WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
Dá para planejar uma viagem ao Jalapão sem incluir uma passagem elos fervedouros? Não dá! E, um dos mais famosos deles é justamente o Fervedouro do Buriti, com sua água verde e azul, lindíssima, e uma experiência sem igual aos visitantes.
Caso você esteja planejando passear pelo Jalapão, precisa considerar colocar o Fervedouro Buritis em seu roteiro de viagem.
Para saber tudo sobre o local e o que esperar do passeio, siga a leitura com atenção!
Como é estar no Fervedouro do Buriti?
Se você nunca esteve em nenhum dos fervedouros do Jalapão, então é comum ter a dúvida sobre como é a experiência de entrar na água de um fenômeno desse tipo.
Um fervedouro, como o do Buriti, é um fenômeno natural que faz com que a água brote do solo com muita pressão. Por isso, ao entrar em suas águas, a experiência é totalmente diferente de outras coisas que você encontra pelo mundo.
O primeiro toque no solo parece que você vai afundar, como se houvesse uma areia movediça sugando você. Entretanto, logo depois você já sente a pressão da água e percebe que não há como afundar.
A visitação do Fervedouro Buritis não é algo apenas para aventureiros. Pode até parecer algo assim, mas é uma atração para toda a família, uma vez que suas águas de cor tão linda são tranquilas e amigáveis.
Vale mencionar que a profundidade da água no fervedouro é de cerca de um metro e vinte centímetros (1,20 m). Portanto, crianças menores dessa altura devem ir acompanhadas dos responsáveis.
Além disso, o tempo de visitação é controlado por pessoa.
Normalmente, o banho pode durar algo entre 10 a 20 minutos nos dias mais cheios. Entretanto, em baixa temporada ou quando não há muita demanda, o visitante pode ficar mais tempo no local.
A capacidade do fervedouro é de 10 pessoas por vez, no máximo.
Qual a infraestrutura do Buritis?
Ao ver as fotos do fervedouro, você não imagina que há uma boa infraestrutura na região para receber bem os visitantes.
Há um restaurante local que funciona também como um bar simples, servindo refeições aos turistas que, por um acaso, não se prepararam para se alimentar. É preciso fazer reserva com antecedência pelo telefone ou WhatsApp do restaurante.
Também há uma cabana para os visitantes se protegerem do sol forte (leve sempre protetor solar!) ou para relaxarem um pouco durante o passeio.
Como é o acesso ao Fervedouro do Buritis?
O acesso ao Fervedouro do Buriti é relativamente fácil, mas exige um carro e uma caminhada significativa.
Para começar, o mais recomendado é que você esteja hospedado em Mateiros, que é a cidade mais próxima. Outra opção é a cidade de São Félix do Tocantins ou uma das pousadas do Jalapão.
Seja como for, pegue a rodovia TO-110 de carro, seguindo as placas que indicam o fervedouro. Quando chegar na saída, você precisará passar por uma trilha rápida, sem muita exigência física.
Ao terminar a trilha (dura menos de 5 minutos), você encontrará uma escadinha para ter acesso às águas.
Dúvidas comuns sobre o Fervedouro do Buriti
Veja a seguir um pequeno FAQ com perguntas mais comuns sobre o Fervedouro do Buriti e dicas para aproveitar ao máximo essa atração!
Onde é Fervedouro do Buriti?
O Fervedouro do Buriti fica no Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins. Sua cidade mais próxima é Mateiros e ele fica próximo da rodovia TO-110, com saídas de trilha para os turistas.
O que são fervedouros?
Fervedouros são fenômenos naturais muito interessantes. Basicamente, são as nascentes de rios subterrâneos que sofrem uma pressão interna muito forte. Assim, a água brota do chão e forma uma piscina natural na região.
Um dos pontos mais interessantes sobre eles é que muitos fervedouros fazem uma pressão tão grande na água que, além de levar uma camada de areia para a superfície da água, ainda empurram os banhistas para cima também.
Portanto, se você entrar em um, provavelmente passará por uma flutuação na água e não poderá afundar.
Quantos são os fervedouros do Jalapão?
Existem mais de 100 fervedouros do Jalapão. Muitos estão em propriedades particulares, outros não são seguros para os visitantes.
Existem muitos que estão espalhados perto de cidades como São Félix do Tocantins e outras.
Entretanto, apesar de existirem mais de 100 fervedouros, aproximadamente apenas 20 deles estão abertos para visitação das pessoas. Um deles, claro, é o Fervedouro do Buriti. Já outros incluem:
- Fervedouro Bela Vista
- Fervedouro do Ceiça
- Fervedouro Encontro das Águas
- Fervedouro do Rio Sono
Quando ir aos fervedouros?
A melhor época para visitar os fervedouros é quando não há chuva, uma vez que a chuva faz a areia do fundo da piscina natural se movimentar e gera uma aparência mais “terrosa” às águas.
Assim, para pegar águas cristalinas, de cor bem marcada, com aquele verde ou azul bem bonito para as fotos, o ideal é visitar a região nos meses de seca. Estamos falando entre maio a setembro, sendo que entre maio e julho é o período mais movimentado.
Nessa época do ano, a temperatura no Jalapão passa dos 30 °C facilmente e o sol é forte. Entretanto, as águas dos fervedouros ficam cristalinas e bem geladinhas.
Inclusive, a vegetação local ajuda a resfriar um pouco o clima para o turista, o que dá uma refrescada gostosa do calor.
O que levar?
Antes de ir aos fervedouros do Jalapão, você precisa lembrar de levar algumas coisas, como roupas leves e roupas de banho, por exemplo. Lembre-se de que o ideal é fazer a entrada na água.
Outros itens na sua lista devem incluir comida, mas algo simples e que não deixe lixo na região. Se não conseguir nada, o melhor é reservar um horário no restaurante local para comer ou se alimentar antes de chegar ao caminho.
Conclusão
Após toda essa análise, vale a pena colocar o Fervedouro do Buriti na sua lista de atrações para conhecer no Jalapão? É claro que sim!
Lembre-se de que este é um dos melhores fervedouros do Jalapão e um dos mais bonitos também. Não só a sua experiência será incrível, como você terá fotos fantásticas para compartilhar em suas redes sociais.
Se você for em um período de baixa movimentação, ainda poderá aproveitar um pouco mais de tempo lá.
Se precisar de ajuda para organizar sua viagem ao Jalapão, entre em contato com a nossa equipe por e-mail ou WhatsApp e saiba como podemos ajudar!
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.