WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Se você está se preparando para conhecer o Jalapão em outubro, então, precisa conferir este conteúdo até o final!
Um dos primeiros aspectos que você precisa avaliar antes de ir ao Jalapão, sem dúvidas, é o clima.
Isso porque, apesar de o Parque Estadual do Jalapão possuir inúmeras atrações turísticas, a verdade é que, a depender da época do ano, talvez você não consiga aproveitar tão bem o que ele tem a oferecer.
Afinal, como estamos falando de atividades ao ar livre, como cachoeiras, fervedouros e trilhas, uma chuva pode acabar prejudicando toda a sua programação para o dia.
Então, vamos descobrir como é o clima do Jalapão no mês de outubro, para saber se essa é a melhor época para conhecer o Jalapão!
Além disso, você poderá conferir os melhores passeios para incluir no seu roteiro em outubro, a fim de que a sua experiência seja a melhor possível.
Resumo das Atrações
Serra do Espírito Santo
Consultar PreçoDunas do Jalapão
Consultar PreçoFervedouro Encontro das Águas
Consultar Preço
Saiba agora quanto ficará sua viagem ao Jalapão
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações do Jalapão
- Todos os passeios
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Como é o Clima do Jalapão em outubro?
No geral, o Jalapão é um destino que pode ser visitado o ano inteiro e que possui temperaturas bastante estáveis durante o ano.
Em média, você pode contar com uma temperatura mínima de 20 °C e uma temperatura máxima de 30 °C, pouco importando se estamos falando de outubro ou de maio, por exemplo.
Por isso, o Jalapão é um lugar em que faz calor durante o ano inteiro, afinal, estamos falando do estado do Tocantins.
No entanto, para além das temperaturas, também é importante considerar as chuvas, que dividem a região do Jalapão em duas estações com características diferentes:
-
- época de seca, de maio a setembro;
-
- período de chuvas, de outubro a abril.
Então, vamos descobrir as principais características de cada um desses períodos antes de ir ao Jalapão.
Estação Seca
A estação seca é também o período de alta estação no Jalapão. Isso acontece porque no intervalo de maio a setembro as chuvas são bem mais raras e dificilmente vão atrapalhar na hora de fazer algum passeio.
Aqui, no máximo, você poderá presenciar uma chuva de meteoros, que é bastante comum nos meses de maio e agosto.
Além disso, a água dos fervedouros e das cachoeiras fica mais cristalina durante esse período, o que faz com que seja a melhor época para quem quer aproveitar a experiência da flutuação nos fervedouros.
Por outro lado, ir ao Jalapão durante o período de alta estação significa gastar mais. Afinal, o preço da expedição com as principais agências de viagens da região fica mais alto, o que faz com que alguns viajantes desistam de viajar nessa época.
E não pense que a solução, nesse caso, seria viajar por conta própria: as estradas do Jalapão são de areia fofa, cheias de buracos e mal sinalizadas.
Ou seja, apenas uma pessoa que conheça os caminhos para os principais atrativos e esteja pilotando um carro 4×4 consegue chegar até lá.
Caso contrário, o risco de ter problemas na estrada é muito maior, pois você poderá se perder ou atolar o carro – e não terá nem sinal de celular para pedir ajuda.
Estação Chuvosa
Já a estação chuvosa, que vai de outubro a abril, é considerada baixa estação no Jalapão. Afinal, ninguém vai querer ficar no hotel por conta da chuva, não é mesmo?
Mas não se engane: mesmo com as chuvas, o calor é bastante intenso, pois a umidade tende a potencializar a sensação térmica.
Viajar nessa época pode ser uma boa para quem quer evitar o período de férias escolares e economizar com as despesas da viagem, já que tudo tende a ficar mais barato.
Outra vantagem é que, durante a época de chuva, as estradas ficam em condições melhores para circular, pois a terra fica mais compactada. Só não é recomendado sair enquanto está chovendo, pois aí há o risco maior de atolar.
Além disso, a temperatura da água fica mais agradável, pois os fervedouros e cachoeiras tendem a ficar mais quentes nesse período. No entanto, as águas não estarão tão cristalinas quanto no período de seca.
Então, vamos conferir alguns passeios que você pode incluir no seu roteiro de viagem quando for visitar o Jalapão no mês de outubro!
3 passeios para Fazer no Jalapão em outubro
Outubro marca o início da estação chuvosa, mas ainda não tem o índice pluviométrico muito alto, especialmente se comparado com janeiro, em que a chuva atinge seu auge.
Isso significa, basicamente, que você conseguirá aproveitar os fervedouros e cachoeiras durante a viagem e ainda terá a vantagem de encontrar as águas bem quentinhas.
Além disso, é uma ótima oportunidade para incluir uma trilha no seu roteiro, pois o aumento dos níveis de umidade faz com que o ato de respirar seja mais confortável, favorecendo a prática de atividades físicas.
Então, confira as nossas dicas do que não pode faltar no seu roteiro de viagem no Jalapão no mês de outubro.
Serra do Espírito Santo
Sem dúvidas, o mês de outubro pode ser considerado a melhor época para fazer a trilha da Serra do Espírito Santo.
Isso porque, conforme já havíamos adiantado, você conseguirá respirar com mais conforto, então a trilha não será tão cansativa. Além disso, a chance de chuva é menor, se comparada aos outros meses do período chuvoso.
E o melhor é a recompensa de lá de cima: céu azul, vegetação do cerrado em sua forma mais primitiva e a serra refletida na Lagoa dos Jacarés, compondo uma vista belíssima!
Dunas do Jalapão
Ao sair da Serra, se você quiser fechar o seu dia com chave de ouro, o pôr do sol nas Dunas do Jalapão é um destino imperdível.
Lá, você verá a areia assumir um tom dourado, “emprestado” pelo sol, que é simplesmente de tirar o fôlego.
Além disso, esse pôr do sol fica ainda mais bonito em outubro, pois as queimadas que acontecem na região nessa época deixam o céu com um tom mais avermelhado.
Fervedouro Encontro das Águas
Outro destino que você precisa incluir no seu roteiro se for ao Jalapão em outubro é o Fervedouro Encontro das Águas. Afinal, não dá para ir ao Jalapão e voltar sem conhecer nenhum fervedouro, não é mesmo?
Nesse sentido, apesar de outubro não ser considerada a melhor época para visitar os fervedouros, pois a água não está tão cristalina, o Encontro das Águas é perfeito para você.
Isso porque esse fervedouro já não tem as águas transparentes, em razão da pressão da nascente. Por isso, pouco importa se você vai em outubro ou em qualquer outra época do ano, a experiência será quase a mesma.
E o melhor é que, com essa pressão mais intensa, a flutuação é ainda maior. E você ainda poderá contar com a água em uma temperatura mais agradável, perfeita para aliviar os efeitos do sol do Tocantins.
Ainda quer conhecer outros lugares durante a viagem? Então, confira o Campo de Colheita Capim Dourado, perto de São Félix, a Pedra Furada, em Ponte Alta, e o Fervedouro Bela Vista.
Conclusão
Precisa de ajuda para planejar sua viagem e seu roteiro?
Então, conte com a DiegoTour, uma agência local especializada. Cuidamos de tudo para que sua viagem seja perfeita.
Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.