WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Se você está tentando decidir entre Jalapão ou Jericoacoara, este post é para você!
A verdade é que cada um desses destinos oferece uma experiência única, com pontos turísticos inesquecíveis, mas a proposta de ecoturismo acaba deixando alguns visitantes em dúvida.
Então, venha descobrir um pouco sobre o Jalapão e Jericoacoara, para decidir qual o destino mais adequado para você!
Jalapão ou Jericoacoara: conhecendo Jalapão – TO
Você sabe onde fica o Jalapão?
O Jalapão é uma região do Cerrado no estado do Tocantins, que tem se tornado um dos melhores destinos e um dos mais procurados quando se fala em ecoturismo.
Tanto é que o governo do Tocantins tem apostado bastante no potencial de turismo do Estado, fator que foi lembrado pelo Secretário Tom Lyra, nomeado recentemente pelo Governador Mauro Carlesse.
Apesar de ser bastante comparado com outros destinos do Brasil como Bonito e a Chapada Diamantina, a verdade é que o Jalapão é um lugar único para se conhecer.
Em parte, sua fama se deu por conta dos fervedouros, mas o Jalapão oferece muito mais do que isso. Alguns exemplos são o Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo, e as Dunas do Jalapão.
A região abrange quatro municípios – São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, e Mateiros – que possuem inúmeras belezas naturais.
Se até Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo, já incluiu o Jalapão entre os seus destinos, o que você está esperando?
Então, venha descobrir os principais pontos positivos e negativos de conhecer o Jalapão.
Prós
1 – Ecoturismo
Dunas, cachoeiras, fervedouros, paisagens belíssimas e lugares paradisíacos são apenas uma parte das atrações do Jalapão. Lá, você só não encontrará praias.
Há tanta coisa para fazer que talvez nem consiga conhecer tudo em uma única visita. Por isso, não tem como negar que esse é um dos pontos que pesam a favor do Jalapão!
2 – Contato com a natureza
Justamente por isso, trata-se de um destino em que o contato com a natureza é bastante intenso. Ou seja, no Jalapão, seu ponto de partida sempre será a natureza.
Então, é uma ótima opção para os turistas que querem se desconectar do mundo afora e se conectar com a natureza e todas as belezas que ela tem a oferecer.
3 – Passeios gratuitos
Outra vantagem de conhecer a região do Jalapão é que existem vários passeios gratuitos.
E, mesmo nos lugares que é preciso pagar para entrar – em especial os fervedouros, que ficam em propriedades privadas -, o valor costuma ser bastante razoável.
4 – Variedade de cidades e passeios (Ponte Alta do Tocantins, São Félix, Mateiros e Novo Acordo)
Como já havíamos mencionado, a região do Jalapão abrange diversos municípios.
Por isso, o mais comum é que você faça um roteiro passando por todas as localidades, o que aumenta significativamente a variedade de atrações para fazer por lá.
Além disso, as quatro cidades base da região permitem que você escolha entre as opções de hospedagem, restaurantes e até mesmo agências de turismo! Assim, fica mais fácil encontrar valores mais em conta.
5 – Custo-benefício
Por todos os motivos que já mencionamos, uma viagem ao Jalapão costuma oferecer uma ótima relação de custo-benefício.
Apesar de haver uma despesa maior com os deslocamentos – como veremos em seguida – o valor dos passeios e da hospedagem tende a compensar.
Isso sem falar nas belezas da região que, por si só, já valeriam a pena a visita.
Contras
1 – Deslocamentos
O primeiro ponto negativo do Jalapão são os deslocamentos.
Isso porque, como as principais atrações ficam espalhadas em uma área de 34 mil quilômetros quadrados, é preciso de um carro para fazer os deslocamentos de uma parte para a outra.
Mas não é só isso: as estradas são ruins e mal sinalizadas, o que requer um carro 4×4 e um motorista mais experiente.
Por isso, normalmente é preciso contratar um motorista local ou uma agência de turismo, como a DiegoTour, para fazer esses trajetos, o que certamente é uma desvantagem do Jalapão.
Aliás, fica a dica: além de termos pacotes de viagem completos para você curtir o Jalapão, também facilitamos o pagamento no cartão de crédito!
2 – Necessidade de guia
Além disso, não é recomendado conhecer as atrações desacompanhado.
Então, se você é um daqueles turistas que gosta de ter autonomia durante a viagem, isso não vai acontecer no Jalapão. Quase sempre, é preciso ter um guia ao lado.
3 – Turismo de aventura
Por fim, o Jalapão não é uma boa opção para quem está em busca de turismo de aventura.
Jalapão ou Jericoacoara: conhecendo Jericoacoara – CE
Afinal, uma das poucas opções nessa modalidade é o rafting na Cachoeira da Velha.
Agora que você já conheceu um pouco sobre o Jalapão, vamos conhecer Jericoacoara.
Frequentemente comparada com Fernando de Noronha, Jeri é um dos destinos do país que atrai visitantes do mundo inteiro.
Vale lembrar que, apesar de estar lado a lado com o Jalapão quando se fala na categoria de ecoturismo, o foco de Jericoacoara é totalmente diferente: praias.
Então, vamos aos prós e contras de Jericoacoara!
Prós
1 – Praia mais bonita do que em Fernando de Noronha
A comparação com Fernando de Noronha não é por acaso! Jericoacoara possui paisagens tão bonitas que conseguiu o prêmio de quarta melhor praia do mundo.
E a colocação foi atribuída pelo Jornal Huffington Post, em 2014. Apenas a título de comparação, Fernando de Noronha conseguiu atingir a trigésima nona colocação!
Então, se você tem o destino do Estado de Pernambuco como referência de beleza no seu imaginário, já dá para imaginar o quanto Jericoacoara é bonita, não é mesmo?
2 – Gastronomia
Outro aspecto que pesa bastante a favor de Jericoacoara é a diversidade de barzinhos e restaurantes que você encontrará na região. Afinal, nem só de praias vive o turista, não é mesmo?
O Jalapão, por outro lado, possui uma vida noturna bastante parada, o que pode ser um ponto negativo para alguns visitantes.
3 – Turismo de aventura
Jericoacoara também consegue ultrapassar o Jalapão quando se fala nesse aspecto, pois as praias favorecem a prática de esportes como kitesurfing e windsurfing, inclusive com aulas para iniciantes.
Contras
1 – Preços
O primeiro ponto negativo de Jericoacoara diz respeito aos preços.
Isso porque, como é um destino mais famoso, que até já recebeu prêmio, os valores costumam ser bem mais altos.
2 – Taxa de turismo
Outra desvantagem que pode ser mencionada em relação a Jericoacoara é a necessidade de pagamento de taxa de turismo para conhecer a cidade.
E aí, Jalapão ou Jericoacoara?
A resposta é: DEPENDE.
A verdade é que a escolha entre esses destinos depende de vários fatores, como o perfil dos visitantes, o orçamento disponível e o lugar do Brasil onde você está.
Afinal, se você mora em uma localidade mais próxima do Jalapão, é mais provável que vá até lá primeiro. O mesmo vale para Jericoacoara.
Por isso, confira todas as nossas dicas, os prós e contras de cada região e avalie suas expectativas, a fim de tomar uma decisão que seja a melhor para você.
Se preciso, faça uma votação com os seus companheiros de viagem, para acabar de uma vez por todas com essa dúvida.
Enfim, se você optar pelo Jalapão, viva essa experiência com a melhor agência de turismo da região. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.