WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
O Morro Vermelho no Jalapão está entre as principais formações rochosas do Parque Estadual Jalapão, no Tocantins.
Não à toa, o atrativo é uma parada praticamente obrigatória para os turistas que viajam para a região.
Quer conhecer mais sobre o local e saber se vale a pena realmente conhecer? Então, continue a leitura do conteúdo de hoje aqui na DiegoTour!
Conhecendo o Morro Vermelho no Jalapão
O Morro Vermelho no Jalapão é um monumento natural, formado por rochas avermelhadas, que fica localizado na beira da estrada que faz a ligação entre os municípios de Novo Acordo e São Félix.
É um atrativo muito conhecido entre os moradores locais e também pelos visitantes que viajam pelo Jalapão, chamando a atenção por suas belezas e contraste com o verde das matas locais.
Um ponto interessante é que, além desse nome, o Morro Vermelho também é chamado de Serra Vermelha ou então Serra do Gorgulho, nomenclaturas comuns para o atrativo.
O local foi esculpido pela natureza no decorrer de milhares de anos, por conta das mudanças climáticas e da própria ação do vento.
Além de sua beleza natural, o morro também chama a atenção por ser um ponto de observação incrível do pôr do sol, com uma vista deslumbrante do entardecer.
Onde está localizado o Morro Vermelho no Jalapão?
O Morro Vermelho no Jalapão está localizado mais especificamente no território da cidade de Novo Acordo (TO).
É uma região que, de certo modo, complementa os atrativos do Parque Estadual Jalapão, por estar bem próxima.
De forma mais clara, o morro fica entre Novo Acordo e São Félix do Tocantins, próximo à estrada que faz a ligação entre as duas cidades, a TO-030.
Assim, para chegar ao ponto turístico, basta pegar a estrada a partir de qualquer uma das duas cidades, e seguir por pouco mais de 70 km.
O atrativo fica perto também da Serra Catedral e geralmente suas visitas integram o mesmo dia do roteiro.
Outro destaque é que, próximo ao morro, há um bar, onde é possível comprar alguns suprimentos para a viagem.
Vale mencionar, também, que um dos melhores acessos à Serra do Gorgulho está localizado dentro da Fazenda Rosalina.
Como aproveitar o atrativo?
De uma forma geral, por estar bem perto da estrada, de onde se há uma visão privilegiada do monumento, é muito comum que os passeios pelo atrativo sejam apenas de contemplação.
Ou seja, os visitantes, ao passarem pela região, param os veículos e observam o local diretamente da estrada, sem caminhar até o pé do morro ou trilhar até seu topo.
Na verdade, é isso que acontece com uma boa parte das serras do Jalapão.
Como há muitos atrativos para conhecer, as trilhas acabam ficando em segundo plano, sobrando mais tempo para explorar outros pontos turísticos, como os fervedouros e as cachoeiras.
O melhor de tudo é que, mesmo sem seguir até o monumento, apenas essa observação mais de longe já vale bastante a pena.
Na Serra Catedral, que fica bem próxima, também é justamente isso que acontece, apenas com uma parada e algumas fotos da estrada.
De todo modo, quem curte um pouco mais de emoção e está com tempo e disposição, consegue subir até a parte do topo do Morro Vermelho no Jalapão, através de uma trilha local.
Subindo ao topo do Morro do Gorgulho
A trilha que leva até o mirante do Morro Vermelho no Jalapão é bem simples e de fácil acesso.
No geral, até mesmo as crianças, com idades a partir de 7 ou 8 anos de idade, já têm capacidade de fazer o percurso.
O ponto mais complicado é a parte mais íngreme, mas há uma escadaria, que foi talhada na própria rocha, que facilita o acesso.
São necessários apenas alguns minutos de caminhada e já se chega ao topo do morro, de onde há uma visão realmente privilegiada de todo o ambiente.
O ponto mais positivo da trilha, de todo modo, é que do mirante é possível acompanhar o entardecer.
E, como mencionado, são poucos os pontos do Jalapão que conseguem se igualar em qualidade de observação do pôr do sol com o Morro Vermelho.
Qual o melhor dia do roteiro para conhecer o Morro Vermelho no Jalapão?
O Jalapão segue um tipo de circuito turístico, com a visitação dos atrativos dependendo muito da proximidade com a cidade de hospedagem no dia do roteiro.
O mais comum, nesse caso, é que os visitantes cheguem por Ponte Alta do Tocantins, seguindo depois para Mateiros e posteriormente para São Félix do Tocantins.
Assim, a visita ao Morro Vermelho no Jalapão costuma acontecer no último dia do roteiro, já durante o retorno para Palmas, capital do estado.
Contudo, não é incomum também que seja feito um roteiro inverso, com o acesso por Novo Acordo, seguindo para São Félix, Mateiros e finalizando em Ponte Alta.
Nessas situações, o Morro Vermelho integra os atrativos do primeiro dia do roteiro, o que também é bem interessante.
A visita ao Morro Vermelho no Jalapão vale a pena?
O Jalapão é um lugar lindo, um paraíso completo, repleto de cachoeiras e fervedouros, contando ainda com dunas, praias de água doce e muitas serras e morros para trilhar.
Nessa categoria, o grande destaque vai para a Serra do Espírito Santo, um dos cartões postais da região, tão bela quanto as serras do Rio de Janeiro.
De todo modo, o Morro Vermelho no Jalapão também é um ponto turístico e tanto, que vale muito a pena conhecer.
O grande diferencial do atrativo, assim como a Serra Catedral, é que ele fica muito próximo à estrada.
Ou seja, não é preciso fazer uma trilha até seu pé ou escalar até seu mirante para curtir o local.
Uma simples parada para fotos, diretamente da estrada, já é bastante positiva, e por isso é feita por grande parte dos visitantes.
Quem quiser também pode se organizar para trilhar até o topo do monumento, principalmente ao fim da tarde, e observar o pôr do sol.
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.