WhatsApp:
(55) 63 9114-5347
A Cachoeira das Araras no Jalapão é um dos grandes atrativos de São Félix do Tocantins, no Parque Estadual do Jalapão, Brasil.
O local chama a atenção por sua estrutura, beleza natural e localização, facilitando bastante o acesso aos viajantes.
Nos roteiros tradicionais, o atrativo costuma fazer parte do último dia de roteiro, complementado pelos banhos nos fervedouros do Jalapão e pela observação das serras locais.
Quer saber tudo sobre a Cachoeira das Araras? Então, continue com a DiegoTour. Boa leitura!
Conheça a Cachoeira das Araras no Jalapão
A Cachoeira das Araras no Jalapão se destaca por ficar em uma área não muito distante da sede de São Félix do Tocantins, sendo um ponto de parada estratégico para os viajantes.
Afinal, está no principal ponto de retorno a Palmas e, além dos banhos revigorantes, também conta com uma estrutura de descanso e área de refeições.
Características da Cachoeira das Araras no Jalapão
Sendo algo comum dentro do território do Jalapão, as cachoeiras não chamam a atenção por sua altura, sendo, em sua grande maioria, quedas baixas. No entanto, cada uma conta com diferenciais próprios, que as tornam bastante atrativas.
No caso da Cachoeira das Araras, por exemplo, o destaque fica por conta da dupla queda d’água, criando um visual realmente incrível.
São apenas 5 m de altura e uma correnteza bem calma, mas que acaba se diferenciando pela bifurcação da queda.
Ambas fazem parte do mesmo córrego e se dividem sobre a cachoeira, criando uma queda principal e uma outra, mais calma.
Na parte de baixo, há uma piscina natural belíssima, ideal para o banho. Além disso, o próprio paredão também é encantador devido às samambaias e musgos que crescem em toda a estrutura.
Banhos revigorantes nas águas geladas da cachoeira
Sendo algo realmente comum no Jalapão, a Cachoeira das Araras conta com águas mais geladas.
A chegada ao atrativo, no entanto, costuma acontecer próximo ao horário do almoço, que é bem quente, tornando a temperatura perfeita para o momento.
Apesar da pouca altura da queda, a piscina natural formada logo abaixo é bem grande e possui um tom esverdeado, graças às plantas que cobrem o seu paredão.
Outro destaque relevante é que há uma boa variação de profundidade das águas, com pontos rasos e profundos. Assim, o local é perfeito para mergulhos e nados seguros.
O véu principal cai um pouco mais distante do paredão de rochas, permitindo passar tranquilamente por trás da água.
Dentro da piscina, um tronco de palmeira completa naturalmente o atrativo, servido com um tipo de passarela ou descanso para os banhistas.
Onde fica e como chegar na Cachoeira das Araras?
A Cachoeira das Araras no Jalapão, como já mencionado, fica na zona rural do município de São Félix, a cerca de 22 km de distância da sede da cidade, sentido Palmas.
Nesse caso, o acesso acontece através da TO-030, que faz a ligação do município à capital.
Basta pegar a TO a partir de São Félix e seguir por cerca de 18 km até a entrada para a cachoeira. Depois, é só virar à esquerda e seguir por mais 4 quilômetros.
Lembrando que todo esse trajeto acontece em estradas de terra, uma vez que não há vias asfaltadas nesta área do Jalapão.
Estrutura do local
Além dos banhos, a Cachoeira das Araras é também um ponto de refúgio para a viagem de retorno a Palmas.
Isso porque há um pequeno restaurante funcionando no receptivo da atração, organizado pelo proprietário do local.
O lugar é bem simples e serve apenas comidas caseiras, feitas com alimentos da própria região e plantados na fazenda mesmo.
Assim como outros estabelecimentos similares do Jalapão, o restaurante funciona apenas através de reservas.
Isso porque o dono tem que saber quem irá almoçar por lá, para já ir organizando as refeições.
Pontos turísticos próximos à Cachoeira das Araras que vale a pena você conhecer
A Cachoeira das Araras no Jalapão é uma atração bem localizada na região, com acesso simples.
E como costuma integrar o último dia de roteiro, se destaca ainda pelos demais pontos turísticos que completam essa parte da viagem.
Antes de deixar Ponte Alta, a depender do local onde se está hospedado, é bem comum dar um pulinho em um dos fervedouros da região.
O Fervedouro Bela Vista e o Fervedouro Por Enquanto, por exemplo, contam com pousadas próprias, o que facilita bastante essa estratégia.
Depois de curtir o revigorante banho matinal e de tomar o café da manhã, é só pegar a estrada a Palmas, com a parada na Cachoeira das Araras.
Na parte da tarde, ainda dá tempo de observar com tranquilidade a Serra da Catedral e a Serra do Gorgulho.
Ambos são formações rochosas belíssimas, que ficam realmente bem próximos da estrada, o que torna a parada para fotos quase obrigatória.
A Serra da Catedral, vale lembrar, possui esse nome graças à sua enorme semelhança com uma igreja. Já o Gorgulho, também chamado de Morro Vermelho, encanta pela coloração avermelhada de suas rochas.
Preparado para conhecer a Cachoeira das Araras no Jalapão?
Sem dúvidas, a Cachoeira das Araras no Jalapão é uma atração que vale bastante a pena a visita, tanto pela qualidade de seus banhos quanto pela parada na viagem de volta a Palmas.
A dica, nesse caso, é organizar bem o roteiro, para curtir os demais atrativos da região complementando o dia de aventuras.
Os fervedouros e serras próximas são atrações belíssimas também, e que ajudarão a tornar o dia ainda mais completo.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e continue acompanhando outros materiais aqui do DiegoTour!
Viva essa experiência com a melhor agência de turismo do Jalapão. Entre em contato com a DiegoTour hoje mesmo!
FAQ
Assim como boa parte dos atrativos do Jalapão, a Cachoeira das Araras não conta com um sistema de entrada através de reservas obrigatórias. A exceção, nesse caso, fica por conta do restaurante do local, que funciona somente com a reserva dos pratos.
Crescido e nativo na região do Jalapão e proprietário da Diego Tour – homenagem em nome ao meu falecido irmão (que iniciou as atividades como guia turístico na família). Quero te ajudar em ter uma experiência memorável no Tocantins.