WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
A Serra da Catedral é uma das principais atrações turísticas do Parque do Jalapão, em Tocantins.
Se você planeja uma viagem para o local, então precisa considerar se vai ou não adicionar um passeio pelo morro no seu roteiro.
A atração recebe esse nome por conta da sua formação rochosa, que lembra muito o formato de uma igreja (ou pelo menos da sua fachada).
Atualmente reconhecido como uma Reserva de Patrimônio Natural pelo ICMBio, o lugar atrai milhares de turistas todos os anos.
Mas será que a Serra da Catedral é um bom lugar para você visitar quando chegar a sua vez de viajar para o Jalapão? Vamos descobrir a seguir!
Quais são os prós e contras de visitar a Serra da Catedral?
A Serra da Catedral é uma das atrações mais bonitas do Jalapão e uma das mais visitadas por turistas também. Mas será que você deveria inseri-la no roteiro da sua viagem para o Tocantins?
A única maneira de responder a essa questão é analisando os prós e contras deste ponto turístico e, assim, decidir se é algo que faz sentido para você ou não.
Pontos positivos
Para começar, vamos ver alguns dos prós da Serra da Catedral:
- Ponto de observação: a Serra da Catedral tem mais de 180 metros de altura no seu ponto mais alto. É, portanto, um local perfeito para observar toda a beleza da região;
- Múltiplas aventuras: você pode ver a serra de longe apenas, tirando uma foto com ela ao fundo para seu Instagram. No entanto, também pode fazer uma trilha com escalada pelo local. Se quiser, pode contemplar a beleza da vegetação do Cerrado ou observar os animais e pássaros locais. Há um conjunto grande de coisas a fazer no local;
- Gratuito: não há preço a pagar para passear pelo morro ou aproveitar os detalhes desse lugar. Esse é um diferencial interessante na região, pois quase todas as atrações são pagas;
- Fácil acesso: uma das vantagens deste morro é que está perfeitamente localizado perto da estrada. Não é difícil de achar o lugar certo ou pegar a trilha para subir o morro.
Pontos negativos
Como nem tudo são flores, existem alguns pontos negativos dessa aventura. Veja a seguir quais são:
- Exige bom condicionamento: como acontece com todas as serras, é necessário ter um bom condicionamento físico para aproveitar a sua vez nesse morro. Lembre-se: são 180 metros de altura até o topo do lugar e a escalada é longa;
- Pouca acessibilidade: apesar de ser fácil chegar lá, há pouca acessibilidade para Pessoas Com Deficiência. Esse é um desafio em quase todas as atrações de ecoturismo, como mostram os dados, mas não deixa de ser um contra.
No geral, como podemos ver, a perspectiva é que a Catedral oferece uma experiência muito rica do ponto de vista de contato com a natureza, aventura e absorção de uma beleza espetacular.
Entretanto, é necessário ter uma fisicalidade que não está acessível a todos. Portanto, vale a pena considerar esses detalhes ao decidir ir ou não para essa escalada.
Como chegar à Serra da Catedral?
A Serra da Catedral é uma atração do turismo de Tocantins, de fácil acesso pela estrada e que não fica necessariamente em nenhuma cidade específica (embora pertença tecnicamente a São Félix do Tocantins).
Assim, ensinaremos como chegar até a Serra da Catedral por dois caminhos específicos.
O primeiro deles é partindo de São Félix do Tocantins, caso você já esteja visitando o Jalapão e queira aproveitar para conhecer a serra agora.
Já o outro caminho é partindo de Novo Acordo, que fica mais perto de Palmas, capital do Tocantins.
Em ambos os casos, você deve percorrer o caminho de carro 4×4.
Veja mais detalhes nos tópicos em seguida.
Partindo de São Félix do Tocantins
Como é tecnicamente parte de São Félix do Tocantins, este é o caminho mais rápido e fácil para chegar na Serra da Catedral.
É, também, o caminho ideal para aproveitar esse patrimônio natural do Jalapão em horários mais diferentes, como de manhã para ver o nascer do sol ou no fim da tarde para acompanhar o pôr do sol.
Para chegar até Serra da Catedral saindo da cidade, você deve pegar a rodovia TO-030, sentido Novo Acordo. Você verá placas pelo caminho indicando a distância para a serra (que é de cerca de 40 minutos dirigindo, ou 30 quilômetros).
Quando se aproximar, as placas darão as informações necessárias para você saber o que fazer. Você verá a saída indicada para entrar na trilha que leva ao topo da serra.
Partindo de Novo Acordo
Também é possível chegar à Serra da Catedral partindo de Novo Acordo (ou até mesmo de Palmas, que fica muito próximo).
Para isso, você deve pegar seu carro e também dirigir pela TO-030. Entretanto, o roteiro desse passeio é um pouco mais longo: dura algo como 2h20 e tem 119 quilômetros de distância.
Quando estiver dirigindo, haverá a possibilidade de sair da TO-030 e entrar na TO-452.
Não faça essa mudança (muitos turistas cometem esse erro). Siga sempre na 030 até encontrar a placa que indica a saída para entrar na trilha da serra.
Conclusão
Depois de tudo o que vimos, é hora de decidir se, afinal de contas, a Serra da Catedral é ou não um bom passeio para quem vai viajar para o Jalapão.
Em nossa opinião, obviamente esse é um passeio imperdível na região.
Afinal, trata-se de uma das vistas mais bonitas do Jalapão, não só pela sua formação única de igreja, mas também por oferecer uma vista fantástica do pôr do sol e um contato com a natureza que só serras podem gerar.
Por isso, sem a menor dúvida, nossa recomendação é que você tente colocar uma visitinha à Catedral dentro do seu itinerário quando vier para o Jalapão, especialmente para um fim de tarde, quando terá a chance de ver o pôr do sol no local.
Se você precisa de ajuda para preparar a sua viagem ao Jalapão, a DiegoTour pode ajudar. Nossa equipe tem todo o conhecimento para garantir que suas férias na natureza serão inesquecíveis!
Entre em contato por e-mail ou WhatsApp hoje mesmo para saber mais.
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.