WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Suas férias estão chegando, você já montou seu roteiro de viagem para o Tocantins, mas o que levar na mala para o Jalapão, você sabe?
A principal região turística de Tocantins já foi cenário de filme e de novela aqui no Brasil, e não é à toa, já que o Jalapão está repleto de belezas naturais.
A começar pelas belas cachoeiras, os famosos fervedouros que fazem os turistas flutuarem e os cânions que revelam ambientes secretos no Cerrado brasileiro.
Só que não adianta incluir esses pontos turísticos em seu roteiro para o Jalapão se você não souber o que levar na mala, certo?
Por isso, preparamos uma lista dos itens básicos e do que mais não pode ficar de fora da sua mala para o Jalapão.
Acompanhe!
Dicas sobre o que levar na mala para o Jalapão
Jalapão é um Parque Estadual localizado em Tocantins, no Nordeste brasileiro. Por conta do calor, dificilmente alguém vai sentir frio, mesmo nas épocas chuvosas.
Além disso, os viajantes optam por viajar para o Jalapão na estação seca para tomar banho nas cachoeiras ou mergulhar em algum fervedouro.
Nesse sentido, vale a pena considerar as dicas de itens básicos que você deve levar para o Jalapão.
Confira!
Roupas leves e fáceis de trocar
O destino é quente, então, é evidente o que levar para o Jalapão: roupas leves, como shorts e blusas, mas principalmente que sejam fáceis de trocar para dar um mergulho nos fervedouros ou tomar banho de cachoeira.
À noite pode ser que esfrie um pouco, então leve um casaquinho, nada de exagero. Pode ser uma jaqueta ou casaco corta-vento, útil também nas subidas de alguns mirantes, pois venta muito.
Além disso, se você é do tipo de turista que ama tirar fotos para postar nas redes sociais, analise as roupas que vai levar na mala para o Jalapão. É bom montar looks bonitos para postar diante do cenário paradisíaco da região. Fica a dica.
Roupas de banho e de trilha
O que mais tem para explorar no Jalapão são rios, fervedouros e cachoeiras. Você praticamente passa o dia nas águas, por isso, é bom levar na mala roupas confortáveis, como biquínis, maiôs, sungas, calções, além de toalhas de banho.
Já para fazer trilha, lembre-se de peças específicas para caminhada, como camiseta com proteção UV e tênis próprio para caminhadas longas.
Subir até o mirante da Serra do Espírito Santo exige esforço físico, por isso, escolha bem o que levar na mala para o Jalapão.
Uma mochila de ataque para levar tudo o que você precisa também é recomendável por ser mais fácil carregar durante as trilhas.
Calçados
Além do tênis para fazer trilha, é legal levar na mala para o Jalapão alguns chinelos e sandálias, de acordo com o tempo de viagem.
Muitos passeios envolvem água e calçar um chinelo confortável para os pés é muito útil para você não voltar para a pousada com dores. Isso estraga qualquer passeio.
Produtos e acessórios, como óculos de sol, protetor solar e repelente
Roupas de secagem rápida e calçados são indispensáveis, mas sabe o que mais levar na mala para o Jalapão? Aqueles produtos básicos de toda viagem, como:
- Protetor solar/óleo de buriti;
- Boné ou chapéu;
- Óculos de sol;
- Repelente;
- Hidratante.
O óleo de buriti é o mais recomendável pelos guias do ecoturismo do que os protetores solares. Isso porque é proibido entrar nos rios usando produtos químicos, já que a região preserva a natureza e mantém as águas naturais.
Somado a eles, há outros produtinhos de higiene pessoal que geralmente têm nas pousadas, mas não em todas: shampoo e sabonete. Melhor levar, por vias das dúvidas, não é?
Kit de primeiros socorros
Nunca se sabe quando alguém vai precisar de um help, por isso, leve para o Jalapão um mini kit de primeiros socorros, com band-aid, ataduras, antisséptico, gases e medicamentos de uso pessoal (para dor de cabeça, dor de barriga, dores musculares e alergias, por exemplo).
Como o Jalapão fica afastado da cidade, é bom anotar essas dicas para a sua viagem não se tornar um pesadelo.
Garrafa d’água
É claro que ninguém quer ficar desidratado durante a viagem, certo? Então lembre-se de levar a garrafinha d’água na mala e, principalmente, na mochila do passeio.
Além da hidratação, levar a própria garrafa dispensa o uso de garrafas descartáveis que contaminam o meio ambiente.
Câmera fotográfica subaquática
A câmera fotográfica também está na lista sobre o que levar para o Jalapão. Afinal, muita gente gosta de tirar fotos, seja dentro ou fora d’água.
Nesse sentido, o ideal é levar na mochila uma câmera subaquática (Go Pro) para registrar os melhores momentos debaixo d’água.
É claro que esse tipo de câmera também é muito útil para registrar imagens muito próximas de cachoeiras. Assim, evita estragar seu celular.
Drone
Não é exatamente um item básico para viagens, a menos que você seja um fotógrafo ou realmente quer tirar fotos de qualidade para postar nas redes sociais.
Contudo, um drone é capaz de captar tudo o que uma câmera comum não é capaz.
Imagine registrar as dunas do alto, ou mesmo toda a extensão da Prainha do Rio Novo? Incrível, não é? Você só precisa saber se é necessária autorização prévia para usar esse equipamento durante a expedição.
Power Bank
A bateria do celular e da câmera não dura o tempo necessário até o fim do passeio. É uma pena. Então, levar um power bank é indispensável, até para não perder contato com a família.
Sem contar que seria frustrante a bateria acabar na metade de um roteiro de 6 dias no Jalapão, por exemplo, faltando visitar outros cenários imperdíveis, como a Lagoa do Japonês ou o pôr do sol na Pedra Furada.
Dinheiro em espécie (esqueça o caixa eletrônico)
Não há caixas eletrônicos na região, nem aceitam cartões (cartão de crédito ou cartão de débito), muito menos pagamento por pix, visto que a qualidade da internet móvel ou wi-fi é zero.
Portanto, carregue seu dinheiro – muito dinheiro –, porque além das taxas de entrada para alguns atrativos, comidas, bebidas e hospedagens, você ainda precisa contar com imprevistos.
Esses são os itens básicos para levar na mala para o Jalapão. Seguindo essas dicas da DiegoTour, a sua única preocupação será curtir o seu destino.
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
FAQ
Além da roupa de banho, claro, a roupa deve ser leve e fácil de trocar para tomar banho em algum fervedouro. Camisetas com proteção UV e calças trekking são boas para fazer trilha.
Caso você se incomode com uma temperatura mais baixa, leve um casaquinho para usar à noite, nada que seja pesado.
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.