cerca de 150 km para quem estiver saindo de Palmas.
Para acessar a região, é necessário o uso de um veículo 4×4, devido às estradas serem, em sua maioria, feitas de terra ou areia, algo comum nesse destino de ecoturismo no Brasil que é o Jalapão.
Pôr do sol na Pedra Furada
Depois que você consegue alcançar o melhor ponto para observar o pôr do sol, chega a hora de apreciar o espetáculo.
No local, é exigido silêncio absoluto, não só para manter todo o ambiente em volta calmo, como também para não perturbar as diversas abelhas em suas colmeias que existem no local.
Assim, durante o pôr do sol, ouve-se apenas os sons de periquitos e maritacas que transitam pelo local de um lado ao outro.
E é nesse clima, completamente imerso na natureza, que o turista tem a oportunidade de contemplar uma das vistas mais belas do Jalapão: o pôr do sol na Pedra Furada.
Em meio a tanta beleza, paisagens de tirar o fôlego e ação do sol em seu maior esplendor, não tem como sair do lugar cheio de comentários maravilhosos para fazer.
Arco do Sol
Embora as Dunas do Jalapão e a Pedra Furada sejam os locais favoritos entre os viajantes para observar o pôr do sol com pouco vento, no Jalapão você também encontra outros lugares para curtir esse fenômeno, mais tranquilos e com menor concorrência. O Arco do Sol, por exemplo, é um desses lugares.
O Arco do Sol está localizado no município da Cidade de Almas, podendo ser facilmente incluído no seu roteiro de visita ao Jalapão.
Assim como os atrativos anteriormente citados, é um local de grande beleza para se curtir o pôr do sol.
Morro Vermelho
Muitos turistas e nativos costumam se referir ao Morro Vermelho pelo seu outro nome conhecido: Morro do Gorgulho.
O local possui uma característica marcante e que chama bastante atenção: sua formação rochosa possui o formato semelhante a chaminés gigantes.
A melhor vista do pôr do sol no Morro Vermelho é a partir do seu topo. Para chegar lá, a trilha que precisa ser percorrida pode ser feita com bastante tranquilidade.
Em seus poucos trechos mais íngremes, o turista ainda pode contar com cordas de apoio que prestam auxílio durante a subida.
Pôr do sol no Jalapão é diversão e encantamento em uma só atividade
Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os 4 melhores lugares para se observar o pôr do sol no Jalapão.
É claro que, no Jalapão, existem outras inúmeras atrações e atividades para fazer, como nascer do sol na Serra do Espírito Santo e, claro, visitar os famosos fervedouros da região.
No mais, esperamos que seu passeio pelo Parque Estadual do Jalapão seja inesquecível e que você possa aproveitar da melhor maneira esse surpreendente ponto turístico do estado do Tocantins.
Se você precisa de ajuda para montar seu roteiro dos sonhos e planejar toda a sua viagem, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp para saber mais sobre os pacotes de viagem da DiegoTour.
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.