WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Um dos fervedouros mais visitados no Jalapão é o Fervedouro do Ceiça, um paraíso localizado em Mateiros/TO que dispensa trilha e convida os turistas a flutuar em suas águas cristalinas.
Sua nascente é cercada por diversas bananeiras e buritis extremamente verdes, garantindo um cenário espetacular aos visitantes. É impossível não admirar tanta beleza natural e não curtir a flutuação graças à pressão na água.
Por isso que, ao visitar o Parque Nacional do Jalapão, você precisa conferir o Fervedouro do Ceiça. Acompanhe detalhes de uma das atrações no Cerrado brasileiro dentro do Jalapão.
O que é um fervedouro?
Em primeiro lugar, é importante saber o que é um fervedouro, já que muitas pessoas pensam em visitar, mas não fazem ideia do que se trata.
Fervedouros são nascentes d’água que se parecem com lagoas e que brotam do chão, pressionando a água com força para cima.
Em outras palavras, um fervedouro passa pelo fenômeno da ressurgência. Isto é, quando a água exerce pressão sobre as pessoas e o corpo delas também faz pressão nas águas. Dessa forma, elas conseguem flutuar.
No entanto, isso varia de pessoa para pessoa, a depender da altura da lagoa e dos visitantes. Entretanto, uma coisa é certa: não mergulhe se tiver usando protetor solar ou repelente. Vamos entender a seguir.
O que você precisa saber sobre o Fervedouro do Ceiça?
O Fervedouro do Ceiça foi o primeiro atrativo desse tipo a ser divulgado para as pessoas no Jalapão.
Localizado na região de Mateiros, o fervedouro é uma das atrações principais do parque em Tocantins e a visitação por lá é, na maioria das vezes, muito alta.
Antes batizado com o nome de Dona Glorinha, em homenagem à dona da propriedade, o fervedouro recebeu o novo nome por conta do filho dela, Ceiça, assim que ela faleceu.
Nesse sentido, há uma taxa no valor de R$ 20 por pessoa para entrar na propriedade e desfrutar do cenário paradisíaco.
Além das bananeiras e buritis no local, muito verde e águas cristalinas, o público tem acesso a um aquário natural, resultado do escoamento da água do Fervedouro do Ceiça.
Flutuação no Fervedouro do Ceiça
As pessoas que visitam o local podem experimentar um fenômeno que ocorre em todos os fervedouros: a nascente do poço tem uma intensidade de pressão muito forte que faz com que a água jorre para cima, impedindo que as pessoas afundem.
A esse efeito é dado o nome de flutuação, que torna o local propício para levar crianças no Jalapão ou qualquer pessoa que não saiba nadar.
Por outro lado, é bom ter atenção e ficar de olho nas informações dos guias, para ter certeza de que não haverá problema durante o passeio.
O que levar ao Fervedouro do Ceiça?
Além do óbvio (roupas de banho), os visitantes podem levar para o fervedouro uma câmera fotográfica que possa ser utilizada na água. Assim, nenhum momento será perdido!
O uso do protetor solar ou repelente é proibido caso você queira entrar no Fervedouro do Ceiça.
Lembrando que essas atrações acontecem em áreas de preservação ambiental, então não é permitido sujar a água.
Acesso ao Fervedouro do Ceiça
A facilidade para chegar a esse passeio na nascente do Jalapão rodeada de bananeiras é um de seus pontos positivos. Não há nenhuma trilha a ser percorrida, o que facilita o acesso para a maioria das pessoas.
A capacidade máxima para entrar no Fervedouro do Ceiça é de 10 pessoas por vez, mas se houver fila de espera, os viajantes devem ficar apenas 10 minutos.
É pouco tempo? Sim, porque uma vez lá dentro do fervedouro você não vai querer sair de lá tão cedo.
A experiência de curtir águas tão límpidas, em um local fresco, ao ar livre e no meio da natureza é única.
Mas, tem a boa notícia: se não tiver muita fila, você pode ficar mais tempo. E, mesmo se tiver, você pode voltar ao final da fila para repetir a experiência quantas vezes quiser.
Quanto custa visitar o fervedouro do Jalapão?
O Fervedouro do Ceiça fica dentro de uma propriedade privada, sendo assim, é necessário pagar uma taxa de R$ 20 por pessoa, como já informamos.
Fora isso, é importante pensar nos custos da comida – não há restaurante no local – e na hospedagem. Por isso, considere sempre montar um roteiro com todos os passeios e gastos da viagem.
Inclusive, você pode contratar um pacote de sua preferência aqui na DiegoTour e viajar com toda a segurança para o fervedouro do Jalapão.
Temos vários pacotes de viagem e atrativos para curtir no Cerrado brasileiro. Vale a pena conferir!
Onde fica o Fervedouro do Ceiça?
O Fervedouro do Ceiça fica bem pertinho de Mateiros e para chegar lá é preciso viajar até a capital Palmas e então seguir até a Ponte Alta do Tocantins.
A partir desse ponto, é fundamental o uso de um carro com tração 4×4 por conta das estradas de terra.
Caso você escolha viajar com uma agência de turismo ou tour contratado, pode ficar tranquilo, pois a equipe conta com especialistas em viagens ao Jalapão, como a DiegoTour.
São pessoas que conhecem muito bem a região e usam veículos 4×4 para atravessar as estradas complicadas.
Apesar da aparente dificuldade (para quem vai viajar por conta própria), saiba que vale muito a pena depois que você chegar ao local das atrações.
Outros destinos próximos ao Fervedouro do Ceiça
O Fervedouro do Ceiça não é o único fervedouro do Jalapão, nem a única atração. Ao explorar o lugar, você também pode visitar outros atrativos do passeio.
Veja alguns deles que estão perto do Fervedouro do Ceiça:
- Cachoeira do Fumaça – Na direção da Pedra Furada e com poço impróprio para banho devido a duas quedas d’água – de 18 e 40 metros de altura –, a Cachoeira do Fumaça é perfeita para boas fotos, ainda mais por conta de suas águas esverdeadas;
- Fervedouro do Buritizinho – Buritizinho é mais um dos fervedouros do Jalapão e, como todo bom fervedouro, não é permitido o uso de protetor solar durante o mergulho. Esse é o menor fervedouro do Jalapão, com baixa pressão de água e ideal para bons mergulhos. A estrutura é outro ponto a favor: tem restaurante, camping e pousada;
- Fervedouro Rio Sono – Cercado pela bela vegetação abundante, o Fervedouro Rio Sono atende ao público que procura por águas cristalinas com temperatura mais fria. Assim, como em Buritizinho, o Rio Sono também conta com restaurante, camping, redário e até visitação noturna.
Gostou deste conteúdo sobre o Fervedouro do Ceiça?
Se sim, é só entrar em contato conosco por e-mail ou WhatsApp para saber mais sobre os pacotes de viagem da DiegoTour.
Não deixe de explorar os fervedouros do Jalapão!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.